Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Programa de reciclagem da Itautec encerra 2011 com recorde

A empresa de tecnologia registrou 4.134 toneladas de material eletroeletrônico reciclado – um aumento de 8% na comparação com 2010

Mais notícias relacionadas a meio ambiente:

Lubrificantes Fênix minimiza impacto com oxidação térmica
A preocupação com o meio ambiente está no DNA da empresa desde sua fundação.


Empresas de biotecnologia representam Brasil na Bio 2013
Maior convenção do setor acontece em abril nos EUA


Para que servem as cortinas de lodo
Também conhecidas como barreiras de lodo, são usadas para evitar que sedimentos de construção poluam ...


Programa de reciclagem da Itautec encerra 2011 com recordeA Itautec, empresa de tecnologia e inovação reconhecida pelas práticas alinhadas com os princípios da sustentabilidade, encerrou o ano de 2011 com um incremento significativo em seu programa de reciclagem para resíduos gerados por aparelhos eletrônicos obsoletos.

No período, 4.134 toneladas de resíduos eletroeletrônicos foram destinadas para reciclagem. Estes materiais podem, posteriormente, retornar ao mercado como matéria-prima de outras cadeias produtivas. O número representa um acréscimo de 8% no montante de e-waste e placas eletrônicas destinados para reciclagem pela companhia em relação ao ano anterior, quando foram registradas 3.842 toneladas – o maior número até então alcançado pelo programa.

“O crescimento resulta da ampliação do processo de reciclagem de eletroeletrônicos com clientes Pessoa Jurídica e também Pessoa Física, além da regulamentação da Lei 12.305/10, a lei de resíduos sólidos. A cada ano, os resultados são mais expressivos e revelam os esforços da Itautec em promover e estimular ações efetivas de respeito ao meio ambiente”, comenta Ricardo Bloj, vice-presidente de Operações da Itautec.

O volume reciclado equivale a cerca de 122 mil desktops (1.118 toneladas provenientes de produtos de computação) e 3,5 mil ATMs (totalizando 3.016 toneladas desses equipamentos, cujo peso unitário é de mais de 700 kg). Desse montante, 50 toneladas de placas eletrônicas foram encaminhadas para reciclagem fora do país, já que o Brasil ainda não possui tecnologia certificada disponível para o processo. Os demais materiais foram 100% reciclados por empresas brasileiras.

Materiais eletrônicos, como placas, devem ser destinados ao descarte correto

                               Materiais eletrônicos, como placas, devem ser destinados ao descarte correto

Como o volume de devoluções de consumidor final ainda é pequeno, a Itautec homenageou cada cliente, como parte do programa de incentivo, com um certificado de reconhecimento e valorização da iniciativa. Também foram enviados relatórios fotográficos do processo de desmontagem e preparação para reciclagem dos equipamentos recebidos.

Também faz parte do Programa de Gestão Ambiental da Itautec o comprometimento com o uso consciente dos recursos naturais e a preocupação em desenvolver ações voltadas para a economia de energia e de matéria-prima, além da diminuição da geração de resíduos no processo produtivo da unidade fabril, localizada em Jundiaí, interior de São Paulo.

“Buscamos inserir os princípios de sustentabilidade na gestão de resíduos, ou seja, reaproveitando-os como matéria-prima em outros processos produtivos. O objetivo final é que absolutamente nada vá para aterros industriais ou sanitários. Hoje 92,7% dos resíduos seguem para reciclagem, já que apenas os resíduos orgânicos gerados no refeitório e na higiene pessoal não são reaproveitados. Todo o restante é separado e encaminhado para reciclagem. Ainda há muito por fazer para aprimorar o processo, mas trata-se de um trabalho permanente de melhoria contínua”, observa João Carlos Redondo, gerente executivo de sustentabilidade da Itautec.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Além das 4.134 toneladas de resíduos eletrônicos, o Centro de Reciclagem da Itautec recebeu também 800 toneladas de resíduos não eletrônicos, tais como madeira, papelão e plásticos – que também foram reciclados. No total, somando-se eletrônicos, não eletrônicos e materiais não recicláveis, o Centro recebeu 5.378 toneladas de resíduos.

“Além de proporcionar ganhos ambientais, a reciclagem é uma atividade que contribui financeiramente para a redução de custos com a gestão ambiental dos processos. A destinação ambientalmente adequada dos materiais recicláveis gera, para alguns materiais, receita que auxilia a reduzir os custos da gestão de resíduos”, ressalta Redondo.

Histórico

A Itautec realiza o processo de reciclagem de eletroeletrônicos desde 2003, mesmo ano que o seu Programa de Gestão Ambiental, iniciado em 2001, foi certificado pela NBR ISO 14001. Nos últimos cinco anos, a empresa já destinou mais de 9.000 toneladas de resíduos eletrônicos para reciclagem. Os materiais são recebidos em suas 32 filiais, localizadas em todos os estados brasileiros. A iniciativa tem sido objeto de estudo de diversos centros de pesquisa do Brasil e do exterior – o que também tem proporcionado oportunidades de melhorias na metodologia.

Sobre a Itautec

A Itautec é uma empresa nacional, com 32 anos de atuação no mercado de tecnologia, especializada no desenvolvimento de soluções de automação bancária, automação comercial, computação pessoal, computação corporativa e serviços tecnológicos. Parte integrante do Grupo Itaúsa, um dos maiores grupos privados do Brasil, a Itautec possui uma extensa rede de serviços, que atende a mais de 3700 cidades brasileiras. Além de fábrica própria em Jundiaí, possui 32 unidades de serviços e dez laboratórios de suporte.

A companhia atua de forma consistente no exterior, com clientes nas Américas, Europa e África e é reconhecida pelo Retail Banking Research por ter a décima maior base instalada de ATMs no mundo. A Itautec está preparada para atender às exigências de logística reversa por ser pioneira na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos no Brasil e, por conta de sua atuação neste campo, foi destacada na edição 2011 do levantamento 50 Empresas do Bem, da revista IstoÉ Dinheiro.

Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a meio ambiente:

ABNT lança norma sobre manufatura reversa de eletroeletrônicos

Nesta sexta-feira (19 de abril), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta em São Paulo a norma ABNT NBR 16156:2013 - Resíduos de equipamentos eletroeletr ...
Desenvolvimento econômico sustentável

O termo desenvolvimento econômico sustentável refere-se ao saldo de crescimento econômico junto com as necessidades sociais e ambientais. Para que o crescimento econômico seja considerado sustent ...
Como funciona um sistema de esgotos

Um sistema de esgoto de águas residuais move o material isolado a partir de seu ponto de origem, de modo que possa ser eliminado ou tratado. Existem três principais ...
Prós e contras de sacolas reutilizáveis

Com tantos problemas ambientais que assolam o planeta, o ideal seria que todas as pessoas contribuíssem para evitar a poluição originada pelo acúmulo de lixo, especialmente por ...
Poluição causada por produtos plásticos

O plástico tornou-se um produto essencial para as pessoas ao redor do mundo. Desde a sua descoberta por Alexander Parkes em 1852, tem sido um dos produtos mais usados ...
O que é biorremediação

A biorremediação é um método, dentro do campo da biotecnologia, criado para impedir as crescentes ameaças provenientes de formas graves de poluição ambiental. Como o nome sugere ...
Ministro da Economia alemão ainda se opõe a licenças de emissão de carbono

Ministério da Economia da Alemanha continua em oposição a um plano da União Europeia para conter um excesso de oferta de licenças no maior mercado mundial ...

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google