Muito conhecido no exterior, o acrílico pode ser usado no revestimento de paredes, domos, coberturas, fachadas, barreiras acústicas e guarda-corpos. Aqui no Brasil, arquitetos, engenheiros civis e designers estão descobrindo as vantagens deste nobre material

No exterior o acrílico é uma opção muito usada na construção civil. Quer alguns exemplos? Um deles é o Hotel Armani, em Dubai, que tem uma parede inteira revistada de acrílico que faz uma referencia a pedra ônix, conferindo um charme exclusivo. Outro hotel que tem o acrílico presente em todos os espaços é o Semiramis, que fica em Atenas, Grécia. Desenhado pelo famoso designer Karin Raschid, a ideia era construir um espaço focado em "energias positivas". Para isso, foi necessário empregar o uso de muitas cores e formatos diferentes, algo que só foi encontrado no acrílico.

No Brasil, esse material ainda é pouco utilizado. "Acredito que a falta de informação sobre o acrílico é a principal explicação para seu pouco uso", diz Antônio Gattai, engenheiro civil e proprietário da empresa Gattai Estruturas. Ainda segundo Gattai, o acrílico oferece vários benefícios para os mais diversificados projetos, pois além de sua transparência de 92%, este é um material resistente, principalmente as intempéries, impacto e abrasão. Sua grande resistência aos raios solares, evita o surgimento de rachaduras e até o seu amarelamento. E mais: no caso de sua quebra, ele não se fragmenta.

Outras vantagens? O acrílico também possui uma ampla gama de cores, é moldável em diferentes formas, é leve, tem boa resistência química; é 100 % reciclável; pode ser cortado, dobrado, colado e ainda receber gravação ou impressão. "Qualquer construção que é feita com o acrílico chama a atenção de todos. Este nobre material seduz pelas cores, pelo brilho e pelas formas. É um dos melhores materiais para estimular a criatividade", diz o arquiteto Agostinho de Souza Hernandes, da Usiarte, empresa especializada em domos e coberturas, que fica em Santos, SP.

De acordo com o arquiteto, o acrílico também é uma excelente opção quando se pensa na iluminação de um projeto. "Alguns arquitetos e decoradores utilizam o acrílico para complementar a iluminação de alguns ambientes. Por exemplo: os tetos de residências ou mesmo comércios (cozinhas, banheiros, halls de circulação) podem ser feitos em acrílico ao invés de gesso, o que oferece resultados surpreendentes, principalmente se o profissional usar suas inúmeras cores e formatos", explica Hernandes.

Gattai também concorda com Hernandes. O engenheiro desenvolveu uma cobertura especial em acrílico combinada com a iluminação LED para um buffet em São Paulo. "Durante o dia, devido à transparência do acrílico, quem está dentro do local tem a sensação de estar a céu aberto. Já a noite a cor usada no LE D refletida na cobertura, pode transformar completamente o local: de uma danceteria para jovens a um ambiente mais sofisticado", explica o Gattai.

O Brasil descobre a barreira acústica

Quem já passou pela Linha Vermelha ou Amarela no Rio de Janeiro já deve ter visto as grandes barreiras acústicas levantadas no meio das pistas para reduzir o barulho dos veículos nas residências próximas. As placas de três metros erguidas ao longo das rodovias são todas feitas de acrílico. Isso porque este material possui características de resistência e acústica exigidas para esses projetos.

Mas não é só em grandes espaços que as barreiras acústicas podem ser construídas. Por ela reduzir o ruído em até 35 decibéis, muitos condomínios usam o acrílico em espaços de convívio, para evitar que barulhos cheguem aos apartamentos. Além disso, é possível fazer "mini" barreiras em uma residencia, criando um espaço ideal para aprender algum instrumento musical.

Mais novidades na 3ª edição do Salão do Acrílico

A 3ª edição do Salão do Acrílico vai levar o visitante ao universo de um dos materiais mais fantásticos fornecidos hoje pela indústria: o acrílico. Aliás, durante os quatro dias do evento, transformadores de peças, produtores de chapas e resinas, colas, pigmentos, polidores e fabricantes de equipamentos de corte a laser e até os designers terão um único objetivo: mostrar ao público a versatilidade do acrílico.
Organizado pela Craft Design, com o apoio do INDAC, o salão deve abrigar cerca de 40 estantes e contará com a participação das mais importantes empresas do setor.

Serviço:
3º Salão do Acrílico
Entrada Gratuita - cadastramento pelo site ou no local
8 a 10 de junho - das 14 às 21 h
11 de junho - das 13 às 19 h
Espaço de Eventos São Luís
Rua Luis Coelho, 323 - Consolação
São Paulo - SP
11º Fórum do Acrílico
As palestras do 11º Fórum do Acrílico acontecerão de 9 a 10 de junho, sempre das 10h30 às 12h30 no auditório do Espaço de Eventos São Luís. O acesso é gratuito e para participar basta cadastrar-se no site WWW.salaodoacrilico.com.br

INDAC
O Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico é uma organização sem objetivos econômicos que há 10 anos atua no mercado nacional com o intuito de esclarecer as mais diversas dúvidas sobre o acrílico, além de promover o uso dessa matéria - bonita, altamente durável e 100% reciclável.
O Instituto, que atualmente conta com 85 empresas associadas, ainda desenvolve e divulga estudos e pesquisas sobre o acrílico no Brasil e no exterior.
Para mais informações, acesse: www.indac.org.br


Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil