Construção de fábricas no Brasil pode ser mais enxutaA polêmica sobre a desindustrialização do Brasil tem sido respondida pelo governo com incentivos que atraíram marcas do setor automotivo. De acordo com levantamento da AutoData, a indústria de automóveis será responsável pela abertura de quatro novas fábricas somente neste ano e, até 2014, serão inauguradas mais cinco. Esse boom de construção de fábricas vai gerar 14 mil novos empregos e envolve investimento de R$ 10,5 bilhões.

Agora, com o lançamento do pacote de medidas que prevê o aumento do crédito subsidiado pelo BNDES e desonerações de impostos deverá elevar ainda mais o interesse de empresas de diversos setores para produzir aqui. Além desta movimentação, há o crescimento natural de empresas já instaladas, que podem precisar construir novas fábricas. De acordo com Huber Mastelari, consultor da Porsche Consulting Brasil, “não há fábrica que não tenha passado por diversos estudos de potencial expansão”.

Somam-se a esse cenário a Copa e as Olimpíadas, o que vem exigindo mais mão de obra e agilidade por parte dos fornecedores da construção civil, além da melhoria da própria estrutura logística do país. Para as empresas se blindarem de tantas variáveis neste terreno incerto, a Porsche Consulting Brasil acredita que o ideal é adotar o método lean desde a fase do projeto de uma fábrica. “Isso significa que o próprio planejamento da planta já deve ser pensado de maneira enxuta”, explica Mastelari.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Pensando nisso, a escolha do local onde a fábrica será construída já deve levar em conta fatores que envolvem a logística, como a proximidade dos fornecedores, portos e rodovias, além da mão de obra local e o mercado consumidor. “Um fator muito interessante é que a maioria das empresas compra um terreno com dimensões inadequadas para suas necessidades atuais e futuras por pura falta de conhecimento técnico”, revela o consultor. As conseqüências podem ser altos custos para expandir futuramente.

Novas fábricas devem ser construídas já pensando em otimização

Novas fábricas devem ser construídas já pensando em otimização

O layout da fábrica precisa ser desenvolvido já pensando nos processos, para identificar potenciais gargalos. “Entrevistar engenheiros, fornecedores e os possíveis fluxos logísticos internos trazem informações cruciais para amarrar as áreas quando tudo estiver em funcionamento”, afirma Mastelari.

Outro item que pode ser otimizado é o cronograma de entrega da fábrica. Fazer o levantamento da capacidade dos fornecedores de materiais de construção e de equipamentos é uma carta na manga. “É que muitos acabam não dando conta do prazo de entrega determinado pela empresa, por ser sempre curto”, conta o especialista da Porsche Consulting Brasil. Mais um item facilita o adiantamento no prazo de entrega da fábrica: “Geralmente, esperam a finalização da obra civil para depois entrar com os equipamentos. Mas muitas vezes já é possível levar parte deles para dentro, economizando tempo”, diz Mastelari.

Mão de obra

Com tantas fábricas chegando, além dos fornecedores que migram para suas redondezas, a mão de obra fica cada vez mais escassa. “Por isso a importância de otimizar ao máximo os processos desde o início”, afirma o consultor. Mas tem um fator ainda mais importante a ser considerado: a qualificação desta força de trabalho. “Deve ser incluído no planejamento a criação de um Centro de Treinamento e um departamento de melhoria interna contínua, que se estenda aos fornecedores, para garantir que a fábrica não vai precisar frear depois que pisar no acelerador”, finaliza Mastelari.

Para as fábricas já existentes, que vão precisar de ampliação, nada de desespero. “Sempre há espaço para melhorar. Em um primeiro momento, é possível otimizar o espaço existente antes de pensar em uma nova construção”, afirma Jürgen Lochner, diretor geral da Porsche Consulting Brasil.

Porsche Consulting Brasil

A Porsche Consulting Brasil é uma consultoria de gestão que tem como objetivo a melhoria da performance operacional de processos, produtos e organização, impactando no comportamento e atitude de seus clientes. Ela traz ao País a experiência da matriz Porsche Consulting GmbH, sediada na Alemanha, há 16 anos no mercado mundial, atualmente com mais de 250 projetos por ano em 28 países do mundo.

Entre as áreas de atuação da Porsche Consulting Brasil estão a indústria automotiva e de processos, como a aviação, engenharia de máquinas e equipamentos e sistemas, bens de consumo, setores de linha branca e de móveis. A empresa também possui experiência em projetos na área de serviços, como hospitais, bancos e seguradoras, além do setor de comércio de varejo e atacado.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil