Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Ousadia e Inovação na aplicação de Tecnologias de Informação para uma Logística mais eficiente

A Sustentabilidade das operações logísticas foi o tema apresentado pelo CEO da Tlantic durante o World Foresight Forum

Mais notícias relacionadas a armazenagem & logística:

Pallets termicamente tratadas
Tratamento térmico de pallets serve para impedir infestações de bactérias, fungos e insetos nas mercadorias.


Santos Brasil atende clientes por chat
Usuários podem tirar dúvidas e acessar informações sobre a companhia online em tempo real.


Rotatividade de estoque
Estratégia logística pretende fazer o giro das mercadorias, perecíveis ou não, nos pontos de venda.


A utilização das Tecnologias de Informação como forma de reduzir as ineficiências na logística e cadeia de abastecimento, melhorando a adequação entre a oferta e a procura, foi o tema defendido por Paulo Magalhães, CEO da Tlantic, durante o World Foresight Forum. O evento visa estimular novas ideias para os maiores desafios do século XXI, com o objetivo de criar um mundo seguro e sustentável para as gerações futura.

A sessão Innovative Solutions for a Sustainable Supply Chain (Soluções Inovadoras para uma Cadeia de Abastecimento Sustentável) desafiou empresas, países e organizações a contribuir para um mundo mais sustentável melhorando a sua eficiência no abastecimento e pensando a logística a um nível global.

Como orador, Paulo Magalhães defendeu a emergência de um novo paradigma, onde a informação e a cooperação são fundamentais para evitar desperdícios. “Empresários, gestores, políticos e demais decisores devem fomentar a criação de redes de aprovisionamento (Supply Networks) ao invés de cadeias de aprovisionamento (Supply Chains), aplicando a inovação e tecnologias de informação a modelos sustentados na cooperação”, afirmou Paulo Magalhães.

O modelo apresentado para a Sustentabilidade no aprovisionamento dos negócios sugere a criação de um “Banco de Informação” para encontro de necessidades e disponibilidades de pessoas e empresas, evitando ineficiências como a circulação de contentores vazios, máquinas paradas sem utilização ou stocks acima do necessário.

Questões que revelam oportunidade para tornar a Supply Chain mais sustentável

Alguém mede o número ou distância percorrida por contentores, caminhões ou cargueiros vazios? E os fluxos redundantes ou desnecessários?

Alguém dispõe dos meios para poder combater o nível de ociosidade de inúmeros bens de capital fixo, desde veículos até unidades de produção? A que escala é que o faz? Da empresa, do país, da região?

E o desperdício gerado ao longo da cadeia de produção e distribuição? Quer na produção, baseada em processos de corte, perfuração e compressão, quer na distribuição, provocado sobretudo por previsões e erros na combinação de quantidades, preços, local e momento.

Estas três questões revelam que há uma enorme oportunidade para tornar a Supply Chain mais sustentável, nomeadamente por redução desses fatores de ineficiência. Está ainda por dar o salto que permitirá aplicar os meios hoje disponíveis, de captação, registro e processamento de informação, para transformar os processos tradicionais de gestão da Supply Chain. Estabelecer, desse modo, uma conexão mais eficaz entre o mundo físico (o dos átomos) e o mundo da informação (o dos bits) e beneficiar as decisões com o poder analítico de algoritmos inovadores e inteligentes.

Defendendo que o encontro entre procura e oferta de bens, ou entre o consumo e a produção, terá três elementos essenciais - (1) o marketing relacional, confiabilidade, (2) a mediação logística e (3) a informação - surgiu um modelo ideal que requer novas abordagens e maior cooperação.

“Esse modelo foi e deve continuar a ser alvo de uma discussão alargada que, com a inspiração de modelos de negócio reais e de natureza diversa, aponte passos que nos aproximarão das Supply Networks suportadas pela internet of things e também pela internet of people. Ou seja, por abrangentes Bancos de Informação que classificam e marcam, de forma ativa e imediata, necessidades e disponibilidades, para depois processar o seu encontro. Primeiro de bens e mercadorias; depois de meios logísticos para os entregar”, explica o CEO da Tlantic.

Sobre o World Foresight Forum

O World Foresight Forum é uma iniciativa da World Foresight Forum Foundation. Essa Fundação reúne decisores do mundo dos negócios, governos, académicos e da ciência com a finalidade de criar uma nova compreensão e abordagem para a resolução dos grandes desafios estratégicos que nosso Mundo enfrenta neste Século XXI. A Fundação tem como objetivo inspirar a todos nós a criar um Mundo seguro e sustentável para as gerações futuras.

Sobre a Tlantic

A Tlantic desenvolve software avançado para organizações inovadoras em todo o mundo. Com presença em Portugal e no Brasil, a Tlantic fornece soluções de elevado valor para varejistas, incluindo o Mobile Portal™, a solução de frente de caixa Unifo™, sites de comércio eletrônico e soluções transversais e interoperáveis, como o PowerSheets™, que integra interfaces ricas e versáteis a qualquer arquitetura de sistemas de forma simples e segura. Partindo sempre da perspectiva do cliente, a Tlantic ajuda as empresas a aumentarem a sua produtividade e a fidelidade dos seus clientes. Mais informações em www.tlantic.com.

Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a armazenagem & logística:

O que é modelo de distribuição

Um modelo de distribuição é um método de envio que as empresas usam para levar seus produtos do ponto de origem até ao ponto de venda final. O tipo ...
Segundo graneleiro construído no Brasil será lançado ao mar

O navio Log-In Tucunaré, segundo graneleiro construído no país, fará sua viagem inaugural amanhã, no Estaleiro Eisa, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A embarcação ...
Saiba mais sobre o problema do corte de estoque

O problema de corte de estoque é uma equação de otimização que tem aplicações importantes na indústria e também gera interesse para programadores e especialistas em ...
Aplicação do projeto em logística

Projeto para logística (em inglês, design for logistics ou DFL) é uma abordagem que visa organizar o desenho ou estrutura de tarefas para que o movimento das tarefas associadas ...
Aplicação da Lei Marítima

A chamada Lei Marítima é um conjunto de leis sobre transporte interestadual ou internacional que trata de navegação por embarcações marítimas. Sua aplicação abrange tanto o ...
O que é near sourcing

Near sourcing é um termo usado para descrever quando uma empresa estrategicamente coloca algumas ou todas as suas operações perto de onde seus produtos finais são vendidos. Esse conceito ...
Análise da cadeia de suprimentos

A análise da cadeia de suprimentos é o processo de avaliação de cada etapa de uma empresa que está entregando um produto para os clientes. Esse método requer ...

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google