BlackBerry supera iOS e Android em segurança para empresasO conceito de mobilidade está cada vez mais presente nas empresas. A cada dia, cresce o número de companhias que abrem suas redes às tecnologias móveis. Isso, somado ao uso de smartphones e tablets por funcionários, criam riscos de segurança para as empresas. Por esse motivo, companhias buscam manter a segurança de suas redes através de soluções que ofereçam uma proteção aos dados corporativos contra ataques mal intencionados quando os usuários acessam emails e web através das redes sem fio.

Ainda que aumente a produtividade dos profissionais e agilize os processos de negócios, a tecnologia móvel também cria riscos latentes no campo de segurança que podem impactar inclusive as áreas financeiras e administrativas. Por esse motivo, as empresas começaram a adotar uma abordagem que combina estratégias e políticas flexíveis para adaptar as tecnologias móveis ao seu ambiente de segurança.

Estudos da IDC(1) e da López Research LLC(2) revelam que atualmente as empresas investem cada vez mais em soluções de mobilidade corporativa para aumentar sua produtividade, mas sem deixar de lado a segurança. Por esta razão, a necessidade de segurança acompanha a evolução dos smartphones.

Os smartphones BlackBerry garantem a segurança das informações – corporativas e pessoais – incluindo funções específicas de seu sistema operacional, na autenticação de usuários, na criptografia dos dados, na administração remota e no controle dos recursos do dispositivo.

Empresas vêm adotando estratégias de segurança de dados, especialmente em relação às tecnologias móveis

                                                  Empresas vêm adotando estratégias de segurança de dados

Além disso, os aparelhos BlackBerry cumprem com as normas da indústria, regulamentos e políticas de segurança de TI(3), de governança corporativa e obtiveram as principais certificações internacionais de segurança(4). Tudo isso valeu à Research In Motion (RIM) diversos prêmios da indústria pelo cumprimento das normas de segurança, posicionando a BlackBerry como a plataforma mais segura do mercado.

Um estudo realizado pela empresa de segurança Trend Micro(5) revelou que o BlackBerry® OS 7 é o sistema operacional móvel que oferece mais segurança no ambiente corporativo. O sistema da RIM obteve pontuações melhores que seus principais concorrentes: iOS e Android.

“O sistema operacional da RIM sempre obteve um grande reconhecimento da indústria por sua segurança. O sistema de criptografia incorporado aos smartphones BlackBerry fez com que os dispositivos se tornassem o preferido das empresas, e parece que essas condições de segurança criaram o sistema com maior proteção”, diz o informe da Trend Micro.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A pesquisa analisou recursos de segurança do BlackBerry OS 7, iOS 5, Android 2.3 e Windows Phone, como autenticação, proteção de dados, administração de e-mails e aplicativos de segurança, entre outros. Os resultados foram conclusivos:

  • “O BlackBerry OS é o sistema mais seguro para empresas, com uma pontuação total de 2,89 de um máximo de 5, e apresenta muita superioridade em áreas como a proteção de correio eletrônico ou ferramentas de segurança".
  • “O segundo classificado em recursos de segurança para empresas foi o iOS 5, com 1,70 pontos; em terceiro lugar está o Windows Phone 7.5, que conseguiu 1,61 pontos e em quarto lugar está o Android 2.3, com 1,37 pontos”.
  • “O BlackBerry OS obteve pontuações muito altas em todos os quesitos, claramente separada do grupo com as três demais plataformas móveis. Segurança corporativa e capacidade de gerenciamento fazem dessa plataforma a opção preferida para as operações móveis mais exigentes”.
  • “Os dispositivos BlackBerry, junto com o BlackBerry Enterprise Server (BES), são considerados por muitos como uma referência em segurança de dispositivos, com ampla aceitação e aprovação das versões anteriores do sistema operacional que consolidam essa reputação".
  • Em autenticação, os dispositivos BlackBerry foram classificados em primeiro lugar, com pontuação de 3,90, especialmente em tecnologias de tempo de inatividade, troca de SIM, requisitos de segurança de senha e proteção contra outros ataques.
  • Na área de proteção de dados, a BlackBerry obteve uma pontuação de 3,80, acima dos outros fabricantes, especialmente nos quesitos de criptografia de dados em repouso, dados em movimento, prevenção de serviços remotos de cópias de segurança e mídias removíveis.
  • Em certificações de segurança, a BlackBerry obteve pontuação de 2.50, superando o iOS 5, que atingiu 0,83; o Windows Phone 7.5, com 0,00 pontos, e o Android 2.3, que tinha 0,67 pontos.

Desafio da segurança para mobilidade de dados corporativos

Atualmente, os dispositivos móveis representam um desafio para a segurança das empresas com funcionários remotos. No entanto, a quantidade de riscos pode ser administrada com mais cuidado ao selecionar uma plataforma corporativa que inclui um sistema operacional com as características de segurança necessárias para o dispositivo e para os dados.

Blackberry tem opções de segurança corporativas e pessoais

Blackberry tem opções de segurança corporativas e individuais

Um estudo recente divulgado pela J. Gold Associates(5) mostra que: “embora cada uma (plataforma) tenha pontos fortes e fracos, a plataforma mais segura para o mundo corporativo é a BlackBerry", em uma comparação entre as plataformas disponíveis no mercado, incluindo Windows® Mobile™, iPhone® e Android®. O relatório termina comentando que as empresas que não tomarem decisões coerentes em relação à segurança dos seus dispositivos móveis terão problemas graves, como multas, não-cumprimento de normas, questões legais e até perda de receitas.

Para confirmar essa afirmação, o relatório da López Research LLC(1) conclui que “a segurança foi projetada como parte da plataforma (BlackBerry) desde o começo", e conclui que “outros fornecedores redobraram seu foco em segurança no último ano, mas a RIM oferece a solução de segurança mais sólida”.

BlackBerry é o smartphone oficial do governo dos Estados Unidos

Um artigo recente do jornal The Washington Post(7) assinalou que – por questões de segurança – o governo dos Estados Unidos continua confiando nas redes e dispositivos da RIM. O jornal destacou que mais de 500 mil funcionários federais, incluindo o presidente Obama e sua equipe, utilizam os smartphones BlackBerry “graças ao foco em segurança da RIM, que é fundamental para o uso governamental”, segundo Casey Coleman, diretor de tecnologia da Administração de Serviços Gerais, que conta com mais de 12 mil smartphones BlackBerry.

(1) IDC. Estudo Especial. “A importência da segurança em soluções de mobilidade corporativa.”

(2) Lopez Research LLC. “Successful Mobile Deployments Require Robust Security”.

(3) A plataforma BlackBerry se destaca pela gestão de infraestrutura de TI com 416 recursos para políticas de segurança de TI.

(4) Certificações e títulos internacionais: O modelo de segurança da BlackBerry foi comprovado, analisado e credenciado por: O programa de validação de módulos criptográficos (programa de validação FIPS 140-2) na América do Norte; O programa assistido de produtos (CAPS) do Grupo de Segurança em Comunicações Eletrônicas (CESG) do Reino Unido; O programa de avaliação internacional Common Criteria (Critérios Comuns); Os trabalhos de avaliação de segurança do Instituto Fraunhofer para Segurança em Tecnologia da Informação (Alemanha); e o programa de certificações Coverity.

(5) Enterprise Readiness of Consumer Mobile Platforms. Trend Micro. 2012.

(6) Relatório da J. Gold Associates. “Choosing an Enterprise-Class Wireless Operating System: A Comparison of Android, BlackBerry, iPhone and Windows Mobile.”

(7) A BlackBerry ainda é o smartphone oficial de Washington, mesmo com os problemas do seu fabricante. The Washington Post. 3 de abril de 2012.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação