Grupo Baram Atraída pelo potencial do mercado, a HB Soluções Eólicas – do Grupo Baram - vai atender a um dos setores que mais cresce no Brasil.
De acordo com o Balanço Energético Nacional 2012 (BEN), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a geração de energia eólica teve o principal crescimento entre as fontes renováveis na matriz elétrica, subindo 24,2% para 2,7 mil gigawatts-hora (GWh) no ano passado

Mais de 70 parques industriais com cerca de 1000 aerogeradores (gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica), distribuídos em nove estados, e expectativa de que até 2016 pelo menos 70 milhões de brasileiros tenham eletricidade através dessa fonte renovável energia. Esse é o tamanho do mercado que a HB Soluções Eólicas espera atingir com o atendimento nas áreas de manutenção e preservação das torres.

Com os serviços de limpeza, tratamento de corrosão, inspeção de pinturas, torque e lubricação, a empresa chega a um dos mercados que mais cresce no país com o objetivo ousado de atender toda a demanda nacional. E está preparada para isso. São mais de R$ 2 milhões investidos em equipamentos, ferramentas, tecnologia e alpinismo industrial.

Com sede em São Paulo, a HB é liderada pelo empresário Josely Rosa, diretor-presidente do Grupo Baram, empresa líder na fabricação de equipamentos de acesso para construção que, a partir da HB, passa a operar e investir em um novo e promissor nicho de negócios. “Desde 2005, quando o Brasil inaugurou o primeiro parque eólico, este setor aumentou 54 vezes. Já é o 21ª no ranking mundial de países produtores. Enxergamos neste mercado um potencial enorme de crescimento. Por isso entramos no setor e pretendemos aumentar ainda mais os investimentos. Nosso objetivo é alcançar a liderança também nessa área”, anuncia Josely sobre as metas do Grupo para a HB.

Ao total, o Brasil já possui nove fábricas de aerogeradores. Um dos maiores parques está em Água Doce, Santa Catarina, com 86 torres. Em Osório (RS), são 75. Mas é o nordeste o campeão nacional de geração de energia do vento. O Ceará detém 40% da capacidade do país com 17 parques. No Rio Grande do Norte, são 10 parques em atividade e outros 30 em construção. Até 2014 será o principal do país.

SOBRE O GRUPO BARAM

Com 12 anos de atuação no mercado da construção civil, o Grupo Baram é líder nacional na fabricação de equipamentos de acesso. Possui um parque industrial na cidade de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, e está construindo outro que, somados, dará ao Grupo o total de 18 mil m² de fábrica para atender a produção crescente de equipamentos, entre balancins elétricos e manuais, mini-gruas, máquina para acabamento de parede, tapume ecológico, gruas, elevadores de cremalheira, caçamba motorizada e dutos para entulhos.

A matriz da empresa está localizada no município de Esteio (RS) e o Grupo mantém filiais em seis outros estados, entre eles São Paulo. Criada em agosto de 2000, a empresa conta com 190 funcionários em todo o Brasil. Além do Brasil, a Baram exporta para países da América Latina, como Paraguai, Venezuela, Chile e Uruguai.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas