O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) registrou alta de 0,38% em outubro. O resultado supera a taxa de 0,19% registrada em setembro, mas ficou abaixo da variação de 0,51% verificada em outubro do ano passado. Os dados do Sinapi foram divulgados hoje, sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, a alta do Sinapi em outubro foi influenciada pelo reajuste nos preços de materiais de construção, cuja taxa passou de 0,15%, em setembro, para 0,36%. Já a mão de obra, que também compõe o índice, teve alta de 0,40% em outubro, depois da variação de 0,25% em setembro.

Com esses resultados, o custo nacional da construção por metro quadrado passou de R$ 802,66, em setembro, para R$ 805,67, em outubro.

A maior alta do índice foi verificada no Pará (4,12%), onde houve reajuste salarial dos trabalhadores em função de acordo coletivo.

O Sinapi é calculado pelo IBGE mensalmente em convênio com a Caixa Econômica Federal e serve como referência para delimitar os custos de execução de obras públicas.

Autor(es): Agência Brasil

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia