A produção industrial avançou 1,9% em fevereiro, o resultado mais elevado desde março 2010 (3,5%), segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria registrou expansão de 6,9%, acima dos 2,4% registrados em janeiro. Nos últimos doze meses, o indicador avançou 8,6%, prosseguindo com redução no ritmo de crescimento e registrou a expansão menos intensa desde agosto de 2010 (9,8%).

A elevação do ritmo da atividade industrial em fevereiro atingiu 17 dos 27 ramos industriais. A evolução do índice de média móvel trimestral também cresceu em fevereiro (0,5%), interrompendo dois meses seguidos de recuos de 0,2%.

Ainda segundo o IBGE, a indústria acumulou expansão de 4,6% no primeiro bimestre de 2011, resultado acima do índice do quarto trimestre do ano passado (3,3%). No setor de bens de consumo duráveis houve salto de 1,5% para 11,7% entre os dois períodos, e no de bens de capital, de 7,0% para 13,1%.

O segmento de bens de consumo semi e não duráveis permaneceu com desempenho abaixo da média da indústria nos dois períodos apesar de mostrar ganho entre o 4º trimestre de 2010 (1,6%) e o 1º bimestre de 2011 (2,4%). Já o setor de bens intermediários foi o único que registrou redução no ritmo de crescimento, passando de 3,9% para 2,4%.

Entre as categorias de uso, o maior crescimento de janeiro para fevereiro foi percebido nos bens intermediários, que tiveram aumento de 1,3%. Os bens de capital cresceram 0,9%. Já os bens de consumo semi e não duráveis tiveram queda de 0,2% e os bens de consumo duráveis, redução de 2,3%.

Segundo o IBGE, o crescimento da indústria na comparação ano a ano foi "influenciado não só pelo perfil de crescimento bastante disseminado entre as atividades industriais, mas também pelo efeito calendário, uma vez que fevereiro de 2011 teve dois dias úteis a mais que fevereiro de 2010".

Autor(es): Redação Portal Terra

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia