Nos dias 10 e 11 de maio, a IBC promoverá a quarta edição do Congresso Brasileiro de Normas Contábeis para Empresas de Energia. O evento, pioneiro ao discutir esse tema, acontecerá em São Paulo e analisará os impactos da implementação inicial do novo arcabouço de normas contábeis. Os temas serão discutidos por executivos da Receita Federal, Eletrobrás, Light, EDP Energias do Brasil e Conselho Federal de Contabilidade, além de consultores e advogados especializados.

De acordo com María Benintende, gerente de projetos da IBC e responsável pela elaboração do encontro, o momento agora é de fazer um balanço da implementação das novas normas. “A adequação exigiu um grande esforço e investimento por parte das empresas de energia. Por essa razão, é importante compartilhar as experiências e essa é a uma das propostas do congresso”, afirma María. “Em contrapartida, também é necessário debater questões como possíveis indenizações às empresas e a consolidação do regime tributário. Esses temas também serão analisados pelos executivos”, completa.

A palestra de abertura do congresso ficará a cargo do sócio da PricewaterhouseCoopers, Kieran McManus, que analisará a primeira implantação das CPCs e os próximos passos das normativas contábeis. Na sequência, um painel trará as experiências de distribuidoras, transmissoras e geradoras na aplicação inicial das novas normas. Participarão dos debates o chefe de divisão de elaboração das demonstrações financeiras da Eletrobras, Rodrigo Ruiz; a analista contábil sênior da EDP, Daniela Mendes; o gestor executivo de contabilidade da EDP, Sérgio Martins; a gerente de contabilidade da o diretor executivo da Light, Suzanne Gasparini; a superintendente de controladoria da Light, Luciana Maia; e o diretor executivo da Ernst & Young Terco, Aderbal Hoppe.

Outro destaque do encontro serão as discussões em torno do impacto tributário da nova contabilidade. O supervisor da escrituração contábil digital da Receita Federal, Jonathan de Oliveira, trará a posição do Fisco para homologação da nova norma com os tributos, além de analisar o Regime Tributário Transitório (RTT). Já as reversões e indenizações ao final dos prazos das concessões serão abordadas na palestra dos sócios da Advocacia Waltenberg, David Waltenberg e André Edelstein.

O evento terá ainda debates sobre das normas no valuation das empresas e nas relações com investidores, mudanças relacionadas às aplicações financeiras e adaptação do sistema de gestão. Após a sessão principal, dois workshops aprofundarão as discussões em torno da contabilidade ambiental e da contabilidade regulatória e societária.

O 4º Congresso Brasileiro de Normas Contábeis para Empresas de Energia é promovido pelo Informa Group com a marca IBC. A programação completa está disponível no site www.informagroup.com.br/energia ou pode ser solicitada na Central de Atendimento da IBC pelo telefone 11-3017-6808 e pelo e-mail imprensa@informagroup.com.br.

AGENDA:

4º Congresso Brasileiro de Normas Contábeis para Empresas de Energia
Organização: Informa Group – IBC
Data: 10 e 11 maio de 2011
Local: Golden Tulip Park Plaza Hotel – Alameda Lorena, 360 - São Paulo – SP
Horário: das 08h30 às 18h00
Informações: 11-3017-6808 ou imprensa@informagroup.com.br
Website: www.informagroup.com.br/energia

Autor(es): TN Petróleo

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia