diferença entre estágio e trabalho temporárioPara muitos jovens iniciar a carreira profissional é dar um passo importante - e difícil - na vida. Situações assim são comuns no dia a dia destes novos talentos que estão em busca de oportunidades, mas ainda sentem muita dúvida e insegurança em relação ao mercado de trabaho ou até mesmo em que departamento da empresa seria o ideal trabalhar.

Pensando em ajudar os jovens a fazerem a escolha certa, e assim garantir um futuro próspero, o diretor de comunicação da Estagiarios.com, Giuliano Bortoluci, revela que o programa de estágio apresenta vantagens tanto para o aluno quanto para o contratante. “Sobre a contratação de estagiários não incidem os encargos sociais inerentes à folha de pagamento. O procedimento é simplificado e a contratação é formalizada através do Termo de Compromisso de Estágio, documento legal que baliza e regulamenta as atividades do estagiário na empresa. Durante o período do estágio, o estudante deverá, obrigatoriamente, estar segurado contra acidentes pessoais, conforme dispõe a lei que rege estas contratações, nº 11.788/98."

Para Bortoluci, ao contrário das vagas temporárias, que efetivam alguns profissionais, o estágio ainda é o mais indicado para aqueles que têm como objetivo de vida traçar uma carreira profissional planejada, dentro da sua área de atuação. “Ao selecionar a pessoa para uma vaga de fim de ano, por exemplo, a empresa pode contratar um profissional não sintonizado com a filosofia da empresa e o pior, dificilmente estará comprometido com o seu crescimento, visto ser esta uma contratação eventual ou vinculada a datas sazonais".

Já o programa de estágio tem uma proposta mais sólida: proporcionar ao estudante a prática que complementa o ensino acadêmico, de cursos e treinamentos e, ao mesmo tempo, o insere no mercado de trabalho objetivado no curso de graduação.

Com relação aos custos, o estagiário é menos oneroso e mais promissor para a parte contratante, uma vez que ela pagará, para o estudante, o valor de bolsa estágio acordado entre as partes, balizado pela prática do mercado. Contratos de estágio inclusive podem ser rescindidos por qualquer das partes, a qualquer tempo, sem ônus, multas ou sanções. Já, na contratação temporária, o contratado tem direito, por um tempo determinado, à remuneração equivalente a recebida pelos empregados da mesma categoria, na empresa. Além disso, o colaborador temporário será beneficiado com férias proporcionais, em caso de dispensa sem justa causa ou término normal do contrato de trabalho, repouso semanal remunerado, décimo terceiro salário, seguro de acidentes de trabalho, fundo de garantia por tempo de serviço – FGTS, adicional por trabalho noturno e benefícios e serviços da Previdência Social.

Sobre a Estagiarios.com

Empresa de prestação de serviços via Internet, com doze anos de atuação neste segmento, viabiliza as emissões e as impressões – online – de todos os documentos necessários para contratação de estagiários e procedimentos legais que envolvem estas contratações, incluindo Contratos de Estágio e Certificados de Seguro de Acidentes Pessoais para Estagiários, nos termos da Legislação em vigor.

O exclusivo formato digital adotado pela empresa, agiliza e simplifica os procedimentos administrativos, reduz os custos operacionais decorrentes e possibilita formalizar, legalmente e imediatamente, contratações de estagiários em qualquer localidade com acesso à Internet.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial