Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Fiat inicia construção de fábrica em Pernambuco

Construtora Quality vai executar a primeira etapa da obra, que deve durar 90 dias e empregar cerca de 7 mil pessoas..

Mais notícias relacionadas a empresas:

Golden apresenta lâmpadas com elevado fator de potência
Linha possibilita usar luz fluorescente em locais grandes com pé direito alto, oferecendo ótima iluminação.


Banco do Brasil facilita compra de equipamentos
BB Crédito Empresa serve para companhias que faturam até R$ 90 milhões anualmente


Honda Brasil investe em energia eólica
Novo parque de energia irá suprir toda a demanda da fábrica de Sumaré (SP) e ...


Fiat inicia construção de fábrica em PernambucoA Fiat começou ontem a construção da sua nova fábrica em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A primeira etapa das obras será executada pela construtora pernambucana Quality Empreendimentos. Esta fase compreende a implantação do canteiro de obras no terreno. Serão erguidos os escritórios de campo das equipes da Fiat, encarregadas de acompanhar a construção e o recebimento de equipamentos da futura fábrica.

Esta etapa mobilizará cerca de 100 trabalhadores diretos e indiretos, entre os quais serventes, pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores e montadores, além de engenheiros e equipe administrativa. Parte dos trabalhadores já integra os quadros da construtora e outros foram contratados entre aqueles que participaram recentemente de programas de capacitação oferecidos na região.

Um dos novos contratados é Antônio Soares da Silva, 28 anos, que trabalhará como servente de pedreiro na obra. Ele reside em Goiana e participou do processo coordenado pelo Governo do Estado para aumentar a empregabilidade dos trabalhadores locais. Antes de ser contratado para a obra, ele trabalhava como cortador de cana.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


“Sempre sonhei em ser pedreiro, mas corto cana nos engenhos de Goiana desde novo. Fiz o curso do Governo e agora sou servente de pedreiro. Rezei muito para estar aqui nessa obra da Fiat”, conta Antônio.

A esses trabalhadores se somarão outros milhares nos próximos meses. A construção da fábrica deve empregar cerca de 7 mil profissionais quando estiver em ritmo pleno.

A fábrica da Fiat Automóveis será o centro do Polo Automotivo de Pernambuco. Está instalada em terreno com área total de 14 milhões de metros quadrados e estará concluída em 2014. A fábrica terá capacidade de produção de 250 mil carros por ano e sua operação vai gerar cerca de 4,5 mil vagas de emprego.

A fábrica será integrada a um parque de fornecedores composto por 15 empresas sistemistas (fornecedores de primeiro nível), que irão compor o polo automotivo, dotado ainda de centro de capacitação e treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas. Este último item é constituído por um conjunto de pistas com características técnicas específicas para servir de laboratório no desenvolvimento e validação de tecnologias veiculares. Trata-se do único campo de provas da Fiat fora da Itália.

O projeto da Fiat tem concepção sustentável e engloba sistemas de tratamento de efluentes e resíduos biológicos e do processo produtivo, para reaproveitamento da água consumida nos processos produtivos e recolhimento e segregação de resíduos sólidos para destinação ambientalmente correta. Além disso, utilizará sistemas de ventilação e de iluminação interna naturais. Esses e outros processos serão implementados a fim de tornar a fábrica uma operação de baixo impacto no meio ambiente, reproduzindo as melhores práticas consagradas no Sistema de Gestão Ambiental Fiat.

Nova unidade terá o único campo de provas da Fiat fora da Itália

Nova unidade terá o único campo de provas da Fiat fora da Itália

A fábrica será um polo irradiador de capacitação de mão de obra não apenas para produzir automóveis, mas também para projetá-los e desenvolvê-los. Por isto, foi estabelecido acordo de qualificação de engenheiros, envolvendo universidades de Pernambuco e o Instituto Politécnico de Turim, para a formação de jovens engenheiros naquela tradicional instituição italiana, que é um dos mais renomados centros tecnológicos da Europa. Por seu poder irradiador sobre a economia, o mercado de trabalho, a educação e qualificação, o polo automotivo projetará seus efeitos em toda a macrorregião, através da geração de riquezas, de renda, de capacitação, de emprego, de melhoria da infraestrutura, da oferta de educação, da expansão da prestação de serviços, entre outros.

A Fiat tem em seu DNA a marca do pioneirismo. Foi a primeira indústria automobilística brasileira a se instalar fora do cinturão industrial de São Paulo. Ao inaugurar sua fábrica em Betim, Minas Gerais, em 9 de julho de 1976, a empresa tornou-se fator decisivo para a industrialização daquele Estado.

Ao longo de sua consolidação, promoveu o processo de “mineirização”, atraindo para a área de influência da fábrica inúmeros fornecedores, que hoje aportam 70% da demanda de componentes num raio de até 150 quilômetros da nossa planta em Betim. A presença da Fiat mudou a face da economia mineira. Ao longo de seus 36 anos no Brasil, a Fiat produziu mais de 12 milhões de veículos. A empresa é líder de mercado por 10 anos.

Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a empresas:

O que é espionagem industrial

A espionagem industrial é uma tentativa de obter acesso a informações sobre planos da empresa, produtos, clientes ou segredos comerciais. Na maioria dos casos, tal conduta, especialmente quando se trata ...
Minério de ferro e ouro impulsionarão lucro da Vale

O avanço no preço do minério de ferro, que cresceu aproximadamente 23% até março, na comparação com o quarto trimestre de 2012, e o acordo ...
Kia Motors faz recall no Brasil

No dia 1º de maio, tem início o recall dos carros modelos Soul, Carens, Carnival e Sorrento (anos 2007 e 2008) e Sorento (2009 a 2011), da montadora Kia ...
Agrale apresenta caminhões na Agrishow 2013

A Agrale apresenta na Agrishow 2013 dois modelos da sua linha de caminhões, o Agrale 8700 e o 14000. A feira acontece entre os dias 29 de abril e ...
Klüber Lubrication investe na gestão do conhecimento

A subsidiária da América Latina da Klüber Lubrication, especializada em soluções com lubrificantes especiais, definiu a gestão do conhecimento como um dos principais pontos da ...
Fiat ultrapassa 5 milhões de carros flex feitos no Brasil

A Fiat ultrapassou nesta semana a marca de 5 milhões de automóveis e comerciais leves produzidos com a tecnologia Flex Fuel. Atualmente, 99% dos veículos produzidos para ...
Bener Presses lança máquina de corte laser por fibra ótica

Na Feimafe 2013, o Grupo Bener apresentará a máquina de corte laser por fibra óptica modelo BLS-F 3015/2000, da Baykal, fabricante turca representada exclusivamente desde 2011 no Brasil ...

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google