Com a crescente demanda por aço, principalmente no mercado emergente, as indústrias estão retomando os patamares que apresentavam antes da crise. “O grande desafio é manter a quantidade da produção pré-crise, trabalhando com o preço da matéria-prima mais elevado, sem alterar o valor final do produto”, revela Wilson Ferreira de Souza, um dos coordenadores do 42º Seminário de Aciaria Internacional, promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM.

Gerente geral da Metalurgia do Aço da CSN, o engenheiro explica que os países em desenvolvimento, como os que formam os BRIC’s – Brasil, Rússia, Índia e China, estão consumindo muito. “As maiores demandas continuarão vindo dos países emergentes e a tendência é de um crescimento ainda maior”, complementa.

Com base nesse panorama atual do cenário mundial do aço, o 42º Seminário de Aciaria Internacional traz na programação duas mesas-redondas para a discussão dos temas “Novos projetos siderúrgicos” e “Tendências tecnológicas na indústria automobilística - qualidade do aço”.

Na primeira delas, os convidados da ThyssenKrupp, Vale, Votorantim Siderurgia, CSN, Gusa Nordeste e Sinobras apresentarão as perspectivas de crescimento de cada empresa, fluxos produtivos, projetos de tecnologias, mercado consumidor a ser atendido, geração de emprego e uso do aço.

A outra mesa-redonda, que contará com representantes da Villares Metals, Usiminas, CSN, Gerdau Aços Especiais e Ford, tem o objetivo de mostrar as tendências da indústria automobilística para que o setor siderúrgico possa acompanhar esse desenvolvimento e oferecer as soluções adequadas para tal demanda.

Outro destaque da programação apontado por Souza é a sessão técnica. “São 80 trabalhos de alto nível técnico, que apresentam o estado da arte na produção do aço e abordam grandes temas de interesse para os aciaristas. As empresas mostram todo o conhecimento que possuem”, afirma o coordenador, que complementa: “Este fórum propicia troca de informação, atualização e networking”.

Além dessas atividades, o 42º Seminário de Aciaria Internacional ainda oferecerá dois cursos, palestras, visitas técnicas e a outorga do Prêmio ArcelorMittal Tubarão de Aciaria. Mais informações sobre o evento pelo site da ABM ou telefone (11) 5534-4333 ramal 111 (Sandra) ou 123 (Ludmila).

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Cursos & Treinamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Cursos & Treinamentos