Jorge Ramos irá falar sobre o impacto da carência de profissionais especializados na competitividade do setor de automação industrial e sobre a exigência pelo uso de insumos nacionais em cadeias produtivas.

Jorge Ramos, presidente da ISA Distrito - 4, principal organização mundial do setor de Automação e que reúne cerca de 30 mil membros em mais de 50 países, participará do quarto seminário da série Petróleo e Gás do "Brasil em Perspectiva". Durante sua palestra, Ramos discutirá a automação industrial no Brasil, abordando o atual risco do apagão de mão de obra e a importância do conteúdo nacional, exigido nos projetos do setor. O evento acontece no próximo dia 03 de abril, no Hotel Mercure, em São Paulo, e trata-se de uma iniciativa do Grupo Ejesa, por meio dos jornais Brasil Econômico e O Dia.

A tecnologia de automação hoje é imprescindível em todos os projetos de empreendimentos industriais e de infraestrutura e está relacionada aos principais temas da atualidade. Durante a palestra, o presidente da ISA abordará aspectos relacionados ao mercado brasileiro, como a carência de mão de obra no setor, os riscos da "importação" de profissionais estrangeiros e os impactos para a engenharia nacional.

"A automação é fundamental para a otimização dos processos industriais e a falta de mão de obra qualificada impacta diretamente a competitividade da indústria, interferindo na qualidade e na produtividade. Essa escassez pode gerar a "importação" de profissionais estrangeiros ocasionando uma catástrofe para a engenharia nacional", ressalta Ramos.

Outro aspecto que será discutido durante a palestra será o conteúdo nacional, que determina que as empresas utilizem no processo produtivo insumos nacionais ao invés dos estrangeiros. A Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) já aderiu a essa regra, que consiste em uma das políticas industriais mais defendidas pelo governo brasileiro.

"A área de automação industrial ainda não foi convidada a discutir o conteúdo nacional, tema de grande relevância para a economia do Brasil. A exigência já foi adotada pela ANP no setor petrolífero e deve ser perseguida pelas outras cadeias, visando maior desenvolvimento e competitividade da indústria brasileira de bens e serviços", conclui Ramos.

O evento "Brasil em Perspectiva" tem como objetivo debater temas político-econômicos importantes no cenário atual do País e levar os participantes a uma reflexão aprofundada dos assuntos abordados.

Serviço

Qualificar e Competir Petróleo e Gás - Futuros Fornecedores da Indústria Petrolífera

08h30 Recepção dos convidados

09h Boas Vindas

Abertura: Publicher Dio Jornal Brasil Econômico - Ricardo Galuppo

09h10 Palestra: O que é necessário, como se tornar e os benefícios de ser um fornecedor da indústria petrolífera.

Engº João Henrique - Gerente de Desenvolvimento Estratégico do Mercado Fornecedor e Bens e Serviços da Petrobras

09h50 Palestra: Automação no Brasil: O risco do apagão de mão de obra e a importância do conteúdo nacional

Engº Jorge Ramos - Presidente da Associação Sul- Americana de Automação - ISA (International Society of   Automation) Distrito 4 e Gerente de Desenvolvimento de Negócios - Oil & Gas Market da Parker

10h40 Palestra: O crescimento da indústria naval

Sr. Augusto Mendonça - Presidente da ABENAV

11h20 Palestra: O impacto econômico gerado pelo pré-sal

Sr. Márcio Wohlers de Almeida (a confirmar) - Diretor de estudos e políticas setoriais de inovação, regulação e ; infraestrutura do IPEA

12h Brunch

12h30 Encerramento

Hotel Mercure - Rua Maestro Cardim, nº 407 - Paraíso - São Paulo - SP

Sobre a ISA

A ISA Distrito 4 é coligada à "ISA - International Society of Automation", principal organização mundial do setor de Automação Industrial, que reúne cerca de 30 mil membros em mais de 50 países. É o terceiro maior Distrito dentre os 14 que constituem a sociedade e suas atividades abrangem os países da América do Sul e Trinidad . O principal objetivo da ISA é desenvolver e estimular iniciativas relacionadas à Automação, Sistemas e Instrumentação, além de maximizar o valor dos profissionais da área, contribuindo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas carreirras. A ISA oferece como principais serviços o Treinamento, a Capacitação Técnica e a Certificação dos Profissionais do segmento de Automação Industrial. Suas Normas, Padrões, Livros, Artigos e Recomendações são recon hecidos mundialmente e adotados pelas principais entidades normalizadoras e indústrias. Mais informações www.isadistrito4.org.br

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial