Para a produção de turbocompressores de motores diesel Euro 5, só em 2011 a BorgWarner Brasil investiu R$ 15 milhões em desenvolvimento e validações de produtos, atualização de máquinas e equipamentos e aumento da capacidade produtiva de sua fábrica em Campinas. A nova norma de emissões para caminhões, ônibus e máquinas agrícolas será exigida a partir de 1º de janeiro de 2012.

O programa nacional de controle da poluição do ar por veículos automotores foi criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Com norma similar e já atuante na Europa, convencionou-se denominar de Euro 5 esta 7ª fase do CONAMA, ou seja, o Proconve P7.

Com a normatização P7, os motores diesel precisam estar dentro dos níveis destas emissões de poluentes: CO (monóxido de carbono), até 1,5 g/kWh; HC (hidrocarbonatos) até 0,46 g/kWh; NOx (óxidos de nitrogênio) até 2,00 g/kWh; e material particulado até 0,02 g/kWh. A norma também exige a produção do diesel com menor porcentagem de enxofre.

Ressalte-se que no atendimento às leis de emissão de poluentes, o turbocompressor de um motor tem importância fundamental, já que ajuda a promover uma queima mais limpa e completa do diesel. Atualmente 95% dos caminhões possuem motores com turbo.

Novas linhas de montagem

Para atender seus clientes – Mercedes-Benz Brasil, MAN, MWM, Iveco, Ford e Mercedes-Benz Argentina -, a BorgWarner Brasil vem trabalhando no Projeto Euro 5 há três anos. E construiu três novas linhas de montagem, sendo que outras duas linhas receberam atualizações.

Na produção dos turbos BorgWarner Euro 5, além de centenas de horas em testes de campo e laboratório, ainda foram necessárias novas máquinas de usinagem, de balanceamento e máquinas de testes finais, resultando em produtos que incorporaram tecnologias até então inéditas em materiais e desenho.

Segundo Arnaldo Iezzi Júnior, diretor geral da BorgWarner Brasil, “a partir de 2012 os turbocompressores Euro 5 serão responsáveis por 80% de nossa produção. Os dos motores atuais continuarão a ser produzidos para mercados externos e para a reposição. Destaque-se que nossa Divisão de Remanufaturados também já possui condições técnicas para trabalhar com turbos Euro 5”.

O Grupo BorgWarner, com 60 instalações de manufatura e tecnologia, está presente em 18 países – com matriz em Auburn Hills, Michigan, EUA. No Brasil, com planta em Campinas, a empresa possui duas unidades de negócios: a Turbo Systems (turbocompressores) e a Thermal Systems (ventiladores e embreagens viscosas para arrefecimento), ambas voltadas para motores diesel nos segmentos de pesados - caminhões, ônibus, microônibus e tratores – e de comerciais leves – picapes e vans.

Autor(es): Lellis Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas