Os projetos de pesquisa da Petrobras para desenvolvimento de biocombustíveis foram apresentados pelo gerente de Gestão Tecnológica da Petrobras Biocombustível, João Norberto Noschang Neto, nesta terça-feira (7), no Ethanol Summit, em São Paulo. Em sua palestra, no painel “Biocombustíveis Celulósicos: o futuro já chegou”, ele destacou os investimentos significativos da companhia no setor, que é da ordem de US$ 400 milhões, dentro do Plano de Negócios 2010-2014.

De acordo com Norberto, o mundo vive hoje o grande desafio do desenvolvimento tecnológico dos biocombustíveis e a Petrobras trabalha para manter uma posição de vanguarda nesta área. “Desenvolvemos diferentes linhas de pesquisa que vão do aproveitamento da glicerina, subproduto da produção de biodiesel, em recuperação de campos maduros, até o desenvolvimento do etanol celulósico e de biocombustíveis de aviação”, comentou.

Temos ainda, acrescentou Norberto, projetos para utilização de microalgas na produção de óleo para biocombustíveis e em plataformas que utiliza biotecnologia. “Também focamos a sustentabilidade dos processos e fazemos análise do ciclo de vida do biodiesel e do etanol, que examina todas as fases de produção”.

O gerente salientou que um dos desafios do setor é o crescimento vertical da produção. “As pesquisas já mostram possibilidade de melhoria na produtividade ainda na primeira geração de etanol por meio de uma safra mais longa, estocagem e integração da cana com outras culturas”.

A empresa também prioriza o desenvolvimento dos biocombustíveis de segunda geração, como o etanol celulósico, que utiliza bagaço de cana e tem a expectativa de aumentar a produção em 40% na mesma área plantada. “O projeto da Petrobras iniciou em 2004 e, para acelerar o processo, firmamos parceria com a Novozymes, para enzimas, e com a KL Energy junto com a qual realizamos testes e buscamos amadurecer a tecnologia”, comentou Norberto.


Autor(es): Agência Petrobras

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás