A Air Liquide, líder mundial em gases para indústria, saúde e meio ambiente, foi escolhida fornecedora exclusiva de Nitrogênio para a produção de iPads da Foxconn no Brasil, informou o gerente de desenvolvimento de Tecnologia e Pesquisa da Air Liquide Brasil, Sérgio Munhoz.

A Foxconn é uma das maiores indústrias de placas eletrônicas do mundo. Ela é fornecedora para empresas como Apple, Nokia e BMW. E, graças ao Nitrogênio que é introduzido no processo de soldagem das placas eletrônicas dos iPads, que estes aparelhos têm uma durabilidade maior.

O Nitrogênio é injetado por meio do ALIX, equipamento inovador, desenvolvido e patenteado pela Air Liquide. A presença desse gás modifica a atmosfera no momento da soldagem. A alteração da atmosfera se faz necessária para que o ponto de solda fique livre de impurezas, normalmente trazidas pela presença do ar, tais como: umidade, partículas e Oxigênio.

A solução elimina um dos principais problemas das soldas nos circuitos eletrônicos: a ocorrência de oxidação. Mesmo com as altas temperaturas envolvidas no sistema de soldagem (acima de 200ºC) a técnica da Air Liquide evita que o processo da oxidação se desenvolva.

A aplicação do Nitrogênio também impede a formação de trincas e bolhas no interior do ponto da solda, que acabam por afetar a eficiência da transmissão dos sinais elétricos no circuito. A tecnologia empregada pela Air Liquide aumenta a tensão superficial em cada ponto de solda, fazendo com que não haja escorrimentos de solder, o que poderia levar a conexões indesejadas, gotículas e outras deformidades no ponto, os chamados “splashs”.

Essa técnica é que garante a qualidade das placas eletrônicas que além de trabalharem intensamente, sem defeitos eletrônicos, ainda suportam quedas, vibrações e mudanças bruscas de temperatura.

Embora seja visto por alguns como um gasto extra na produção, o Nitrogênio é uma solução econômica, já que reduz em 80% o uso de solder e de fluxo (agente usado na solda) e em 50% a ocorrência de defeitos. Outra vantagem é que a necessidade de limpeza das máquinas é reduzida de três para uma vez por dia. “A ocorrência de borras cai significativamente, o que evita paradas na produção. O Nitrogênio permite que se produza mais e melhor com menos gastos”, afirma Munhoz.

A Air Liquide domina a técnica para soldagens com e sem chumbo (Lead Free) e os processos de aplicação nos vários sistemas Reflow e Wave. Os produtos da Apple e o padrão europeu, por exemplo, exigem soldas sem chumbo, pois não contaminam o meio ambiente quando descartados posteriormente. A linha de equipamentos ALIX, atende bem o sistema Wave (a placa eletrônica desliza sobre uma onda de Solder). O ALIX, com um sistema de canaletas de titânio de consistência porosa, permite uma vazão uniforme do Nitrogênio dentro da máquina de soldagem, garantindo concentrações iguais em toda a superfície do recipiente de solda.

Sobre a empresa - A Air Liquide é o líder mundial em gases para a indústria, saúde e meio ambiente, e está presente em mais de 80 países com 43.600 funcionários. Oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e gases raros estão no centro das atividades da Air Liquide desde sua criação em 1902. Usando essas moléculas, a Air Liquide reinventa continuamente seus negócios, prevendo as necessidades dos mercados atuais e futuros. O Grupo inova para possibilitar o progresso, atingir um crescimento dinâmico e um desempenho consistente.

Tecnologias inovadoras que controlam emissões de poluentes, menor uso de energia pela indústria, recuperação e reutilização de recursos naturais ou desenvolvimento das energias do futuro, como hidrogênio, biocombustíveis ou energia fotovoltaica... Oxigênio para hospitais, homecare, combate a infecções hospitalares. A Air Liquide combina muitos produtos e tecnologias para desenvolver aplicações e serviços úteis não apenas para seus clientes, mas também para a sociedade.
Um parceiro para longo prazo, a Air Liquide conta com o comprometimento dos funcionários, a confiança dos clientes e o apoio dos acionistas para perseverar em sua visão de crescimento sustentável e competitivo. A diversidade das equipes da Air Liquide, negócios, mercados e presença geográfica proporcionam uma base sólida e sustentável para seu desenvolvimento e fortalece sua capacidade de ultrapassar seus próprios limites, conquistar novas regiões e estruturar seu futuro.
A Air Liquide explora o melhor que o ar pode oferecer para preservar a vida, permanecendo fiel à sua abordagem de desenvolvimento sustentável. Em 2010, as receitas do Grupo somaram €13.5 bilhões, dos quais quase 80% foram ganhos fora da França. A Air Liquide está relacionada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40 e Dow Jones Euro Stoxx 50.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas