Produção industrial nos EUA cresce acima do esperadoA produção industrial dos Estados Unidos cresceu mais do que o esperado em outubro, com o forte aumento da produção das fábricas e das mineradoras sugerindo que a economia está ganhando vigor.

A produção industrial cresceu 0,7% no mês passado, informou o Federal Reserve (banco central norte-americano), após ter caído 0,1% em setembro. O aumento de outubro foi o maior desde julho.

Economistas ouvidos pela Reuters previam aumento de 0,4 % da produção industrial, após alta preliminar de 0,2% em setembro.

A produção manufatureira se expandiu em 0,5%, após ter crescido 0,3% em setembro. O aumento reflete um salto de 3,1% da produção de veículos a motor e autopeças.

Embora a produção manufatureira represente cerca de 12% do Produto Interno Bruto (PIB), é ela que tem sustentado a recuperação econômica do país.

A produção de minério cresceu 2,3%, mais do que revertendo a queda de 0,5% em setembro. O setor de infraestrutura e serviços públicos recuou 0,1%, em baixa pelo terceiro mês seguido.

A capacidade instalada cresceu a 77,8% no mês passado, ante 77,3% em setembro. Ela está 2,1 pontos percentuais acima do mesmo período do ano anterior, mas 2,6 pontos abaixo da média de 1972 a 2010.

Analistas esperavam que a capacidade crescesse a 77,6%.

Autor(es): Reuters

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia