Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Dicas para escolher a lâmpada correta

Assim como qualquer outro produto de consumo, a lâmpada deve apresentar conforto – no caso, visual – com um custo benefício favorável.

Mais notícias relacionadas a energia:

Parques eólicos offshore
Plantas de geração de energia podem ser erguidas em rios, lagos e no mar.


Como funciona a Caixa de Bloom
Esta é uma adaptação da tecnologia de células de combustível de óxido sólido, que gera ...


O que é combustível sem fumaça
Alguns combustíveis sólidos comuns que normalmente são considerados sem fumaça são carvão antracite, coque, carvão ...


Dicas para escolher a lâmpada corretaQuem nunca se sentiu confuso diante de uma prateleira na hora de comprar lâmpadas? São tantos modelos, formatos e detalhes mencionados nas embalagens, que comumente deixam o consumidor mais desatento e confuso.

Escolher a lâmpada pelo preço não é mais sinal de uma boa compra. Assim como qualquer outro produto de consumo, a lâmpada deve apresentar conforto – no caso, visual – com um custo benefício favorável. Neste caso, a escolha do produto que propicie consumo equilibrado de energia, sem acúmulo de calor no ambiente, é fator a se considerar. Tudo isto, deve estar adequado ao espaço. Segundo o especialista em iluminação da Lâmpadas Golden, Leandro Barros, “a luz é um elemento de design. Assim como textura, linha, volume e forma, ela influencia a resposta emocional das pessoas que ocupam e usam o espaço”.

A seguir, Barros dá algumas orientações sobre o que é importante se ter mente para escolher o modelo adequado, aliando economia com conforto.

Veja 7 perguntas que você não pode deixar de fazer ao comprar lâmpadas:

O local onde pretendo instalar a lâmpada tem minuteira?

Resposta: Em caso afirmativo, a lâmpada fluorescente compacta não é a ideal, pois ela não pode ser dimerizada nem ligada a sensores de presença, mas pode ser usada com fotocélula que contenha liga e desliga programado. Sugere-se utilizar os modelos de LED, cuja tecnologia possibilita a instalação com esse tipo de equipamento.

Dicas para escolher a lâmpada corretaA lâmpada ficará em um lugar muito quente ou a luminária é fechada?

Resposta: Se o ambiente é quente, a incandescente o deixará ainda mais, pois ela utiliza somente 5% da potência para produzir luz, sendo os 95% restantes dissipados na forma de calor.

Para lugar muito quente, recomenda-se utilizar lâmpadas fluorescentes compactas com luminárias que tenham dissipação de calor. Produtos com a tecnologia LED já podem ser considerados. Em residência, por exemplo, o consumidor pode substituir a incandescente de 40W pelo Ultra LED A19 7W, que possui a mesma luminosidade e a mesma opção de temperatura de cor.

No caso de luminária fechada é preciso estar atento ao fato de que ela vira uma estufa para a lâmpada, que acaba queimando. A solução é usar LFC de até 15W, que ficará abaixo do índice previsto de temperatura de trabalho.

A lâmpada está sujeita a ser acesa e apagada muitas vezes?

Resposta: Quando se acende e apaga muito a luz, a probabilidade de a lâmpada queimar mais rapidamente é maior. Isto ocorre no caso das fluorescentes compactas, por exemplo, que tem sua vida útil reduzida. Entretanto, ainda sim, são recomendáveis devido à economia de energia que proporcionam. Um exemplo clássico é quando comparamos a lâmpada instalada em um banheiro com a da sala. Note que a do banheiro queimará mais rapidamente, por ser um cômodo que há mais liga/desliga. Tal fato não quer dizer que ela não possa ser usada nesta aplicação, a questão é que apenas queimará mais rapidamente quando comparada com outras aplicações.

Qual uso é dado ao espaço onde a lâmpada será instalada?

Resposta: O espaço pode ser usado para descanso, atividade ou as duas coisas. Para descansar, o ideal é colocar lâmpadas com temperatura de cor mais baixas (abaixo de 4000K), podendo ser tanto as famosas econômicas (fluorescentes compactas) como a com tecnologia LED (Ultra LED A19 e Ultra LED AR 111, Ultra LED dicróica MR 16 e Ultra LED PAR30, sendo as três últimas em caso de embutidos).

Para atividades, nada como uma luz estimuladora propiciada pelas lâmpadas fluorescentes compactas de 6500K ou Tubulares T5 6500K.

Para as duas coisas o ideal é uma lâmpada que permita o controle de cores, permitindo a criação de vários ambientes em um só. Neste caso, o LED tem uma vasta gama de recursos com modelos que permitem a regulagem da intensidade de luz e de cores, como a fita LED RGB IP20.

Atenção à temperatura de cor – luz branca para espaços com estímulo (cozinha, corredor, área de serviço, escritório, local de circulação); luz amarela (para área de descanso e relaxamento).

Dicas para escolher a lâmpada corretaA luz fica muito tempo acesa?

Resposta: Neste caso, tanto as lâmpadas fluorescentes como os LEDs são excelentes opções. Mais econômicas que as lâmpadas tradicionais, proporcionam uma economia de energia de até 80% para a primeira e de até 95% para estes últimos. É possível comprar uma LFC ou LED de menor potência, quando comparado com a incandescente, para se obter a mesma luminosidade. Como tem menor potência, consome menos energia.

Qual a finalidade pretendida com a iluminação?

Resposta: Ela pode ser de destaque, decorativa ou refletora. Para luz de foco e direcionada o ideal é o LED porque consegue substituir diretamente as lâmpadas refletoras tradicionais mantendo a mesma temperatura de cor, mesma intensidade de luz e elevada redução de consumo de energia. Para luz difusa, existe uma vasta gama de modelos de lâmpada fluorescente compacta, com formatos e tamanhos variados que permitem a instalação em boa parte das luminárias do mercado.

Destaque para obras de arte, que precisam de uma luz que destaque sem danificar, é indicado o uso do LED porque não possui radiação ultravioleta.

É necessário boa fidelização das cores?

Resposta: O LED, em alguns casos, não é recomendado porque não possui, ainda, um nível de IRC (Índice de Reprodução de Cores) semelhante às halógenas. Atualmente, a maioria dos LEDS possuem IRC entre 70 e 80. Quando se necessita de boa fidelização de cores recomenda-se halógenas e alguns modelos de lâmpadas de vapor metático.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Sobre a Golden

A Lâmpadas Golden é uma empresa de iluminação que atua no mercado brasileiro desde 1990, reconhecida por oferecer uma vasta gama de produtos que tem como compromisso a eficiência energética. Assentada no tripé tecnologia, qualidade, capacitação, sustentabilidade, economia e inovação, o compromisso da Golden é oferecer soluções sustentáveis em iluminação, com produtos que aliem durabilidade com melhoria do fluxo luminoso e menor consumo de energia.

Seu departamento de Engenharia e Gestão da Qualidade, que atua em sinergia com as unidades fabris parceiras, dispõe de estrutura e profissionais para garantir aos seus produtos 100% de conformidade com as normas técnicas brasileiras em vigor. Além de produtos voltados ao segmento comercial, industrial, residencial, empresarial e de iluminação pública, a Golden inova ao desenvolver uma estrutura para atender a demanda de um público especializado. Uma equipe altamente qualificada se dedica exclusivamente ao estudo e aprimoramento da tecnologia LED, focando no segmento de LEDs de alta potência, com a família EXTREME. A iniciativa vem para promover uma aproximação da marca ao especificador, contribuindo para atender a demanda de várias áreas que exijam maior eficiência, design e mais qualidade.

O Centro de Treinamento da Golden, criado em 2008, é referência na capacitação de profissionais que atuam na área de iluminação. Mais de 10 mil pessoas já passaram pelos cursos presenciais da Golden por todo o país, que em 2012 inova ao investir na plataforma para e-learning.

Os produtos incluem uma série completa de lâmpadas de halogênio, lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas fluorescentes normais, lâmpadas de descarga (metálica, mista, mercúrio e sódio), acessórios, transformadores, refletores e fontes, além da linha de LED.

A empresa também é associada da Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação (Abilumi) e membro do Green Building Council Brasil.

Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a energia:

Destilador usa energia solar para purificar água

A empresa israelense SunDWater lançou um dispositivo ecológico e de baixo custo e manutenção que usa energia solar para limpar água poluída ou salgada. A novidade ...
Cummins Diesel concentra forças no Nordeste brasileiro

O término de algumas obras do PAC e a conclusão de unidades fabris no Nordeste do Brasil nos últimos anos têm levado empresas do setor energético ...
Como funciona um ímã supercondutor

Um ímã supercondutor é um eletroímã, onde as bobinas são feitas de um supercondutor tipo II. Ele pode facilmente criar campos magnéticos contínuos de 100.000 Oersted ...
Energia mecânica elétrica

Energia mecânica elétrica pode ser criada de duas maneiras: com um gerador elétrico ou um motor. O termo gerador elétrico é usado para descrever uma série ...
O que é sustentabilidade energética

A sustentabilidade energética desempenha um papel importante no nosso mundo e na atual geração populacional. É uma forma de sermos capazes de fazer uso dos recursos presentes num processo ...
Chile solicita licitações para exploração solar na América do Sul

O Chile vai solicitar propostas no próximo ano para construir a maior fazenda solar da América do Sul, pois o governo pretende dar o pontapé inicial de investimentos ...
Campanha da Eletrobras desmistifica energia nuclear

A Rota da Energia Nuclear, novo projeto da Eletrobras, tem como objetivo explicar de forma didática como é feita a produção de energia nessas usinas. A ação, criada ...

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google