Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Setor de nãotecidos e tecidos técnicos realiza maior evento na área na América Latina

Mais notícias relacionadas a feiras & eventos:

Abiquim e Fiesp realizam seminário sobre segurança na indústria
Evento gratuito discute monitoramento e proteção patrimonial de empresas do setor.


Congresso debate novidades para data centers
DCIM é a inovação para apoiar administradores na diminuição de consumo de energia elétrica e ...


SP recebe Feiplastic no mês de maio
Feira Internacional do Plástico mostra-se alinhada à indústria. Setor deve retomar crescimento em 2013 e ...


Com a presença de aproximadamente 150 marcas e a expectativa de atrair 10 mil visitantes, acontece de 26 a 28 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, a NT&TT show (Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos). Considerada a maior Feira brasileira e única na América Latina dedicada exclusivamente ao segmento de nãotecidos e de tecidos técnicos, ela é voltada especialmente à realização de negócios e à exposição das novas tecnologias desenvolvidas nas duas áreas. Principal vitrine desse mercado, a Feira reunirá fabricantes, fornecedores de matéria-prima, produtores de máquinas, equipamentos, insumos e também convertedores.

Promovida e organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e pela Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT), a NT&TT SHOW, em sua quarta edição, acontece num momento de grande otimismo, pois o segmento vem registrando constante e consistente crescimento nos últimos anos. Em 2010, por exemplo, a expansão nas vendas foi de 10% e as perspectivas futuras são de mais crescimento, tanto que o setor projeta investimentos da ordem de US$ 260 milhões para os próximos anos, segundo estimativa da ABINT. Essa constante evolução se deve, basicamente, à diversificação que é a marca registrada do setor.

O nãotecido e os tecidos técnicos hoje estão presentes nos mais diferentes ramos industriais. Desta forma, há um equilíbrio econômico do setor durante todo o ano, resultando numa expansão constante dos negócios. Eles são empregados pela indústria automotiva, na construção civil, no setor calçadista, na fabricação de descartáveis higiênicos e no segmento médico hospitalar, entre outros. Os produtos ainda são usados em várias etapas dos processos de filtragem em diversas aplicações.

No caso da indústria automotiva, os tecidos técnicos e nãotecidos estão em tubos de admissão, coifas do câmbio, revestimento do capô, defletores de ar, isolador do painel de instrumentos, painel das portas, apoio de cabeça, teto pré-moldado, revestimento do porta-malas, para-choques, revestimento do banco, banco completo, tapete do assoalho, isolador térmico e acústico, console, pneus, cinto de segurança, entre outras aplicações.

Também não são poucas as aplicações dos nãotecidos e tecidos técnicos utilizados para a filtração. São usados praticamente em todos os lugares, desde residências até indústrias. Eles servem para a filtração de gases, sólidos, líquidos (óleos e solventes) e impurezas, filtração de alimentos, ar, óleos, minerais, coifas, exautores e ainda filtração de óleos industriais, entre outras aplicações.

Já em obras de engenharia e na construção civil, os nãotecidos e tecidos técnicos servem para a construção de barragens, estabilização de solos e subsolos, recapeamento asfáltico, impermeabilização de lajes, piscinas e reservatórios, contenção de solos e arrimos, aterros mecânicos, reforço de concreto, impermeabilização de subcobertas, redes de proteção e contenção e outras aplicações.

Outra indústria que não vive sem os nãotecidos e tecidos técnicos é a calçadista. Eles estão presentes em bases para couro, forros, cabedais, avessos, viras, embalagens, bases para flocados, etiquetas, entretelas, couraças, reforços de couros e outros materiais. Eles também são imprescindíveis para produção de fraldas, absorventes femininos e lenços umedecidos. São eles que ficam diretamente em contato com a pele e isolam o líquido do corpo.

As áreas de clínicas médicas e hospitalar também dependem dos tecidos técnicos e nãotecidos. Eles são usados na produção de paramentação odonto-médico-hospitalar, compressas, aventais, toucas, máscaras, bandagens, campos cirúrgicos, wipes, pads, curativos, protetor oftálmico, base de eletrodos, vestuário para procedimentos e exames, embalagens para esterilização, entre outras aplicações.

O que é nãotecido?
Trata-se de uma estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras ou filamentos. Podem ser divididos em duráveis (como revestimento interno de automóveis, base de carpete, geotêxtil, coberturas agrícolas, entretelas para confecção, por exemplo), semiduráveis (panos de limpeza) e descartáveis (absorventes, fraldas, lenços umedecidos, roupas descartáveis para a área médico-hospitalar, como toucas, máscaras, aventais, jalecos, calças entre outros).

O que é tecido técnico?
Os tecidos técnicos são produtos com performance muito bem determinada, para fins técnicos específicos, visando praticidade, segurança, economia e durabilidade definida. Os tecidos técnicos têm como exemplos de aplicativos finais os big-bags, lonas arquitetônicas e de decoração, lonas de proteção para cargas, lonas para piscina infantil, aquicultura, cintos de segurança, filtros, compósitos para coletes e blindagem de veículos, barreiras infláveis e contentores de poluição marítima, air bags, roupas de segurança, esteiras e cintas de amarração e de elevação, e outros mais. Assim, os tecidos técnicos têm esta denominação porque, necessariamente, possuem uma performance técnica definida e bem diferente da dos tecidos utilizados nos seguintes quatro segmentos: cama, mesa, banho e vestuário.

Mais informações:

NT&TT SHOW - www.nt-ttshow.com.br
Data: 26 a 28 de outubro de 2011
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Branco – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme - São Paulo - SP
Horário: das 12h às 20h
Visitação: Exclusivamente para industriais, comerciantes, compradores e técnicos do setor e afins, sendo proibida a entrada para menores de 16 anos, mesmo que acompanhados. É obrigatória a apresentação de cartão comercial.

Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a feiras & eventos:

Hannover Messe será em abril de 2013

A maior feira mundial da indústria, a Hannover Messe, acontece entre os dias 8 e 12 de abril de 2013 em Hannover, na Alemanha. A ênfase da edição ...
Seminário debate otimização na indústria automobilística

A Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) promove mais um Café & Tecnologia. Dessa vez, no dia 5 de dezembro, o tema abordado será Otimização Estrutural ...
Mais de 12 mil pessoas visitaram a Brazil Automation 2012

Sucesso absoluto na Brazil Automation 2012: cerca de 12.400 pessoas estiveram na feira, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de novembro em São Paulo. O bom ...
INTECH Engenharia destaca alta tecnologia no NO-DIG 2012

A INTECH Engenharia, empresa brasileira especializada em Método Não Destrutivo (MND) de Perfuração Horizontal Direcional (HDD), participa do 30th International NO-DIG 2012, um dos mais importantes congressos ...
Brazil Automation 2012: Fluke participa com novos medidores

A Fluke Corporation, líder mundial em ferramentas de teste e medição, marca presença na 16ª edição do maior evento de Instrumentação, Sistema e Automação ...
Bener participa da MecMinas 2012

O Grupo Bener, do setor de máquinas-ferramentas, marca presença na MecMinas 2012 - Feira da Indústria Mecânica. O evento acontece em Belo Horizonte (MG), entre os dias ...
SP recebe 5º Open Innovation Seminar

O 5º Open Innovation Seminar, maior encontro de inovação aberta do mundo, acontece entre os dias 12 a 14 de novembro no Hotel Transamérica, em São Paulo ...

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google