fornecedores da construção civil estão otimistasO Termômetro da Associação Brasileira de Materiais de Construção (ABRAMAT) de outubro aponta que o setor da construção civil segue em um horizonte animador no mercado interno de materiais de construção. Entre as empresas consultadas este mês, 72% afirmaram estar otimistas em relação ao desempenho do setor na economia. Para novembro, o otimismo cresce para 77%, com diminuição da expectativa regular de 26% em outubro para 21%.

Para o mercado externo de materiais de construção em novembro, a sondagem indica expectativa otimista em 47% dos pesquisados, 38% de pessimismo e 15% regular.

“O otimismo do setor, no mercado interno, manteve-se alto em função do tradicional aumento de vendas de final de ano”, avalia Walter Cover, presidente da ABRAMAT.

Em outubro 71% das indústrias de materiais de construção afirmaram que pretendem investir nos próximos 12 meses. Houve diminuição em relação a setembro, cuja pretensão de investimentos foi de 77%. Em igual período do ano passado (out de 2010) a pretensão era de 73%.

Em setembro, 54% das empresas consultadas tinham boas expectativas com relação às ações governamentais para o setor de construção civil nos próximos 12 meses. Já no mês de outubro, o percentual caiu para 38%, ou seja, uma queda significativa de 16 pontos.

Sobre a ABRAMAT

Desde a sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da construção civil no Brasil, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e aos demais agentes da cadeia produtiva da construção civil. A entidade conta atualmente com 49 empresas filiadas, que são as líderes na fabricação de materiais de construção dos diversos segmentos.

Entre os temas que representam os focos de atuação da entidade estão: a competitividade da indústria, a desoneração fiscal de materiais para construção, a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais de construção, a profissionalização da mão-de-obra da construção e a responsabilidade sócioambiental dos agentes do setor.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia