Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

CPM Braxis Capgemini promove maior controle ambiental para ArcelorMittal

Implantação do módulo Environmental Compliance (EC) do SAP assegura melhorias na gestão das informações ambientais

Mais notícias relacionadas a empresas:

Golden apresenta lâmpadas com elevado fator de potência
Linha possibilita usar luz fluorescente em locais grandes com pé direito alto, oferecendo ótima iluminação.


Banco do Brasil facilita compra de equipamentos
BB Crédito Empresa serve para companhias que faturam até R$ 90 milhões anualmente


Honda Brasil investe em energia eólica
Novo parque de energia irá suprir toda a demanda da fábrica de Sumaré (SP) e ...


Alinhar desenvolvimento com a preservação do meio ambiente é, atualmente, um dos principais desafios das grandes corporações, que devem adequar-se a diversas normas e leis ambientais. Por isso, a ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, procura manter o equilíbrio entre a produção do aço e o uso de recursos naturais - essa premissa, inclusive, é um dos seus valores. Para modernizar a gestão das informações ambientais, a empresa contratou os serviços da CPM Braxis Capgemini, maior empresa de serviços de TI de origem brasileira, para implantar o módulo Environmental Compliance (EC) do SAP.

Há vários anos, a ArcelorMittal desenvolve diversas ações que contribuem para o alcance desses objetivos. Entre elas, o desenvolvimento de processos que reduzem os impactos à biodiversidade, a modernização de suas instalações, a recirculação da água utilizada e a reciclagem dos resíduos de sua produção.

Ao longo da história da ArcelorMittal a emissão de materiais decorrentes de sua produção é mantida sob controle, procedimento considerado fundamental para a conquista e renovação de certificações ambientais que influenciam diretamente nos negócios da empresa. Contudo, a ArcelorMittal vinha enfrentando alguns desafios para reunir e padronizar estas informações, já que utilizava sistemas descentralizados para o gerenciamento de aspectos como a água, o ar, o ruído e a radioatividade derivados de seu processo produtivo.

Esta questão dificultava a análise estratégica dos dados. A falta de processos consistentes, auditáveis e transparentes, era grande empecilho para a organização. O manuseio destas informações não era confiável para a realização de um planejamento empresarial ou para a gestão de riscos e resultava em altos gastos com as horas trabalhadas pelos empregados para a consolidação de um relatório único. “Este controle era feito manualmente, o que, além de exigir um esforço maior de mão de obra, aumentava a chance de erro”, afirma o gerente do projeto da ArcelorMittal Sistemas, Daniel Carvalho.

Estava clara, então, a necessidade de modernizar a gestão e monitoramento ambiental. “Pesquisamos as melhores ferramentas no mercado para solucionar esta questão e identificamos o SAP EC, que nos atendia perfeitamente”, revela. A partir daí, a ArcelorMittal abriu uma cotação para iniciar a instalação do módulo.

A CPM Braxis Capgemini detinha o conhecimento e a experiência ideais para resolver esses impasses. “Esta é uma solução nova no mercado, fazendo com que o projeto se tornasse um desafio maior. A constatação de que as unidades da ArcelorMittal estavam preparadas para realizar essa instalação, contribuiu para o sucesso do projeto”, diz Carvalho.

O sistema foi instalado utilizando como piloto a usina de João Monlevade, situada no Estado de Minas Gerais. Em média, o tempo para instalação é de cerca de sete meses, mas a equipe da ArcelorMittal Sistemas e CPM Braxis Capgemini conseguiu finalizar o projeto em tempo recorde: três meses e meio, com a dedicação de oito profissionais. Esta agilidade foi fundamental para os planos de negócios da siderúrgica, já que proporcionou uma redução nas despesas previstas.

Resultados práticos – Por meio do sistema, foi possível centralizar as informações que antes ficavam dispersas em diferentes softwares e garantindo a unificação dos dados.

A solução proporcionou à empresa facilidade para rastrear informações, o que, além de economia, reduz riscos causados por não conformidades com normas ambientais. Houve, ainda, a redução de custos operacionais em relação às horas de trabalho dos empregados, que puderam dedicar seu tempo ao cumprimento de outras tarefas.

Entre os benefícios percebidos pela unidade de Monlevade estão, ainda, a eliminação de softwares departamentais, a redução de contratos corporativos e de deslocamentos para auditorias ambientais. “O sucesso na conclusão da instalação deste software é, sem dúvida, um fator muito positivo, pois a empresa tem uma grande preocupação com a sustentabilidade”, afirma o diretor de Enterprise Application Services (EAS), Márcio Marotti. O executivo explica que os serviços prestados pela CPM Braxis Capgemini tiveram alta aceitabilidade pelo cliente, pois acompanham a visão da ArcelorMittal.

“Um dos nossos valores é a sustentabilidade. Esse é um projeto que, além de trazer benefícios aos negócios, valoriza a imagem da empresa perante à sociedade e aos investidores”, acrescenta José Otávio Franco, Gerente de Meio Ambiente da ArcelorMittal Aços Longos. O executivo conta que o projeto é pioneiro em todo o grupo ArcelorMittal. “Como o sistema foi implantado como piloto na usina de João Monlevade, o sucesso desta primeira etapa, viabilizará a implantação em outras unidades fabris e escritórios da empresa”, projeta.

Fatores de sucesso – Diversos fatores contribuíram para o sucesso do projeto. A sinergia entre as equipes de ambas as empresas foi o maior destaque.

“A excelência da equipe envolvida no projeto, tanto da ArcelorMittal Sistemas quanto da CPM Braxis Capgemini foi fundamental para uma gestão ágil, eficiente e ativa, com pleno domínio dos processos a serem implantados. Além disso, contamos com a dedicação e a disponibilidade dos usuários-chave”, Daniel Carvalho.

Sobre a ArcelorMittal

A ArcelorMittal Brasil é uma das principais siderúrgicas da América Latina, com presença destacada nos setores de aços longos e planos ao carbono. Constituída em dezembro de 2005, reúne três das mais competitivas empresas siderúrgicas do País, a ArcelorMittal Tubarão, a ArcelorMittal Aços Longos e a ArcelorMittal Vega.

Com capacidade de produção de 14 milhões de toneladas de aço por ano, mais de 19 mil empregados e 28 unidades industriais no Brasil, na Argentina (Acindar), em Costa Rica (ArcelorMittal Costa Rica), a companhia atua nos mercados brasileiro e internacional de aço. Oferece produtos longos (laminados e trefilados) e planos (placas e laminados) para as mais diversas aplicações, como o setor automotivo, fabricantes de eletrodomésticos e embalagens, indústria naval e construção civil, dentre outros segmentos econômicos.

A ArcelorMittal Brasil é responsável por aproximadamente 8% da produção total de aço do grupo ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, com mais de 280 mil empregados em mais de 60 países, resultado da fusão dos dois maiores produtores de aço do mundo, a Arcelor e a Mittal Steel. http://www.arcelormittal.com/br/

Sobre a CPM Braxis Capgemini

A CPM Braxis Capgemini é a maior empresa de serviços de TI de origem brasileira, parte do grupo Capgemini, um dos maiores fornecedores mundiais de consultoria, tecnologia e outsourcing. Oferece Application Services, Infrastructure Technology Services e Business Process Outsourcing (BPO) para empresas instaladas no Brasil e no mundo. Com um histórico de mais de 28 anos de sucesso, 8 centros de desenvolvimento, um Data Center e mais de 6 mil profissionais, a CPM Braxis Capgemini tem plantas especializadas, centros de teste e comando para gerenciamento remoto de infraestrutura, bem como núcleos de serviços compartilhados de manutenção e suporte para soluções SAP.

A proposta de valor da CPM Braxis Capgemini inclui domínio dos conhecimentos específicos por indústria, capacidade de executar operações paralelas simultaneamente, estrutura de preços competitivos e escalabilidade, assim como modelos de entrega flexíveis, processos robustos e metodologias de primeira linha. Sua excelência baseia-se em criatividade e inovação, na capacidade de atrair e manter os melhores talentos, com um trabalho reconhecido por meio de premiações como a certificação CMMI Dev 1.2 Nível 5 e presença no Black Book of Outsourcing como uma das 50 melhores companhias globais de outsourcing (22ª posição). Visite: www.cpmbraxis.com e www.capgemini.com.

Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a empresas:

O que é espionagem industrial

A espionagem industrial é uma tentativa de obter acesso a informações sobre planos da empresa, produtos, clientes ou segredos comerciais. Na maioria dos casos, tal conduta, especialmente quando se trata ...
Minério de ferro e ouro impulsionarão lucro da Vale

O avanço no preço do minério de ferro, que cresceu aproximadamente 23% até março, na comparação com o quarto trimestre de 2012, e o acordo ...
Kia Motors faz recall no Brasil

No dia 1º de maio, tem início o recall dos carros modelos Soul, Carens, Carnival e Sorrento (anos 2007 e 2008) e Sorento (2009 a 2011), da montadora Kia ...
Agrale apresenta caminhões na Agrishow 2013

A Agrale apresenta na Agrishow 2013 dois modelos da sua linha de caminhões, o Agrale 8700 e o 14000. A feira acontece entre os dias 29 de abril e ...
Klüber Lubrication investe na gestão do conhecimento

A subsidiária da América Latina da Klüber Lubrication, especializada em soluções com lubrificantes especiais, definiu a gestão do conhecimento como um dos principais pontos da ...
Fiat ultrapassa 5 milhões de carros flex feitos no Brasil

A Fiat ultrapassou nesta semana a marca de 5 milhões de automóveis e comerciais leves produzidos com a tecnologia Flex Fuel. Atualmente, 99% dos veículos produzidos para ...
Bener Presses lança máquina de corte laser por fibra ótica

Na Feimafe 2013, o Grupo Bener apresentará a máquina de corte laser por fibra óptica modelo BLS-F 3015/2000, da Baykal, fabricante turca representada exclusivamente desde 2011 no Brasil ...

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google