O 42º Seminário de Aciaria – Internacional, promovido pela ABM Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, começa no próximo domingo, 15, em Salvador, com uma programação ampla e diversificada. Com cursos, palestras, homenagens, entrega de prêmios, mesas-redondas, sessões técnicas, visitas a empresas e eventos sociais, o evento visa oferecer aos participantes novos conhecimentos, intercâmbio de informações e ampliação dos contatos profissionais. As inscrições para o evento estão abertas, no site, até o próximo dia 12. Após essa data, as adesões devem ser feita na secretaria do evento: Pestana Bahia Hotel, à Rua Fonte do Boi, 216, no bairro Rio Vermelho.

No domingo, durante o dia e antes da abertura oficial do seminário, estão programados dois cursos. ‘Steel-slag-refractory interactions: thermochemistry of clean steel’ será ministrado pelo professor doutor Lehmann Jean, da ArcelorMittal Global R&D Maizieres-les-Metz e tem por objetivo mostrar uma visão geral dos princípios da termodinâmica e as ferramentas disponíveis para analisar os processos de aciaria.

Já o curso ‘Solidificação e controle do processo de lingotamento contínuo’, ficará a cargo do professor doutor Jaime Álvares Spim Junior, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e visa desenvolver os temas relativos aos aspectos operacionais do processo de solidificação.

A cerimônia de abertura, a partir das 18 horas, terá palestra do presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, que discorrerá sobre ‘O futuro da siderurgia no Brasil’. Conforme adiantou, o consumo interno de aço tem aumentado, mas tem sido também muito impactado pelo produto vindo de fora. “No ano passado, a importação de aço foi de 20,6%, quando a média histórica sempre variou entre 4% e 6%. Além disso, a indústria sofre com a guerra fiscal nos estados, que favorece a entrada de produto estrangeiro e não a indústria local. Isso tudo, com um mercado internacional ainda super ofertado e com preços deprimidos em consequência da crise econômica no final de 2008. Não podemos esquecer também que o Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo”.

A cerimônia terá ainda como destaques a entrega do prêmio ArcelorMittal Tubarão de Aciaria ao melhor trabalho apresentado no evento do ano passado e homenagem ao engenheiro Sérgio Wilibaldo Garcia Scherer pela valiosa contribuição à área de Aciaria. Atualmente, Scherer é sócio e consultor da Minitec, consultor da Vetorial Siderurgia e da Metaldata.

Encerrando a programação da noite haverá a palestra-show intitulada A magia do ‘em possível’ apresentada por Rafael Baltresca. Utilizando recursos de ilusionismo, hipnose e humor, o palestrante abordará algumas formas de autogestão, quebra de paradigmas e técnicas comportamentais que, segundo ele, podem ajudar o profissional a se tornar líder de si mesmo e viver uma vida mais leve e prazerosa.

Wilson Ferreira de Souza, um dos coordenadores do evento, afirma que o 42º Seminário de Aciaria – Internacional contará com 86 contribuições técnicas de alto nível, que comprovam a excelência nas áreas de Aciaria elétrica, Aciaria oxigênio, Metalurgia Secundária, Solidificação e Lingotamento, além de duas mesas-redondas, onde serão discutidos temas de suma importância para o setor.

“Em ‘Novos projetos siderúrgicos’ serão apresentadas as perspectivas de desenvolvimento de novos empreendimentos no Brasil e o impacto na produção de aço e na geração de riquezas para o País. Essa atividade terá a participação de Herbert Eichelkraut, da Thyssenkrupp CSA; Juarez Fernando Gevaerd Sigwalt, da Vale; Iran Oliveira de Medeiros, da Votorantim Siderurgia e Márcio Frazão Guimarães Lins, da CSN. Já a mesa-redonda ‘Tendências tecnológicas na indústria automobilística’ mostrará as demandas de desenvolvimento de aços com elevados requisitos de qualidade para atender este setor. O debate será conduzido por Celso Antonio Barbosa, da Villares Metals; Ed Juarez Mendes Taiss, da Usiminas; José Luiz Brandão e Milton Picinini Filho, da CSN; Luis Augusto Colembergue Klujszo, da Gerdau Aços Especiais e Paulo César Filho e Ernesto Bandeira Filho, da Ford”, explica o coordenador.

O seminário oferece ainda aos participantes visitas técnicas à Gerdau Usiba (limite de 25 vagas) e Graftech (limite de 20 vagas). Mais informações sobre o evento pelo telefone (11) 5534-4333 ramal 111 (Sandra Feraccini) ou 123 (Ludmila Freitas).

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Cursos & Treinamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Cursos & Treinamentos