Durante a mesa redonda "Desmistificando a Automação do Pré-Sal", no evento Brazil Automation 2011, o engenheiro Alexandre Maia, responsável pela gerência de engenharia de projetos de instalação de produção e exploração da Petrobrás, alertou os fornecedores de sistemas de automação para que iniciem rapidamente os processos de certificação junto à ANP, a fim de comprovar o índice de 70% do conteúdo local dos sistemas de automação necessários para suprir os oito novos navios do tipo FPSOs destinados à produção de petróleo. Participaram também pela Petrobrás, Antônio Carvalho (CENPES) e Carlos Henrique Moura (coordenador de automação da gerência corporativa E&P),

Com o desafio de ampliar em dez anos a produção, saltando de 2,6 milhões de barris de petróleo por dia para 5,5 milhões em 2020, a Petrobrás vai realizar investimentos de US$ 224,7 milhões até 2014, sendo US$ 53,4 milhões destinados ao Pré-Sal. Segundo os representantes da Petrobrás, a automação terá que apresentar respostas aos novos desafios tecnológicos, econômicos e logísticos.

Para Jorge Ramos, presidente da ISA Distrito 4, associação organizadora do evento, os engenheiros da Petrobrás "reafirmaram que o Brasil dispõe de toda a tecnologia necessária para dar suporte à extração na profundidade que o Pré-Sal requer, mas o alerta para a certificação de conteúdo nacional dos fornecedores veio em boa hora". Representantes das principais empresas que compõem o mercado, fornecedores de sistemas de automação, integradores, fabricantes de hardware, software e instrumentos lotaram o auditório Santana do Expo Center Norte, em São Paulo.

O Brazil Automation, que acontece de 8 a 10 de novembro, é o maior evento de Instrumentação, Sistema e Automação das Américas e um dos mais importantes do mundo. Esta é a 15ª edição do Congresso Internacional e Exposição Técnica realizado pela Associação Sul-Americana de Automação - ISA Distrito 4, coligada à "ISA - International Society of Automation", principal organização mundial do setor de automação que reúne cerca de 30 mil membros em mais de 50 países. Além de apresentar tendências tecnológicas e os mais expressivos lançamentos do mercado mundial, o Brazil Automation ISA 2011 prop orciona capacitação técnica e uma ampla integração entre usuários, fabricantes, distribuidores, pesquisadores, estudantes, prestadores de serviços e demais profissionais do setor.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos