Nordeste concentra 23% das máquinas para obras de infraestruturaUma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema) constatou que, da frota atual de aproximadamente 285 mil máquinas utilizadas em obras de infraestrutura no Brasil, 23% estão em operação na região Nordeste.

O levantamento, inédito no País e denominado Pesquisa Frota Brasil em Atividade, foi feito com base em um universo pesquisado de 45 mil máquinas e equipamentos.

O estudo, na verdade, é o desdobramento de outro que identificou onde estão os investimentos e as principais obras. Em decorrência, se concluiu que onde estão as obras, estão também as máquinas e equipamentos.

“Acreditamos que a expressiva presença de equipamentos no Nordeste se deve à concentração de grandes obras em execução neste momento Nordeste concentra 23% das máquinas para obras de infraestruturanaquela região, uma vez que o levantamento pegou a situação atual das obras existentes no País”, explicou Afonso Mamede, presidente da Sobratema, durante a divulgação do estudo.

O levantamento apontou ainda que a liderança em termos de utilização de máquinas é da região Sudeste, com 56% do total, seguida das regiões Sul (7%), Norte (6%) e Centro-Oeste (3%).

A pesquisa, elaborada e realizada pela CriActive Assessoria Comercial, indicou também que 56% dos equipamentos em uso no Brasil tem idade média até 5 anos. Uma constatação extra do estudo é o de que 72% das empresas que atuam no mercado imobiliário alugam equipamentos para suas obras, 23% alugam parte das máquinas além de ter uma pequena frota própria e que apenas 5% das empresas são verticalizadas, ou seja, possuem 100% das máquinas que utilizam em suas obras.

A referida pesquisa estará disponível para os interessados a partir de janeiro de 2012 no site da Sobratema.

Autor(es): Mecânica de Comunicação
Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos