china lidera vendas de automóveis em setembroA JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de dados sobre a indústria automotiva, divulga seu relatório mensal com o número de carros vendidos em todo o mundo no mês de setembro de 2011.

Nas vendas do mês, a China lidera o ranking do comércio internacional com mais de 1,28 milhão de veículos vendidos, o que significa crescimento de 9,1% em relação ao período de 2010. Logo atrás estão os Estados Unidos com 9,9% de aumento comparado a setembro do ano passado e o Japão com queda de 2,5% no mesmo período. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

A Grã Bretanha subiu para a quarta colocação com crescimento de vendas em setembro de 0,2% comparado ao mesmo mês de 2010. Este aumento significativo nas vendas do mês geralmente ocorre devido ao período de renovação da licença dos veículos no país.

A Alemanha continua numa disputa acirrada com o Brasil e mantém a quinta posição, com 6.250 mil carros vendidos a mais. Logo atrás está o Brasil com aumento de 0,8% e, em relação ao mesmo mês do ano anterior. A Índia, na sétima posição, apresentou uma recuperação e obteve um resultado positivo de 1,4% de crescimento no mês de setembro se comparado a 2010. No oitavo lugar, segue a Rússia com crescimento significativo de 26,2% em relação às vendas do ano anterior. Demonstrando reflexo da crise da economia europeia, a França e a Itália seguem nas últimas posições do quadro, apresentando resultados negativos de 2,4% e 6,7% respectivamente.

”A China depara-se com ventos contrários presentes nos últimos tempos, incluindo os preços elevados dos combustíveis, a eliminação de incentivos, pressões inflacionárias e gargalos de fornecimento em gastos do consumidor. Contudo, considera-se realmente um desempenho de vendas sólido e indica que o mercado está fundamentalmente forte e consolidado”, afirma João Carlos Rodrigues, diretor presidente da Jato Dynamics do Brasil.

Desempenho das marcas

A Volkswagen retorna à primeira posição nas vendas de setembro de 2011 comparado ao mesmo período de 2010. Logo atrás está a Toyota que se manteve estável em relação ao ano passado, com aumento de 0,1%. A Ford segue em terceiro lugar com aumento de 6,6%. A Nissan e Chevrolet inverteram a posição e agora mantêm o 4º e 5º lugares, com crescimento de 17,8% e 17,1%, respectivamente.

“A ambição do Grupo Volkswagen era assumir a liderança mundial de vendas de veículos até o ano de 2018, porém deverá haver uma antecipação e terminar 2011 já na primeira posição, ultrapassando as americanas General Motors e Ford, além da japonesa Toyota, que vinha se destacando na liderança”, Rodrigues.

Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, a empresa de consultoria da JATO Dynamics qual fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. Para mais informações visite JATO Brasil ou envie um email para [email protected]

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional