Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

SIL orienta: instalação elétrica dos enfeites de Natal requer cuidados

Algumas dicas são essenciais para uma boa instalação elétrica natalina.

Mais notícias relacionadas a elétrica & eletrônica:

Tipos de microatuadores
Os atuadores hoje estão cada vez menores e alguns precisam até de microscópios para serem ...


O que é estimativa elétrica
Na manufatura, muitos consultores elétricos fornecem estimativas da demanda total de energia, com base em ...


Equipamentos elétricos e eletrônicos - Importância da reciclagem
Fabricantes e clientes são responsáveis pela reciclagem de equipamentos elétricos e eletrônicos.


Para que a instalação elétrica dos enfeites de Natal seja segura, alguns cuidados básicos são essenciais. A SIL, fabricante de fios e cabos elétricos, visando garantir maior segurança aos consumidores, dá orientações sobre como fazer uma decoração correta e evitar choques elétricos e riscos de incêndios.

O primeiro passo para se ter uma boa instalação elétrica natalina é com relação à qualidade dos produtos instalados. De acordo com Nelson Volyk, gerente de engenharia e qualidade da SIL, o consumidor deve adquirir somente enfeites e cabos condutores de energia aprovados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). O Cordão Flexível Paralelo, que é o produto mais utilizado para ligações elétricas dos enfeites, deve conter na embalagem o selo do Certificado da Marca de Conformidade do INMETRO, uma garantia de que o mesmo foi produzido dentro das normas vigentes.

Quando a decoração é simples, o próprio consumidor pode fazer a instalação, desde que evite colocar enfeites de Natal feitos de papel, papelão ou plástico em contato ou muito próximo às lâmpadas. As árvores ou enfeites energizados devem ficar afastados de cortinas, tapetes ou sofás e não é recomendado ligar as lâmpadas decorativas junto com outros equipamentos eletrônicos.

"São formas de prevenção contra riscos de incêndios", comenta o executivo da SIL. "Quando a ideia é montar uma decoração mais elaborada e com muitas lâmpadas, orientamos a contratação de um profissional qualificado, como o eletricista, que terá condições de sugerir o dimensionamento dos condutores elétricos de forma que este não sobrecarregue os circuitos", completa Volyk.

Para evitar choques elétricos

Em uma residência, o risco de choque elétrico é facilmente resolvido com a utilização do dispositivo DR, que fica no quadro de distribuição de energia, após o disjuntor. O gerente de engenharia e qualidade da SIL informa que o DR detecta fuga de corrente elétrica, que pode ser causada por um choque, e desarma o circuito. Ou seja, corta a energia desse circuito interrompendo o choque.

Para uma instalação correta e isenta de choques é necessário também que as emendas dos condutores sejam bem feitas e, principalmente, bem isoladas. "O consumidor deve utilizar fita isolante certificada pelo INMETRO e jamais deve utilizar fita crepe ou fita adesiva de uso geral para isolação elétrica", alerta o executivo da SIL.

Em locais externos ou até mesmo internos que tenham contato com umidade, as isolações das emendas dos condutores devem ser muito bem feitas, garantindo que a água não atinja o cobre do condutor. "As lâmpadas dos enfeites não devem ser instaladas sobre estruturas metálicas, pois o metal é condutor de energia e pode causar desde um aquecimento do circuito e o aumento do consumo de energia até curtos-circuitos e acidentes como choques", avisa Volyk.

Para fazer a manutenção de um enfeite ou a troca de lâmpada é imprescindível desligar o circuito elétrico da tomada, mas sem puxá-lo pela fiação. Outras dicas importantes orientadas pela SIL são: crianças e animais devem ficar longe do alcance das fiações; e antes de dormir ou sempre que sair de casa, desligue as decorações de Natal.

Perfil SIL

A SIL Fios e Cabos Elétricos, empresa com 36 anos de atuação no mercado brasileiro, conta hoje com 320 funcionários e 60 representantes em todo o País. Sua sede está instalada num terreno de 30.000 m2, com área construída equivalente a 26.000 m2, localizado em Guarulhos (SP). Possui filial em Joinville (SC), com terreno de 2000 m² e área construída de 1500 m², onde são produzidos vergalhões de cobre eletrolítico, principal matéria-prima de seus fios e cabos elétricos.

Seus parques fabris possuem equipamentos de última geração e a empresa tem capacidade instalada para processar 20 mil toneladas/ano de cobre. Em 2009, produziu cerca de 14 mil toneladas/ano de fios e cabos para fins elétricos. A SIL prioriza o crescimento sustentável e a expectativa para 2010 é de que a empresa registre um crescimento de faturamento 15% superior ao atingido em 2009.

Seriedade na política de atuação e na relação com seus parceiros e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas às iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor, fazem com que a SIL seja reconhecida como uma das principais empresas brasileiras na área de fios e cabos destinados às instalações elétricas com tensões até 1 kV (baixa tensão) e de cabos para transmissão de áudio e transmissão de sinal de vídeo.

SIL Fios e Cabos Elétricos

Tels.: (11) 3377.3333 - SAC 0800 55 0008

www.sil.com.br

Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a elétrica & eletrônica:

Como são os produtos elétricos e eletrônicos úteis nas indústrias

Os setores industriais, que vão desde a fabricação de produtos para processamento de alimentos, passando pela construção e pela indústria de embalagens, são altamente dependentes ...
O que é carga AMP

Carga AMP refere-se à quantidade da demanda que um circuito elétrico coloca em uma fonte de energia, como uma bateria ou interruptor de circuito elétrico entre o artigo e ...
Servo-estabilizadores: um escudo de proteção contra a flutuação de energia

A flutuação de eletricidade era um problema muito comum em décadas passadas. Os modelos de servo-estabilizadores de hoje foram desenvolvidos resolver essas questões em minutos. Os fabricantes ...
O que é haste de aterramento

Uma haste de aterramento é um componente de segurança em um sistema elétrico que carrega corrente para longe de um circuito elétrico e encaminham-no com segurança para ...
O que é uma bobina estranguladora

Uma bobina de estrangulamento é uma peça usada em circuitos elétricos para permitir que correntes elétricas DC fluam, bloqueando a passagem das correntes AC. Dispositivos como bobinas de ...
Funcionamento de uma bobina eletromagnética

Uma bobina eletromagnética é um dispositivo que compreende dois elementos distintos: um condutor e um núcleo. O condutor é normalmente feito de fios sólidos de cobre, enrolados em torno ...
Aplicações de um fusível térmico

Fusíveis térmicos são dispositivos de segurança instalados em aparelhos elétricos, sendo concebidos para interromper o circuito se a temperatura subir a um nível perigoso ...

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google