Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Abcic terá dois Seminários na Construction Expo

A Associação também organiza um “lounge” para integrar cadeia produtiva do setor.

Mais notícias relacionadas a construção civil:

O que é superestrutura
Ao projetar uma superestrutura, é necessário considerar a pressão e força que ela irá exercer ...


Tipos de tijolos
Alguns dos tipos mais frequentes são tijolos comuns, tijolos de revestimento e tijolos de engenharia.


Tudo sobre a indústria do cimento
A indústria do cimento é por vezes considerada a base da indústria da construção civil ...


A Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto (Abcic) participa da Construction Expo, que será realizada entre os dias 10 e 13 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes. Nos dias 11 e 12, a Abcic realizará dois Seminários, reunindo palestrantes estrangeiros e brasileiros, que são referências em grandes obras como estádios, aeroportos e estaleiros.

No dia 11, o Seminário Internacional Desenvolvimento Tecnológico – Industrialização – Sistemas Construtivos e Experiência Internacional - Brasil um Grande Canteiro de Obras terá entre os palestrantes o engenheiro espanhol Hugo Corres Peiretti e Fernando Stucchi, professor doutor da Escola Politécnica de Madri e fundador da Fhecor Ingenieros Consultores, que ministrará duas palestras, sendo a primeira, às 14h05, sobre “Soluções de projeto para aeroportos. A adoção de estruturas mistas e apresentação do Case Aeroporto de Barajas e outros aeroportos” e a segunda, às 16h15, sobre “TAV: Soluções construtivas para linhas e terminais de trens de alta velocidade”.

A programação do primeiro Seminário também contempla os grandes nomes brasileiros da engenharia. O professor Doutor da Escola Politécnica da USP, Fernando Rebouças Stucchi, que está atuando em obras das arenas esportivas que atenderão à Copa de 2014 no Brasil, será o palestrante as 14h50 com o tema “A COPA 2014: Os Sistemas Construtivos como ferramenta para o desenvolvimento dos projetos de estádios no Brasil”.

No dia 11, também haverá uma mesa redonda, às 17h, sobre “O desenvolvimento Tecnológico aplicado a grandes empreendimentos, o estágio atual no contexto europeu, o desafio do Brasil para vencer a defasagem dos anos de estagnação da economia brasileira e cumprir com os cronogramas atendendo aos requisitos de qualidade e produtividade dos empreendimentos e as perspectivas futuras”. Participarão da mesa redonda os palestrantes mencionados, a presidente executiva da Abcic, Íria Lícia Oliva Doniak, e o vice-presidente da Sobratema, Mário Humberto Marques.

O segundo Seminário, que será realizado no dia 12 de agosto, das 9h30 às 12h, terá como tema “Concreto uma paixão nacional: solução, desempenho e sustentabilidade na construção civil”. A abordagem incluirá a sustentabilidade no universo do concreto, dados e soluções para a construção de empreendimentos sustentáveis, além da durabilidade tendo como plano de fundo o Estádio do Maracanã e apresentação de cases com sistemas industrializados de concreto para construção habitacional e obras especiais. Entre os palestrantes estão os profissionais de renome nacional e internacional na cadeia do concreto como o Engenheiro e Professor Paulo Helene e também representantes de entidades como a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), o engenheiro Eduardo Millen.

Além dos Seminários, a Abcic organiza um louge institucional, com o objetivo de promover integração entre os participantes do setor de pré-fabricado de concreto. Localizado no Pavilhão 2/ D-8, o lounge será um ponto de encontro para troca de experiências com uso de pré-fabricado de concreto.
O lançamento do Seminário Internacional foi realizado no dia 20 julho, no MAM, com uma breve palestra de Corres em que ele antecipou alguns pontos dos casos de sucesso de seu portfólio. Os diretores da Abcic e da Sobratema estiveram reunidos no evento.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA ABCIC

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - INDUSTRIALIZAÇÃO - SISTEMAS CONSTRUTIVOS E EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL
BRASIL UM GRANDE CANTEIRO DE OBRAS: DESAFIOS E SOLUÇÕES.

Data: 11/08/2011

Sinopse do Evento: Alinhado com o destaque da feira Construction Expo em Inovação e Tecnologia a ABCIC com apoio da SOBRATEMA aborda neste seminário o desenvolvimento tecnológico e a correta aplicação dos sistemas construtivos como importantes vetores de qualidade e produtividade para vencer os requisitos das grandes obras e infraestrutura no Brasil. Aspectos decisivos para cumprimento dos cronogramas aliados não somente a viabilidade inicial dos empreendimentos como também durante a sua vida útil. O evento culmina com um debate a respeito do estágio atual de desenvolvimento tecnológico da engenharia de obras especiais no Brasil, quando comparado com desenvolvimentos internacionais, a industrialização da construção civil, a necessidade de equipamentos e os desafios enfrentados pelos projetistas e construtoras para vencer a defasagem ocasionada pelos anos de estagnação do país.
Público Alvo: destina-se a empresários e profissionais que atuam na construção civil.
Coordenação Técnica: Eng.Íria Lícia Oliva Doniak, presidente executiva Abcic

Programação:
13:30 Welcome Coffeee – Entrega de Material - Credenciamento
14:00 Abertura
Eng. Paulo Sérgio Cordeiro – Diretor de Marketing ABCIC
14:05 Palestra Internacional
Soluções de projeto para aeroportos. A adoção de estruturas mistas e apresentação do Case Aeroporto de Barajas e outros aeroportos.
Hugo Corres Peiretti Prof. Dr. Escola Politécnica de Madrid e fundador da FHECOR Ingenieros Consultores
14:50 A COPA 2014: Os Sistemas Construtivos como ferramenta para o desenvolvimento dos projetos de estádios no Brasil. Cases de projetos atuais
Fernando Rebouças Stucchi, Prof. Dr. EGT Engenharia, Escola Politécnica da USP.
15:35 DEBATES
15:45 às 16:15 Coffee Break
16:15 Palestra Internacional
TAV: Soluções construtivas para linhas e terminais de trens de alta velocidade
Hugo Corres Peiretti - Prof. Dr. Escola Politécnica de Madrid, fundador da FHECOR Ingenieros Consultores
17:00 Debates
17:10 – 17:40 Mesa Redonda – O desenvolvimento Tecnológico aplicado a grandes empreendimentos, o estágio atual no contexto europeu,o desafio do Brasil para vencer a defasagem dos anos de estagnação da economia brasileira e cumprir com os cronogramas atendendo aos requisitos de qualidade e produtividade dos empreendimentos e as perspectivas futuras
Integrantes:
Eng. Íria Lícia Oliva Doniak (ABCIC-Presidente Executiva) – Introdução do tema e coordenação da mesa.
Eng. Fernando Rebouças Stucchi – As definições de projeto, a necessidade da adoção de novas tecnologias e as barreiras ao desenvolvimento da construção civil no Brasil.
Eng. Hugo Corres Peiretti – O desenvolvimento da tecnologia aplicada as grandes construções na Europa e cases de empreendimentos recentes.
Eng. Mário Humberto Marques (Vice Presidente SOBRATEMA e diretor de Equipamentos e Suprimentos Andrade Gutierrez). As perspectivas e o planejamento das Grandes Construtoras. Os incentivos, o papel do governo para acelerar o processo. Uma visão do setor.
Eng. Carlos Henrique Valente - Diretor de Contrato – Odebrecht Infraestutura. Os gargalos e desafios na execução de obras de grande porte e as soluções que vem sendo encontradas.
17:40 - 18:00 DEBATES MESA REDONDA
18:00 Encerramento
Carlos Alberto Gennari – Presidente do Conselho Estratégico Abcic
Hugo Ribas – Diretor Executivo Sobratema

SEMINÁRIO NACIONAL ABCIC SOBRATEMA - CONSTRUCTION EXPO
CONCRETO UMA PAIXÃO NACIONAL: SOLUÇÃO, DESEMPENHO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇAO CIVIL

Data: 12/08/2011 - das 09h:00 às 12h:30
Sinopse do Evento: Trazer uma visão sistêmica sobre a sustentabilidade no universo do concreto, dados e soluções para a construção de empreendimentos sustentáveis.A durabilidade tendo como plano de fundo o Estádio do Maracanã. Apresentação de cases com sistemas industrializados de concreto para construção habitacional e obras especiais.
Público Alvo: Destina-se a empresários e profissionais que atuam na construção civil.
Coordenação Técnica: Eng.Íria Lícia Oliva Doniak, presidente executiva Abcic
Programação:
09:00-09:05 Abertura Carlos Alberto Gennari – Presidente do Conselho Estratégico ABCIC
09:05-09:50 Case ¨Galpão 5 do Estaleiro Atlântico Sul” - Eng.Eduardo Barros Millen –Presidente ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), sócio diretor da Zamarion e Millen Consultores SS Ltda.
09:50-10:35 Construções Habitacionais:O Desempenho das construções com adoção de pré-fabricados de concreto “Case Morro do Bumba” (Eng. Luis Livi – Gerente de Projetos Cassol Pré-Fabricados Ltda)
10:35-10:45 Debates: A pré-fabricação em concreto como solução para obras de infra estrutura industrial e habitacional Coordenação Íria Doniak (Presidente Executiva Abcic)
10:45-11:00 Coffee-Break.
11:00-11:45 Diagnóstico e Recuperação do templo da Paixão Nacional: O Maracanã. Prof. Dr. Enio Pazini Figueiredo (Professor Titular da Universidade Federal de Goiás e Consultor em Patologia e terapia das Estruturas de Concreto)
11:45-12:30 O Concreto e a Sustentabilidade (Prof.Dr. Paulo Helene – Diretor da PhD Engenharia,Conselheiro Permanente do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto),Prof. Titular da Universidade de São Paulo
12:30 -13:00 Debates e Encerramento: Durabilidade e Sustentabilidade – Coordenação Eng. Íria Doniak (Presidente Executiva Abcic)


Sobre a Abcic
A Abcic representa uma cadeia produtiva que movimenta cerca de R$ 5 bilhões anuais, com crescimento médio de 10% ao ano. O incremento do setor nos últimos anos acompanha o aquecimento das obras de infraestrutura, os planos de incentivo de construção imobiliária em várias camadas sociais e também a ampliação de vários segmentos industriais, todos eles usando o pré-fabricado de concreto como método construtivo em diversos projetos de envergadura.

Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a construção civil:

Vendas da indústria de construção aumentam 13,8% em março

No mês de março de 2013, a indústria de materiais de construção no Brasil registrou crescimento de 13,8% nas vendas, em relação ao m ...
Wurth lança impermeabilizante para superfícies acabadas

A Wurth do Brasil – multinacional alemã especializada em peças de fixação, produtos químicos, ferramentas e EPI’s – apresenta ao mercado de construção civil uma novidade em ...
Pavimento permeável

O pavimento permeável é o cimento que é projetado para permitir que a água flua através dele, em vez de repelir a água como acontece com o pavimento tradicional. H ...
Diferença entre cofragens e andaimes

Estruturas de cofragem e andaimes são amplamente utilizados na indústria da construção para funções muito específicas. Quando as equipes de construção necessitam de moldar ...
Cofragem de isolamento

A cofragem é um molde pré-fabricado usado para formar as paredes de betão no local. Ao contrário da maioria das cofragens, uma cofragem de isolamento é deixada no lugar ...
Tipo de cofragem de madeira

Para que se possa despejar o concreto numa obra de construção civil, é necessário, primeiramente, formar um molde para que o concreto mantenha sua forma enquanto seca. A cofragem ...
Cofragem de metal

O processo de concretagem envolve a criação de moldes em que o concreto molhado pode ser despejado. Estes moldes seguram o betão no local, enquanto o material toma ...

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google