O mercado da construção civil está acelerado. Constantemente são lançados empreendimentos imobiliários para abrigar a população que tem crescido e melhorado sua renda familiar, e também voltados para os grandes eventos mundiais de 2014 e 2016 que o Brasil sediará.

Pensando no mercado de construção civil, principalmente voltado para o concreto, o Grupo Astra fará parte do roll de empresas que irão expor seus produtos na Concrete Show South America 2011. Este ano a feira conta com um aumento de 46% no espaço total, na comparação com o ano passado, e 342% em relação à primeira edição, em 2007. A expectativa é receber 28 mil profissionais durante os três dias.

Para otimizar os processos construtivos a Astra fabrica uma linha completa de produtos voltados para construtoras em todo o Brasil. A empresa possui áreas especializadas em desenvolver e comercializar itens que vão ao encontro das necessidades identificadas nos canteiros de obras. Conheça alguns dos produtos que ajudam a acelerar o processo construtivo e que serão expostos na Concrete Show 2011.

Destaques para Sistemas Produtivos

Fôrmas Plásticas para Lajes Nervuradas

As lajes nervuradas vêm se firmando gradativamente como uma excelente solução estrutural na construção civil.
Com o processo rápido de execução, aumentando a produtividade e possibilitando maior economia, a laje nervurada tem diversas vantagens em relação às estruturas convencionais, como redução do peso da estrutura, aumento dos vãos e maior liberdade na criação de layouts. Essa versatilidade permite a aplicação da laje nervurada em estruturas e edificações comerciais e residenciais, hospitais, garagens e shopping centers.

Distanciadores para ferragens

Os distanciadores plásticos para ferragens são cada vez mais comuns nas obras pelo Brasil. Grandes construtoras já utilizam esse produto na intenção de posicionar e proteger a armadura durante a concretagem. São modelos para ferragens horizontais (vigas), verticais (pilares), fundos de viga, fechamento de fôrmas e proteção.

Caixa elétrica para bloco estrutural

As caixas elétricas da Astra são instaladas por encaixe sem necessidade de argamassa. Elas servem para alvenarias racionalizadas de blocos de concreto, precisando apenas da execução de um furo (medidas variam de acordo com o tamanho da caixa). Possui um sistema de travas com parafusos que garantem a fixação nas paredes do bloco e abas ranhuradas para perfeita adesão do revestimento. O conjunto conta ainda com tampa plástica que, além de impedir a entrada de sujeira da obra, pode servir como talisca para os revestimentos.

Caixa elétrica impermeável para laje de concreto

Própria para a utilização em lajes convencionais, a caixa de luz da Astra possui oito entradas que podem ser encaixadas em três medidas de eletrodutos (1/2, 3/4 e 1'), através de conectores. A grande vantagem deste produto está na agilidade durante o processo de instalação. A tampa do produto é fixada no tablado de madeira da laje. Depois, basta montar a caixa, rompendo os furos que serão usados para a saída do eletroduto, encaixando os conectores no produto, o produto sobre a tampa e conectando os eletrodutos.
As caixas são impermeáveis, ou seja, evitam a entrada de material durante o processo de concretagem, descartando o uso de qualquer material em seu interior. Após a concretagem, ao desenformar a laje, a tampa sai junto com o tablado, deixando a caixa totalmente fixada.

Eletroduto

O eletroduto corrugado Astra é totalmente produzido em PVC, seguindo os padrões nacionais de segurança contra incêndio em instalações elétricas, conforme a norma NBR 15465. No mercado nacional existem inúmeros fornecedores de corrugados, e muitos deles fabricam o produto em PEAD, material mais barato e que não possui propriedades anti-chamas (ao contrário do PVC). Pensando na segurança da obra é fundamental pensar na qualidade do eletroduto que será utilizado.

União para eletroduto

São utilizados para fixar eletrodutos lisos (embutidos na laje) com os eletrodutos corrugados (embutidos na parede), obtendo assim uma união perfeita, eliminando uso de arames ou fitas que podem se soltar. Sua composição em PVC mantém a característica antichama na união e sua forma garante a passagem dos fios elétricos com segurança.

Caixa de espera

Fixada através de tampa na forma da laje ela executa a transição do sistema elétrico da laje para alvenaria, sem a necessidade de furar a fôrma. Tem vedação contra invasão de cimento e recebe o eletroduto fixado através de bucha de acoplamento, mediante indicação do diâmetro do eletroduto a ser utilizado.

Kit Industrializado

O kit industrializado foi desenvolvido a partir da necessidade de uma grande construtora brasileira, e hoje é comercializado em canteiros de obras em todo o país. O kit traz a instalação hidráulica de um apartamento inteiro dentro de uma caixa de papelão. O produto é montado e testado em um apartamento modelo e, após a aprovação do responsável pela obra, entra em linha de produção. O kit chega à obra com a identificação do apartamento onde deverá ser instalado. Depois, basta desembalar e encaixar no local indicado.

AstraClick

A conexão AstraClick não necessita de nenhum tipo de ferramenta para instalação, pois é um engate rápido, autosuficiente. O usuário apenas encaixa o tubo pex ou multicamada, dentro da conexão, que trava o tubo lá dentro,
automaticamente, resultando num encaixe perfeito, sem folgas riscos de vazamentos. Além de ser uma opção absolutamente prática para os profissionais que possuem mão de obra especializada, a facilidade e praticidade de instalação possibilitam o autoserviço, ou seja, mesmo o usuário que não tem conhecimento ou ferramentas específicas para instalações hidráulicas consegue trabalhar com o produto de forma eficiente.
Tanto as conexões Astra Click quanto os tubos PEX (convencional ou multicamada) são as mais modernas tecnologias para condução de água (quente ou fria) para a construção civil.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil