O objetivo é oferecer uma ferramenta eficiente na compreensão e cumprimento das normas legais, no que diz respeito ao transporte de produtos perigosos na indústria de tintas.

O "Manual para o Transporte de Produtos Perigosos na Indústria de Tintas e Vernizes", produzido pelo Departamento de Segurança e Meio Ambiente do Sitivesp (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo), acaba de ser atualizado. Com o objetivo de orientar as empresas com relação à legislação e aos procedimentos adequados para o transporte de produtos perigosos, desde a expedição da mercadoria até o seu destino final, o manual está disponível para download no site www.sitivesp.org.br.

Esta foi a segunda revisão do material, lançado em dezembro de 2008, com 28 páginas e uma estrutura bastante didática, incluindo imagens, ilustrações e tabelas que facilitam a compreensão dos leitores. O trabalho de atualização visa, sobretudo, manter as informações de acordo com a legislação vigente, tornando o manual uma ferramenta eficiente na compreensão e cumprimento das normas legais.

Entre os tópicos abordados no Manual para o Transporte de Produtos Perigosos na Indústria de Tintas e Vernizes estão: Legislação federal aplicável; Normas técnicas; Classificação das tintas e seus correlatos; Procedimentos de expedição para o transporte de tintas e seus correlatos, incluindo Homologação, Marcação, Rotulagem, Identificação de unidades de transporte e de cargas, Exigências para documentação de transporte de produtos perigosos e Informações exigidas no documento fiscal; Incompatibilidade química; Prescrições para o transporte de produtos perigosos; Limites de isenção para produtos perigosos; Orientações para o motorista em caso de vazamento e/ou acidente e Lista de verificações, entre outros.

Trabalho reconhecido

O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Segurança e Meio Ambiente do Sitivesp, que tem como uma de suas prioridades a confecção de manuais e cartilhas que abordem temas relacionados à área de segurança e meio ambiente que possam contribuir para o desenvolvimento do setor de tintas e vernizes, ganhou um reconhecimento importante no último mês de dezembro.

O sindicato foi um dos finalistas do prêmio "Melhores Práticas Sindicais", promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na categoria "Parcerias, produtos, serviços e promoção", em que se inscreveu com o título: Manuais e Cartilhas de Segurança e Meio Ambiente.

O Sitivesp recebeu menção honrosa pelas iniciativas apresentadas e que visam auxiliar as empresas do setor a atuarem de forma correta e responsável sob o ponto de vista da segurança e do meio ambiente. A FIESP recebeu 200 inscrições de projetos, enviados por 52 sindicatos filiados à Federação. Destes, as entidades patronais escolheram as 25 melhores ações, que foram avaliadas por representantes da Trevisan Escola de Negócios e premiadas com Placa de Reconhecimento.

SITIVESP

Telefone: (11) 3262-4566

www.sitivesp.org.br

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente