Entre os dias 13 e 16 de setembro, a Alstom participará da 17ª Semana da Tecnologia Metroviária, a ser realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Na oportunidade, a empresa vai apresentar soluções para o transporte público de passageiros sobre trilhos, como VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), trens regionais e sistemas de sinalização e controle (CBTC). A Alstom é uma das líderes no mercado de transporte ferroviário de passageiros, no fornecimento de soluções de sinalização e controle para transporte ferroviário de cargas, além de estar presente em todos os sistemas metroviários do País.

A empresa mostrará seus VLTs Citadis, que já são referência por terem sido implementados em 29 cidades no mundo. Este modelo é destaque como solução para a mobilidade das cidades, inclusive aquelas que sediarão a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em 2014. Sua capacidade de transporte é de aproximadamente 400 passageiros por viagem, o equivalente a 75 carros ou mais de quatro ônibus, operando silenciosamente e utilizando energia elétrica, que é renovável. Seu piso baixo garante acessibilidade, seu design se torna ícone da cidade, atraindo negócios e turismo. O VLT Citadis ainda pode contar com a tecnologia APS (alimentação pelo solo), em que o trem é alimentado por um terceiro trilho, dispensando o uso de catenárias, ideal por preservar a arquitetura das cidades tombadas.

A Alstom se destaca em tecnologia para sistemas de metrô, por ter desenvolvido uma em cada quatro operações do tipo no mundo. Muitos deles foram produzidos com engenharia e fabricação brasileiras, já que a área de Transporte da empresa conta com aproximadamente 1200 funcionários nas unidades localizadas em São Paulo.

Além de sua participação como expositora, a Alstom integra a programação de palestras do evento, com duas participações. No dia 14, quarta-feira, das 10h às 10h45, Fernando Sunyer falará sobre “Sistemas de media capacidade com alimentação sem catenária”. No dia seguinte, no mesmo horário, Fernando Cirillo apresenta o tema “O CBTC como solução ideal para sistemas de grande capacidade”.

Realizada pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), a 17ª Semana de Tecnologia Metroviária terá como tema principal “O Futuro está nos Trilhos! Os caminhos para o desenvolvimento”. O encontro tem como proposta reunir técnicos, entidades, empresas e órgãos públicos municipais, estaduais e federal, para discutir novas tecnologias no setor de transportes no País e no mundo, bem como debater estratégias de investimentos tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas.

Nesta edição da Semana de Tecnologia será apresentada uma quantidade maior de trabalhos técnicos, desenvolvidos por profissionais e por empresas, abordando novas tecnologias nas áreas de engenharia civil e de sistemas; bem como nos novos modos de transportes que atualmente estão sendo discutidos e implantados no País: Monotrilhos, VLTs e TAV, proporcionando um rico e importante intercâmbio de conhecimentos.

Em paralelo à 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, acontecerá a METROFERR 2011, exposição de produtos e serviços de empresas do setor que mostrará o que há de mais moderno na área de transporte público sobre trilhos.

Palestras Alstom

Data: 14/9, quarta-feira, das 10h às 10h45 - Sistemas de media capacidade com alimentação sem catenária (com Fernando Sunyer).

Data: 15/09, quinta-feira, das 10h às 10h45- O CBTC como solução ideal para sistemas de grande capacidade (com Fernando Cirillo).

Serviço

17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Data: 13 a 16 de setembro de 2011

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º andar – São Paulo - SP

Mais informações: www.aeamesp.org.br

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas