No primeiro pregão após anunciar a escolha do novo presidente da empresa, as ações da Vale (VALE3 e VALE5) operam em baixa. Às 10h50, as ações ordinárias da empresa (VALE3) caíam 0,52%, a R$ 53,87. As ações preferenciais (VALE5) tinham desvalorixação de 0,23%, a R$ 48,13.

Os acionistas controladores da Vale, formada pela Litel, a BNDES Participações S.A (BNDESpar), Mitsui e Elétron comunicaram, após reunião prévia realizada na segunda-feira (4), a indicação de Murilo Pinto de Oliveira Ferreira para assumir o cargo de diretor-presidente da Vale, a partir de 22 de maio deste ano.

Ele substituirá o atual presidente da companhia, Roger Agnelli. Em nota, a Vale informa que a indicação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração, em reunião a ser marcada.

Murilo Ferreira foi indicado pelos acionistas controladores a partir de uma lista tríplice preparada por uma empresa internacional de seleção de executivos, conforme as normas e o estatuto da Valepar.

Quem é o novo presidente

Ele é graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas, com mais de 30 anos de experiência no setor de mineração. Ferreira já trabalhou na Vale, onde ingressou em 1998 como diretor da Vale do Rio Doce Alumínio (Aluvale), atuando em diversos cargos executivos até sua saída em 2008, quando era presidente da Vale Inco (atual Vale Canadá) e diretor executivo de Níquel e Comercialização de Metais Base da Vale.

Veja a íntegra da nota distribuída pela Vale sobre o assunto:

"A Vale informa que, após reunião prévia realizada hoje, os acionistas controladores da Valepar (Litel, Bradespar, BNDESpar, Mitsui e Elétron) comunicaram a indicação de Murilo Pinto de Oliveira Ferreira para assumir o posto de Diretor-Presidente da Vale, a partir de 22 de maio de 2011, após o término do mandato do atual Diretor-Presidente, Roger Agnelli. A indicação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Vale, em reunião a ser convocada e realizada oportunamente.

Murilo Ferreira, 58 anos, é graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, pós-graduado em Administração e Finanças pela FGV-RJ e tem especialização em M&A pela IMD Business School, Lausanne, Suíça. Com mais de 30 anos de experiência no setor de mineração, Murilo Ferreira ingressou na Vale em 1998 como Diretor da Vale do Rio Doce Alumínio - Aluvale, atuando em diversos cargos executivos até sua saída em 2008, quando era Presidente da Vale Inco (atual Vale Canadá) e Diretor Executivo de Níquel e Comercialização de Metais Base da Vale.

Murilo Ferreira foi indicado pelos acionistas controladores a partir de uma lista tríplice preparada por uma empresa internacional de seleção de executivos, em conformidade com as normas e o Estatuto da Valepar.

Nesta oportunidade, os acionistas da Valepar reiteram seu reconhecimento ao Roger Agnelli pelo sucesso na condução da Vale nesses últimos anos, contribuindo para que a Vale alcançasse a posição de destaque que desfruta atualmente, no País e no exterior."

Autor(es): UOL News

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas