ibge divulga queda na produção industrial em 8 regiõesA produção industrial brasileira recuou em 8 dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2010.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira, as indústrias do Ceará (-8,6%), de Minas Gerais (-5,8%), de Santa Catarina (-4,5%), de São Paulo (-3,9%) e da Região Nordeste (-2,3%) registraram quedas superiores à da média nacional no período (-1,6%).

Também tiveram resultados negativos os parques industriais da Bahia (-0,7%), do Espírito Santo (-0,1%) e do Rio de Janeiro (-0,1%).

Entre os locais que registraram avanço na produção, aparecem Amazonas (11,3%) e Goiás (10,7%), que tiveram as expansões mais elevadas, seguidos por Pernambuco (6,4%), Pará (4,8%), Rio Grande do Sul (2,8%) e Paraná (1,5%).

No acumulado de janeiro a setembro de 2011, ante igual período do ano anterior, houve aumento na atividade industrial em 9 dos 14 locais pesquisados, com destaque para o Espírito Santo (8,2%), impulsionado pelo crescimento de dois dígitos verificado no setor extrativo.

Com taxas acima da média do País no acumulado de nove meses (1,1%) figuraram ainda Goiás (5,7%), Paraná (4,4%), Amazonas (3,1%), Pará (2,8%), Rio Grande do Sul (1,9%), São Paulo (1,6%) e Rio de Janeiro (1,3%). Minas Gerais apontou crescimento de 0,8% frente a igual período do ano anterior.

Houve contribuição para o desempenho positivo destes locais segmentos ligados à produção de bens de capital (para transporte e construção civil) e de bens de consumo duráveis (motocicletas, telefones celulares e relógios), além dos avanços nos setores extrativo, farmacêutico, minerais não metálicos e de metalurgia básica.

Por outro lado, apontaram queda na produção nos primeiros nove meses do ano Pernambuco (-1,4%), Santa Catarina (-3,9%), Bahia (-4,3%), Região Nordeste (-5,2%) e Ceará (-13,2%).

(com informações da Agência Estado)

Autor(es): Revista Veja

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia