BASF inaugura fábrica-piloto de tintas de alta tecnologiaCom o objetivo de otimizar os processos da Divisão de Tintas, a BASF investe 800 mil euros e inaugura um novo Laboratório de Desenvolvimento de Processos, implantado na maior fábrica de tintas do mundo, localizada no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo.

O espaço conterá uma planta-piloto, que simula, em escala reduzida, o processo de fabricação antes da operação em linha de produção. Esse conceito é pioneiro tanto no mercado brasileiro de tintas, quanto em todas as fábricas de tintas da BASF no mundo, e permitirá melhorias e ganhos financeiros e de tempo, já que é possível detectar possíveis problemas nos processos.

“Nosso objetivo é garantir que o processo de fabricação e o produto tenha um resultado positivo e identifique possíveis falhas antes de ir para a planta industrial. Além disso, o laboratório foi idealizado dentro dos conceitos de sustentabilidade e segurança BASF”, afirma Carlos Arthur Peixoto, gerente do Laboratório de Desenvolvimento de Processos.

Inédito no Brasil, o laboratório conta com um sistema de segurança eficaz, em que não há a necessidade de utilização da força, isto é, os funcionários não precisam carregar cargas pesadas.

“A planta-piloto é bastante inovadora e foi projetada para operar em condições idênticas a uma planta industrial. Ela contém, ainda, um sistema de aquisição de dados, supervisão e controle automatizados de última geração, que, além de reduzir consideravelmente o tempo necessário para o estudo e a otimização do processo químico, nos permite utilizar os dados no monitoramento do processo fabril, permitindo antecipar ações, evitando a necessidade de ajustes no produto final. O produto sai pronto na primeira vez“, explica Peixoto.

Além da Divisão de Tintas Imobiliárias da BASF, o laboratório atende também os outros negócios desse segmento da companhia: Tintas Industriais, Automotivas e Repintura Automotiva.

BASF inaugura fábrica-piloto de tintas de alta tecnologiaMercado

Desde 1969, a BASF é dona da Suvinil, que produz uma completa linha de produtos constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Seu portfólio atende todo o mercado nacional, além de já ser exportado para países como Paraguai, Venezuela, Cuba, Bolívia e alguns países da África.

Com 100 anos de existência, a BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás.

Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso.

Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência de energia, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 63,9 bilhões de euros em 2010 e conta, aproximadamente, com 109.000 colaboradores.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas