Software ajuda empresas a reduzir até 75% no consumo de energiaEconomizar 5 milhões de euros em um ano é perfeito para qualquer empresa. Esse é o valor que francesa La Poste está embolsando ao adotar um software que diminuiu o gasto de energia elétrica de seus 140 mil computadores. O software, criado pela empresa de tecnologia francesa AVOB, chama-se Energy Saver e, além de reduzir os gastos, contribui com o meio ambiente. No caso do parque informático da La Poste, a diminuição dos níveis de emissão de CO2 é expressiva: equivale a cerca de 500 mil árvores para absorver todo o gás carbônico produzido por ano. Entre dezenas de clientes corporativos da AVOB, nomes como Renault, Airbus e Disney também aderiram a essa solução inteligente.

Os números apresentados pela Greenable, empresa que detém os direitos exclusivos de comercialização no Brasil das soluções da AVOB, enchem os olhos de qualquer organização decidida a investir em ações sustentáveis. Desenvolvido para ajudar companhias e entidades públicas a otimizar o gasto energético, o Energy Saver reduz o consumo de energia de parques de informática em até 75%.

O funcionamento é simples. Quando o computador não está em uso, o programa assegura que o equipamento entre no modo stand-by ou hiberne. Durante a utilização, é alocada para cada PC a potência adequada para efetuar a tarefa correspondente, tudo isso sem nenhuma alteração na rotina e produtividade do usuário.

Sistema da AVOB coloca todos os computadores de uma rede em stand-by para economizar luz

                            Sistema da AVOB coloca todos os computadores de uma rede em stand-by para economizar luz

Hoje, o sistema vem sendo aplicado em desktops e monitores, mas o objetivo é que esse uso seja ampliado para outros equipamentos, tais como roteadores, impressoras e servidores.

No Brasil, o serviço da Greenable, distribuidora exclusiva das soluções tecnológicas desenvolvidas pela AVOB para o mercado brasileiro, promove uma auditoria no cliente para diagnosticar o consumo real de seu parque informático. É feito um calculo percentual de economia com a utilização do software.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Nesse diagnóstico, são recomendadas também políticas de energia para os computadores da empresa, com sugestões de horário de desligamento, modo sleep, entre outras. Em um segundo momento, caso o cliente decida pela compra do produto, o preço da licença será calculado em função da economia gerada, garantindo assim um retorno sobre investimento inferior a 10 meses. "O cliente tem toda segurança que o investimento será pago,” explica Bruno Teixeira, diretor da Greenable.

Sobre a AVOB

A AVOB (Alternative Vision of Business), sediada em Paris, é líder no desenvolvimento de soluções Green IT. Presente em diversos países e com uma carteira considerável de clientes, oferece soluções que reduzem o consumo de energia de computadores, monitores e roteadores em até 75% ao ano. As tecnologias de ponta desenvolvidas e comercializadas pela empresa foram premiadas na CeBIT, a maior feira de informática do mundo. Entre as parcerias estratégicas já consolidadas pela empresa estão Intel, Microsoft, Cisco, Climate Savers, McAfee.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia