ALL recebe prêmio de responsabilidade ambientalA América Latina Logística (ALL) recebeu, nesta semana, o troféu Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental pelo conjunto de trabalhos sociais e de meio ambiente realizados em parceria com o Instituto ALL. O prêmio foi entregue em reconhecimento às empresas que valorizam e incentivam trabalhos de conservação dos recursos naturais e a melhoria de qualidade de vida da população. Com 50 funcionários desenvolvendo planos e ações ambientais, a ALL investiu cerca de R$ 1 milhão nessa área ao longo de 2010.

O Instituto ALL, criado pela empresa para promover a conscientização da importância do meio ambiente e desenvolvimento social, se destacou na premiação pelos constantes estudos ambientais e análises de riscos de toda operação da empresa. Para tanto, a ALL conta com 13 estações de tratamentos de afluentes líquidos gerados em lavagens de locomotivas e vagões e 15 separadores de água e óleo em suas instalações; gerenciamento de coleta seletiva para separação de materiais, reduzindo desperdícios e aumentando o tempo de vida útil de aterros sanitários; seis sistemas de captação de água da chuva, localizados estrategicamente em locais com maior demanda de consumo de água para lavagem de locomotivas e vagões; treinamento de colaboradores em módulos de meio ambiente específicos conforme a necessidade da operação; auditorias ambientais realizadas bimestralmente por profissionais externos e a busca por novas tecnologias para a substituição de dormentes de madeira nativa.

Para a área de Meio Ambiente da ALL, o reconhecimento do Prêmio Chico Mendes veio pelo comprometimento com a responsabilidade social e ambiental junto às comunidades e pela criatividade e viabilidade da empresa em ações utilizando da força do exemplo como ferramenta transformadora da cultura socioambiental brasileira.

ALL recebe prêmio de responsabilidade ambientalO Instituto Chico Mendes avalia critérios como ineditismo, potencial transformador da ação ou produto, problema solucionado, racionalização e nível de investimento, praticidade para possíveis replicações, análises de certidões negativas e déficit socioambiental, criatividade, eficácia e articulação com potencial de integração, relações da empresa com os colaboradores e comunidades próximas, entre outros fatores como saúde e segurança do trabalhador.

Criado em 2008, o Instituto ALL de Educação e Cultura tem proporcionado a colaboradores e membros das comunidades próximas atividades que oferecem bem-estar e qualidade de vida, além de promover a conscientização da importância do meio ambiente, educação e cultura para o desenvolvimento social.

Com o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto pode receber doações feitas por pessoas jurídicas, que contam com a possibilidade de dedução em seu imposto de renda. Os projetos são apoiados em leis de incentivo social, educacional e ambiental.

A América Latina Logística S.A. é a maior empresa de serviços de logística da América Latina. A companhia oferece uma grande variedade de serviços logísticos, incluindo transporte ferroviário e rodoviário nacional e internacional, distribuição, armazenamento e transporte customizado de container.

Autor(es): Assessoria de Imprensa da ALL

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística