Seminário debate comércio internacional de produtos químicosNos dias 4 e 5 de outubro, a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), promove um seminário inédito no País, com o objetivo de trazer à luz a nova fase da regulamentação REACH (Registro, Avaliação e Autorização para Substâncias Químicas).

O evento busca apresentar para as empresas exportadoras e todos os agentes dessa cadeia produtiva um panorama sobre a implementação e o desenvolvimento dessa regulamentação, bem como avaliar a sua influência no Brasil e em diferentes partes do mundo e analisar as questões jurídicas que podem impactar as companhias brasileiras.

Mais especificamente, serão analisadas as perspectivas atuais e futuras da legislação de substâncias químicas na União Europeia e nos Estados Unidos, e como elas afetam a balança comercial da indústria brasileira.

Para debater o tema com propriedade, a Abiquim busca compor as mesas do evento com representantes de diversas esferas que acompanham a questão: agentes do governo, profissionais ligados a Saúde e ao Meio Ambiente e até membros das organizações internacionais Chemical Watch, ReachLaw e 3E OY, empresas europeias e americanas especializadas nos temas sendo discutidos.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O momento é crucial para realizar esse debate, já que o sistema REACH entra em uma nova fase com a aproximação da segunda etapa de registro em 2013, na Europa, incluindo a notificação de substâncias químicas em produtos finais. A Agência Europeia de Substâncias Químicas ECHA, irá autorizar os usos de qualquer mercadoria que contenha substâncias químicas consideradas como de grande preocupação, e, eventualmente, restringir ou proibir seu uso. Será uma mudança significativa para diversos setores que exportam produtos para a União Europeia, como calçados, têxteis, tintas, máquinas e equipamentos, automotivos, entre outros.

A missão do seminário de comércio internacional será oferecer um panorama completo das legislações que regulamentam a produção da indústria química no mundo. Por exemplo, durante o evento será oferecido um mini curso para detalhar a estrutura regulatória e as características do regime para a importação de produtos químicos na China, ministrado pela consultoria finlandesa, ReachLaw OY.

“A Abiquim busca se colocar, neste momento, como um agente de unificação para as ideias, posicionamento e formação de opinião sobre o REACH. A partir disso, será possível estabelecer uma direção comum das ações, para que as empresas as coloquem efetivamente em prática, de acordo com a regulamentação, preservando, assim, a competitividade da indústria química brasileira”, explica Nícia Mourão, Gerente de Assuntos Regulatórios e Meio Ambiente da Abiquim.

Serviço

Seminário REACH – Novas exigências na comercialização de bens brasileiros: se adequar para exportar
Data: 4 e 5/10 (quinta e sexta-feira), das 08h30 às 18h
Local: Sede da Abiquim- Av. Chedid Jafet, 222 Bloco C- 4º andar- São Paulo/ SP
Inscrições: (11) 2148-4715 ou [email protected]
Site do evento: http://www.abiquim.org.br/geral.asp?pag=cur_prog&idCurso=557

Autor(es): Assessoria de Imprensa da ABIQUIM
Associação Brasileira da Indústria Química

facebook      twitter      google+

Cursos & Treinamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Cursos & Treinamentos