O que é a energia mecânicaA energia mecânica pode ser transferida por intermédio de força mecânica, sendo a soma de todas as energias em um sistema mecânico. Esta energia inclui a energia cinética (energia do movimento) e a energia potencial, além da energia armazenada mesma na posição estática. Um sistema mecânico é qualquer grupo de objetos que interagem com base em princípios básicos de mecânica. Normalmente, em um sistema mecânico, a gravidade é a única grande força exterior que precisa ser considerada. Em um sistema químico, ao contrário, as forças entre as moléculas e átomos individuais devem ser consideradas.

A energia mecânica existe tanto como energia cinética quanto como energia potencial em um sistema. De energia cinética, de movimento, existe sempre que um objeto está em deslocamento. A energia potencial é baseada na posição de um objeto. Ela não pode causar nenhuma mudança por conta própria, mas pode ser convertido em outras formas de energia. Uma bola de boliche suspensa dez metros acima do solo, por exemplo, não apresenta energia cinética. No entanto, conta com uma grande quantidade de energia potencial que poderia ser convertida em energia cinética, se a bola caísse ao chão.

Conversão de energia mecânica em energia elétrica Muitas suposições são feitas para simplificar os cálculos relativos à energia mecânica e aos sistemas mecânicos. Calcular a energia cinética e potencial de um único objeto é uma tarefa simples; contudo, o cálculo da energia cinética e potencial de bilhões de pequenas moléculas seria quase impossível. Sem fazer tais hipóteses simplificadoras ao lidar com sistemas mecânicos, os cientistas teriam de examinar os átomos individuais e todas as interações e as forças existentes entre elas. Essas tarefas são normalmente reservadas para a Física de partículas.

As aulas de Física nas escolas começam geralmente por instruir os alunos sobre os princípios básicos de sistemas mecânicos e sobre a energia mecânica. Isso é porque eles são fáceis de visualizar e também de simplificar. Os cálculos básicos relativos aos sistemas mecânicos podem ser efetuados mesmo sem usar algum cálculo. Em problemas de Física mais básicos, o sistema mecânico permanece intacto, e os fatores que normalmente removem a energia do sistema, tais como a resistência ao atrito e ao ar, são ignorados.

Existem muitas outras formas de energia, e, às vezes, pode ser difícil distinguir adequadamente uma da outra. A energia mecânica diz respeito à energia cinética e à potencial no âmbito dos sistemas mecânicos. A energia química incide sobre a energia armazenada dentro de ligações químicas nas moléculas. A energia nuclear está preocupada com a energia presente nas interações entre partículas no núcleo de um átomo. A energia mecânica, em geral, ignora a composição de objetos e incide apenas sobre os objetos em questão, sem a preocupação de sua composição molecular.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia