O planejamento do mobiliário, principalmente o fixo, que inclui os armários de roupas, gabinetes de cozinha e banheiros, começam paralelamente à obra. Mas a instalação deles só será feita quando todas as paredes estiverem revestidas e os encanamentos escondidos.

Na fixação desses móveis e até do boxe do chuveiro, começará a pairar a dúvida de onde se poderá furar a parede sem perfurar o encanamento. Para identificar esses locais, não raro é necessário chamar o encanador ou o empreiteiro, mesmo após esses profissionais terem encerrado suas atividades.

Uma forma simples de evitar transtornos é anotar nas plantas, e principalmente nas vistas das paredes, o percurso do encanamento, assim que forem feitos. Isso antes do fechamento com o revestimento e com as medidas reais. Fotografar também ajuda, mas só essa ação não é suficiente.

Esse registro pode evitar que algum cano seja furado quando a obra já estiver concluída. Se existe um arquiteto na obra, peça a esse profissional que faça esse serviço, caso contrário, vale a pena fazer você mesmo.

Autor(es): Portal IG

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil