A petroquímica Braskem investirá cerca de R$ 300 milhões na construção de uma nova fábrica de butadieno, insumo utilizado na produção de pneus. O projeto, já aprovado pelo Conselho de Administração da companhia, prevê a instalação de nova linha com capacidade anual de 100 mil toneladas. Com isso, a oferta de butadieno da Braskem seria ampliada em cerca de 30%, de 346 mil para 446 mil toneladas anuais, a partir de 2013.

A petroquímica já opera fábricas do insumo em Camaçari (BA), Triunfo (RS) e Cubatão (SP). De acordo com o vice-presidente de Relações Institucionais da Braskem, Marcelo Lyra, a definição do local da nova unidade ocorrerá até o fim do primeiro semestre deste ano. O projeto de butadieno foi apresentado na quarta-feira pela direção da Braskem ao novo governo do Rio Grande do Sul, um dos Estados cogitados para receber o investimento. “Fizemos uma visita de cortesia ao novo governador (Tarso Genro), mostramos a importância do Estado para a Braskem e aproveitamos para falar sobre dois projetos”, disse Lyra.

Além da unidade de butadieno, Genro foi apresentado ao projeto de uma fábrica de polipropileno (PP) verde, anunciado no fim do ano passado e ainda sem local escolhido. Segundo Lyra, a visita não significa que o Rio Grande do Sul seja o escolhido para receber os investimentos. O Estado seria, ao lado de outras regiões, uma das áreas que apresentam condições competitivas para abrigar as unidades. O local que receberá a linha de PP verde também será anunciado neste semestre.

As projeções da Braskem indicam que o prazo de implantação da nova fábrica de butadieno seria de aproximadamente 20 meses. Com isso, é possível que o início das operações da unidade ocorra entre o fim de 2012 e, mais provavelmente, o começo de 2013. Já a unidade de PP verde deverá ter um prazo mais longo. Essa unidade deverá produzir 30 mil toneladas anuais do insumo produzido a partir de etanol e demandará investimentos de aproximadamente US$ 100 milhões, conforme já havia sido anunciado pela Braskem em outubro passado.

Autor(es): Agência Estado

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas