Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Indústria paulista abre 46.500 vagas em abril, mas diminui ritmo

Ciesp prevê acomodação em 2011. Medidas do governo para recuperar competitividade serão determinantes para o rumo do setor.

Mais notícias relacionadas a economia:

Definição de otimização restrita
Na microeconomia de uma empresa, conceito de otimização é usado para maximizar a produção e ...


O que é capital de risco verde
Junto com a ênfase na natureza ecológica da operação comercial, empresas que buscam capital de ...


Definição de valor contábil
Dois dos principais fatores que entram no cálculo do valor escrito, ou contábil, são depreciação ...


A indústria paulista de transformação contratou 46.500 trabalhadores no mês de abril, um crescimento de 1,81% sobre março, sem ajuste sazonal. Descontados os efeitos sazonais, o índice ficou estável em 0,03% no mês. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Ciesp e a Fiesp.

No saldo líquido do ano já são 97.000 novos empregos em relação a 2010, o que indica alta de 3,85% no período, com forte participação das atividades ligadas a açúcar e álcool. Só em abril foram abertas 30.000 vagas no setor, com o início da colheita e a intensificação da moagem de cana nas usinas.

Mas o ritmo da indústria está mais modesto, alerta o Ciesp. O crescimento acumulado de janeiro a abril nos últimos anos atingiu a faixa de 5%, descontado o período de 2009 por conta do rescaldo da crise financeira global.

“É um comportamento positivo para um princípio de ano, mas sem o vigor de anos anteriores. Enxergamos certa acomodação para a indústria e, por consequência, para o emprego”, avaliou Paulo Francini, diretor de Economia do Ciesp/Fiesp.

Cenário

O governo deve anunciar em breve um pacote de medidas na tentativa de recuperar a competitividade do setor industrial, que enfrenta problemas de custo e rentabilidade por conta do câmbio desfavorável e os altos juros no Brasil.

Para Francini, o rumo da indústria em 2011 depende diretamente dessa decisão. A Fiesp projeta um crescimento de 3,5% da atividade industrial paulista ao final do ano, e de 2,5% no índice de emprego (cerca de 60 mil novas vagas).

São esperadas medidas para coibir a aplicação de benefícios fiscais na compra de produtos importados, praticada por alguns estados, além da desoneração de investimentos e a redução da alíquota do INSS sobre a folha de pagamento, especialmente para o setor de transformação.

“Dentre os setores da economia, a indústria de transformação é, de longe, o que mais paga tributos e mais está sofrendo com o câmbio. O objetivo maior a ser atingido é dar em troca o usufruto de maior competitividade ao setor”, opinou Paulo Francini.

Setores e regiões

Dos setores analisados pelo índice de emprego, 14 tiveram comportamento positivo, três ficaram negativos e cinco estáveis. Produtos Alimentícios, principalmente pelo açúcar, concentrou a maior expansão, com 10,7%. Em seguida, vieram os setores de Fabricação de Coque, Petróleo e Biocombustíveis (9,5%) e Equipamentos de Informática (1,5%). Os setores que registraram queda foram Couro, Artigos de Viagem e Calçados (-1%) e Produtos de Borracha e Plástico (-0,7%).

Quanto ao comportamento das Diretorias Regionais do Ciesp, a maioria (30) computou alta no quadro de funcionários em abril. Entre elas, Jaú (11,34%), Sertãozinho (9,47%) e Araraquara (8,89%). Registraram as maiores baixas Santo André, com recuo de 0,74% nas contratações do período, Diadema (-0,64%) e Cotia (-0,44%).

Agência de Notícias Ciesp

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a economia:

Governo incentiva indústria farmacêutica

Foi lançado na última quinta-feira (11/4) um pacote de medidas com o objetivo de impulsionar a indústria brasileira no setor de saúde. A iniciativa do Governo ...
O que é liquidação na economia

Liquidação é o processo de tomada de ativos reais de um negócio para transformá-los em dinheiro, seja para pagar dívidas ou para obter um lucro pessoal. A ...
Definição de Integração Econômica

A integração econômica é um processo em que as barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas para facilitar o comércio entre as regiões ou na ...
O que é colapso econômico

Um colapso econômico é uma situação em que a economia local, regional ou nacional passa por uma crise dramática, que afeta negativamente a capacidade das pessoas que vivem ...
O que é Mercantilismo

Mercantilismo é uma das maiores teorias econômicas que diz que a riqueza de uma nação pode ser medida pelo seu pronto fornecimento de capital. O mercantilismo afirma que a ...
O que é democracia econômica

Democracia econômica é uma filosofia de socioeconomia. Socioeconomia é o estudo e a exploração da economia quando vista no contexto de valores sociais humanos, comportamentos e interações. Dentro deste ...
JPMorgan nomeia novo presidente global de mercado de capitais

JPMorgan Chase & Co. (JPM), o maior banco dos EUA em ativos, continuou insuflando a gestão em seu banco corporativo e de investimentos, nomeando Kevin Willsey como o novo presidente ...

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google