Panduit dá dicas para gerenciar temperatura em data centersAdministrar a temperatura tornou-se um desafio para a operação dos data centers corporativos, especialmente pela alta concentração de equipamentos, resultado da virtualização e da necessidade de disponibilizar informações em tempo real, que requerem maior agilidade das plataformas de TI e da computação em nuvem, entre outros fatores.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Um data center precisa de soluções que ofereçam eficiência física, elétrica e térmica, já que o aumento descontrolado do calor pode causar danos irreversíveis aos equipamentos, interromper os negócios e até levar à perda de informações. Para evitar que isso aconteça, a Panduit, líder mundial em soluções de Infraestrutura Física Unificada (UPI), recomenda aplicar estratégias efetivas de gerenciamento térmico para obter a máxima dissipação do calor em um data center, tais como:

  • Otimizar o fluxo de ar com soluções de confinamento do corredor frio, quente ou contenção do retorno de rack, paredes de contenção ou com o uso de placas cegas nos espaços não utilizados dos racks para distribuir o ar.
  • Durante o projeto do data center, usar ferramentas para simular o fluxo de ar e determinar problemas potenciais antes de iniciar o processo de implementação do data center.
  • Instalar sensores de temperatura em diferentes alturas dos racks fechados para medir a temperatura em diferentes pontos, permitindo uma análise térmica segmentada do rack fechado.
  • Aplicar técnicas modernas de refrigeração que se adaptem ao data center existente.
  • Desenvolver novos data centers adotando as estratégias mais recentes em termos de distribuição de calor, como contenção, refrigeração modular, distribuição de corredores, etc.

A Panduit desenvolveu e implementou tecnologias de ponta para solucionar os desafios do gerenciamento térmico e as integrou em suas soluções para Data Centers, que incluem:

Soluções de Infraestrutura Física Pré-Configuradas: Soluções de infraestrutura projetadas de acordo com as mais exigentes normas do mercado, integradas na fábrica com todos os sistemas necessários dentro de um rack fechado pré-configurado para oferecer elevada eficiência térmica. Esses gabinetes saem da fábrica diretamente para o local de instalação e incluem soluções de transmissão de dados de alta performance, distribuição do cabeamento e aterramento, tudo integrado visando um gerenciamento térmico que maximize a dissipação do calor. Trata-se de uma solução de gerenciamento térmico desde sua concepção.

Data center corporativo precisa de cuidados especiais

Data center corporativo precisa de cuidados especiais

Soluções para Gerenciamento da Infraestrutura do Data Center (DCIM), compostas pelo software para Gerenciamento da Infraestrutura Física (PIM™), que funciona através do sistema de hardware PanView iQ™ (PVIQ™), incluindo POU inteligentes que detectam até a menor alteração em níveis de energia. Sensores de ambiente que medem as condições ambientais como temperatura e umidade e transmitem essas informações para a administração remota. Estes e outros dispositivos de administração de infraestrutura oferecem visibilidade de todos os componentes do data center, em tempo real, incluindo informações sobre a dissipação de calor em cada área para uma análise térmica mais adequada. A Panduit, com estes produtos, oferece uma solução completa para administração remota, essencial para implementar uma estratégia de gerenciamento da temperatura no data center.

Segundo Jorge de La Fuente, diretor técnico de vendas, as soluções para data centers da Panduit permitem reduzir os riscos e evitar períodos de inatividade, além de reduzir custos operacionais, o impacto do carbono e aumentar a sustentabilidade. “A redução dos custos operacionais é tão efetiva que apenas a otimização da distribuição do fluxo de ar em um data center é capaz de reduzir os custos de energia em até 42%, diminuindo o prazo do retorno sobre investimento”, explicou.

A Panduit conta ainda com uma divisão de Professional Services, que disponibiliza serviços de Avaliação e Planejamento de Performance Térmica, empregando técnicas e tecnologias de medição e modelagem de temperatura e fluxo ar, o que permite a identificação de pontos de concentração de calor, layout inadequado e outros pontos que impactam na eficiência da refrigeração.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação