Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Exponorma chega à 6ª edição

Evento promovido pela ABNT acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo, com a proposta de demonstrar que as normas técnicas conduzem à eficiência.

Mais notícias relacionadas a feiras & eventos:

Abiquim e Fiesp realizam seminário sobre segurança na indústria
Evento gratuito discute monitoramento e proteção patrimonial de empresas do setor.


Congresso debate novidades para data centers
DCIM é a inovação para apoiar administradores na diminuição de consumo de energia elétrica e ...


SP recebe Feiplastic no mês de maio
Feira Internacional do Plástico mostra-se alinhada à indústria. Setor deve retomar crescimento em 2013 e ...


Exponorma chega a 6ª ediçãoA maioria das pessoas é beneficiada pela aplicação de uma norma técnica em seu cotidiano, garantindo a qualidade e a segurança de produtos e serviços. Mas essa importância da normalização nem sempre é percebida ou reconhecida. Por isso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vem promovendo, desde 2007, o Exponorma – Congresso e Exposição. Este ano, com o tema “Menos desperdício, melhores resultados – As Normas Técnicas aumentam a eficiência”, o evento chega à sexta edição, nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 5º andar, São Paulo – SP).

A abertura solene do Exponorma está marcada para dia 30, às 9 horas Como é tradição, o Congresso é iniciado com uma palestra magna, e o convidado deste ano é o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Na sequência, a ABNT lançará oficialmente o novo Portal MPE, com vários serviços destinados aos pequenos negócios. Durante os dois dias de evento haverá extensa programação, tanto no congresso como em minicursos, enquanto empresas e instituições que adotam normas técnicas em suas atividades receberão o público na área de exposição.

Em tempo de desafios globais como sustentabilidade e incerteza financeira, ser eficiente em qualquer tipo de atividade é essencial. A eficiência reflete a capacidade de uma organização de alcançar seus objetivos por meio da adoção de processos para desenvolvimento de produtos ou serviços de ótima qualidade, com mínimo desperdício. Para demonstrar que as normas técnicas contribuem para esse resultado em todos os setores, o Congresso terá palestras sobre os seguintes assuntos:

  • Energias Renováveis e Gestão de Energia (ABNT NBR ISO 50001:2011)
  • Responsabilidade Social (ABNT NBR ISO 26000)
  • Gestão da Qualidade (ABNT NBR ISO 9001:2008)
  • Sustentabilidade e Sistemas da Gestão Ambiental (ABNT NBR ISO 14001:2004)
  • Micro e Pequenas Empresas
  • Normas sobre Trabalhos Acadêmicos

Haverá apresentação de casos de sucesso, como o da Pousada Ville La Plage, em Búzios (RJ), que conquistou a primeira certificação de gestão sustentável para meios de hospedagem no Brasil. O painel sobre trabalhos acadêmicos terá como atração Alencar Botari, fundador do site www.estudameufilho.com, que criou a figura de Nossa Senhora da ABNT para auxiliar os estudantes na utilização de normas nos trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Para o dia 31 está programada uma homenagem ao Comitê Brasileiro da Qualidade (ABNT/CB-25), pelos 20 anos de atividades, e a entrega do Prêmio ABNT de Excelência em Normalização para os destaques do ano em três categorias e para antigos associados.

O Exponorma marca também, no Brasil, o Dia Mundial da Normalização, celebrado em 14 de outubro para homenagear os especialistas que, voluntariamente, oferecem seus conhecimentos para a elaboração de normas técnicas. Por isso o evento adota o mesmo tema escolhido pelos dirigentes da International Organization for Standardization (ISO), International Electrotechnical Commission (IEC) e International Telecommunication Union (ITU), organismos responsáveis pela publicação das normas técnicas internacionais.

Minicursos

Durante o Exponorma, o público poderá participar de três minicursos, com inscrições no site www.exponorma.com.br. São eles:

  • Dia 30 de outubro – das 14h às 16h - Indústria de Confecção: Aplicação da norma de vestibilidade masculina de medidas do corpo, com o objetivo de esclarecer sobre a aplicação da ABNT NBR 16060:2012, que trata de medidas do corpo masculino em três biótipos. Instrutora: Engenheira Maria Adelina Pereira, superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-17), professora universitária, consultora e perita judicial nas áreas têxtil, de confecção e química.
  • Dia 31 de outubro – das 10h às 12h - A implantação do sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensaio e calibração em conformidade com a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, com o objetivo de estimular a conscientização de colaboradores envolvidos na implementação do sistema de gestão para atendimento aos requisitos da Norma, incluindo o processo de acreditação junto ao Instituto Naconal de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e sua manutenção. Instrutor: Gláucio Horita, químico industrial com 28 anos de experiência em laboratórios de controle de qualidade, pesquisa, desenvolvimento e processos químicos.
  • Dia 31 de outubro, das 14h às 16h - Padronização de trabalhos acadêmicos de acordo com a ABNT NBR 14724:2011, com o objetivo de esclarecer os requisitos para apresentação de trabalhos acadêmicos, assim como a aplicação das sete Normas Técnicas complementares. Instrutora – Rosa Maria Corrêa, gestora do Comitê Brasileiro de Informação e Documentação (ABNT/CB-14), consultora e auditora de certificações.

Exposição

Na área de exposição, estarão empresas que aplicam normas técnicas em seus produtos e serviços, além de organizações que participam do processo de normalização em Comitês Técnicos da ABNT. Estão confirmados os seguintes expositores:

  • Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)
  • Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)
  • Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro)
  • Associação Brasileira do Alumínio (Abal)
  • Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati)
  • Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg)
  • Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP)
  • Instituto de Fomento e Coordenação do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (IFI/CTA)
  • Sindicato da Indústria de Artefatos de Ferro, Metais e Ferramentas em Geral no Estado de São Paulo (Sinafer)
  • Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Siamfesp)

São patrocinadores do Exponorma 2012: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

A ABNT - A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais. Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é responsável pela publicação das Normas Brasileiras (NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) ou Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). Os comitês são organizados numa base setorial, por área de conhecimento, ou para tratar de temas de normalização que interessem a diversos setores, como é o caso da Qualidade, da Gestão Ambiental e da Responsabilidade Social. Atualmente, a ABNT reúne 190 comitês técnicos e mantém um acervo com cerca de 9 mil normas.

Visite: www.abnt.org.br.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a feiras & eventos:

Hannover Messe será em abril de 2013

A maior feira mundial da indústria, a Hannover Messe, acontece entre os dias 8 e 12 de abril de 2013 em Hannover, na Alemanha. A ênfase da edição ...
Seminário debate otimização na indústria automobilística

A Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) promove mais um Café & Tecnologia. Dessa vez, no dia 5 de dezembro, o tema abordado será Otimização Estrutural ...
Mais de 12 mil pessoas visitaram a Brazil Automation 2012

Sucesso absoluto na Brazil Automation 2012: cerca de 12.400 pessoas estiveram na feira, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de novembro em São Paulo. O bom ...
INTECH Engenharia destaca alta tecnologia no NO-DIG 2012

A INTECH Engenharia, empresa brasileira especializada em Método Não Destrutivo (MND) de Perfuração Horizontal Direcional (HDD), participa do 30th International NO-DIG 2012, um dos mais importantes congressos ...
Brazil Automation 2012: Fluke participa com novos medidores

A Fluke Corporation, líder mundial em ferramentas de teste e medição, marca presença na 16ª edição do maior evento de Instrumentação, Sistema e Automação ...
Bener participa da MecMinas 2012

O Grupo Bener, do setor de máquinas-ferramentas, marca presença na MecMinas 2012 - Feira da Indústria Mecânica. O evento acontece em Belo Horizonte (MG), entre os dias ...
SP recebe 5º Open Innovation Seminar

O 5º Open Innovation Seminar, maior encontro de inovação aberta do mundo, acontece entre os dias 12 a 14 de novembro no Hotel Transamérica, em São Paulo ...

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google