Com certificados de ensaios de funcionamento em altas temperaturas emitidos por entidades internacionais, a Atric - empresa que desenvolve projetos de sistemas de ventilação e empreendimentos de infraestrutura, como túneis metroviários e estações subterrâneas - representante da Fläkt Woods no Brasil, garante fornecimento de seus produtos em atendimento a temperatura de mínimo 250°C por 2 horas, e hoje com a preocupação das entidades internacionais de garantir uma maior segurança dos usuários, são exigidos temperaturas de até 400°C por 2 horas.

Pensando nisso, a Fläkt Woods vem desenvolvendo testes de ventiladores com temperaturas de 400ºC por 2 horas, sendo a única empresa no mundo, fabricante de ventiladores axiais, certificada internacionalmente, capaz de resistir a essa temperatura (Norma EN12101-3 e a ISO 21927-3).

Os ventiladores nos quais foram testados a uma temperatura de 400ºC por 2 horas foram: D = 2.240 mm; P = 1 MW (motor ABB); D = 2.240 mm; P = 355 kW (motor WEG) e Rotação = 1.500 rpm.  Os ventiladores testados e certificados são do tipo unidirecional e totalmente reversível (100%); horizontal e vertical, inclusive para os modelos com dispositivo anti-stall (que elimina o risco de bombeamento).

No passado, os sistemas de ventilação instalados nos túneis / metrôs serviam apenas para a renovação de ar de seus interiores. Com o aumento no número de acidentes ocorridos nos últimos anos em túneis rodoviários, metroviários e ferroviários, ocasionando elevado número de feridos e de óbitos foi necessário redesenhar um sistema de ventilação voltado para a segurança dos usuários.

A preocupação maior passou a ser a ocorrência de incidentes ou acidentes no interior dessas estruturas e neste caso a potência do incêndio é o fator predominante para o dimensionamento dos “sistemas de ventilação”.

A equipe de atendimento da Atric estará à disposição dos visitantes durante a Feira Negócios nos Trilhos, que acontece nos dias 8 a 10 de novembro de 2011, no Expo Center Norte, em São Paulo. Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas acessando o site: www.revistaferroviaria.com.br

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas