Mercado de trabalho para executivos cai em fevereiroEm comparação com janeiro, o segundo mês do ano teve diminuição de quase 35% na abertura de vagas de emprego para executivos. O dado consta no l levantamento mensal realizado pela Ricardo Xavier Recursos Humanos, que apontou que fevereiro foi um mês de pouca movimentação no mercado de trabalho.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Embora tradicionalmente o período seja de declínio na geração de vagas em razão do mês mais curto e do Carnaval, este ano a queda foi mais expressiva. A oferta de 1.060 novas posições no período significou uma diminuição de 34,92% na comparação com janeiro e de 29,94% em relação a fevereiro do ano passado.

A área Comercial foi a que mais abriu vagas, com 10,6% das oportunidades. Na sequência, as áreas que mais se destacaram foram Engenharia (9,7%), Administrativa (7%), Financeira (5,9%), Contabilidade (3,7%), Marketing e Recursos Humanos (ambas com 3,3%), Compras/ Suprimentos (3%), Tecnologia da Informação (2,9%) e Industrial (2,7%).

Áreas de Comercial, Engenharia e Administrativa abriram maior número de oportunidades em fevereiro

                      Áreas de Comercial, Engenharia e Administrativa abriram maior número de oportunidades em fevereiro

“Com menos dias e com um feriado prolongado, já era de se esperar um número menor de vagas. No entanto, a queda foi muito significativa e sugere que as empresas estão mais cautelosas. Ainda assim, é cedo para afirmar que o mercado entrará em retração. Por enquanto, acredito que o declínio na geração de vagas seja algo momentâneo e que a situação volte a ser favorável nos próximos meses”, aposta João Xavier, Diretor Geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

As empresas nacionais mantiveram a liderança das contratações em fevereiro, com 75,47% das vagas. Já as multinacionais ofertaram o restante das posições.

Graduações em destaque

Em fevereiro, os engenheiros permaneceram como os profissionais mais requisitados pelo mercado, com 23,16% do total de vagas. Na sequência, as graduações mais solicitadas no período foram: Administração (15,57%), Ciências Contábeis (7,65%), Economia (5,53%), Propaganda/ Publicidade e Marketing (2,19%), Direito (2,05%), Tecnologia da Informação e Psicologia (ambas com 1,43%), Arquitetura e Comércio Exterior (ambas com 1,23%).

Sobre o estudo

O levantamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos é realizado com base nas oportunidades captadas para os assessorados da Consultoria – não representa a totalidade das vagas abertas no País. A pesquisa abrange as seguintes localidades: São Paulo (capital e Grande SP), Campinas (interior de SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Dentre elas, as que mais abriram vagas em fevereiro foram: São Paulo (36,32%), Campinas (25,66%), Salvador (17,64%), Belo Horizonte (8,96%), Rio de Janeiro (6,23%) e Porto Alegre (5,19%).

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial