O grupo gaúcho Baram acaba de entrar para um selecionado ranking de empresas brasileiras que estão focadas no desenvolvimento de soluções para um mundo mais sustentável. É a relação das 50 Empresas do Bem, divulgada na última edição de abril da revista Isto É Dinheiro. Entre as eleitas na categoria embalagens, o destaque é para o Grupo Baram, especialista em oferecer equipamentos e soluções sustentáveis para a construção civil.

A empresa provou que sustentabilidade e eficiência podem andar juntas na construção civil, através de investimentos em projetos que geram economia de insumos e controle de desperdícios, como os exemplos das máquinas de moer entulhos de obras e de fabricar tijolos feitos desse entulho.

Para mostrar a eficácia e utilidade desses equipamentos, a Baram apostou em uma ideia pioneira no Brasil e construiu a primeira casa do país feita de entulhos da construção civil. Foram 24 toneladas de entulho moído para construir uma casa de 52 metros quadrados. "Mais de 90% dos resíduos oriundos da construção civil podem ser reaproveitados com emprego em agregados com características muito similares as do produto original", explica o diretor-presidente da Baram, Josely Rosa.

A casa de entulho entrou para a lista da Isto É Dinheiro junto com outra solução desenvolvida pela Baram: O tapume ecológico. Feito com sacolas plásticas, utilizadas principalmente em supermercados, e com o papel revestido com camada de alumínio do interior de embalagens de alimentos, o tapume são impermeáveis e têm baixo custo de produção. Além disso, é 100% reciclável, lavável e apresenta seis vezes mais durabilidade do que o compensado feito com resíduos de madeira, afirma Rosa.

Líder no segmento de fabricação de andaimes, a empresa vem crescendo e desenvolvendo outros produtos voltados para a sustentabilidade. O andaime suspenso, elétrico ou manual, substitui as plataformas de madeira, ajudam a eliminar um recurso natural, garantindo mais segurança aos operários e aumentando a eficiência com a redução do tempo de obra, gerando impactos de economia tanto de insumos e mão de obra quanto de energia.

Outro exemplo é o VerbamFix, feito a partir de agregados minerais, a massa para assentamento de tijolos e blocos é 100% ecológica e representa também qualidade e resistência para o empreendimento.

SOBRE O GRUPO BARAM

Com 10 anos de atividades, a empresa gaúcha é detentora das marcas Baram Equipamentos, Verbam e VerbamFix. Hoje, a empresa já exporta para vários países da América Latina, como Paraguai, Venezuela, Chile e Uruguai.
No Brasil, a carta de clientes do Grupo inclui a Ágil Andaimes (RS, SC, SP e PR), Locabin Locadora de Andaimes (RJ, ES e MG), Palácio da Construção (PE), Ímpar Andaimes (BA), Urbi Andaimes (SP) e Lara Equipamentos (PB e RN), entre outros

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil