Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Avaliação de impacto é fundamental quando o assunto é construção

Especialistas de vários países estarão reunidos para analisar as tendências do tema no Brasil e no mundo durante congresso em São Paulo.

Mais notícias relacionadas a feiras & eventos:

Abiquim e Fiesp realizam seminário sobre segurança na indústria
Evento gratuito discute monitoramento e proteção patrimonial de empresas do setor.


Congresso debate novidades para data centers
DCIM é a inovação para apoiar administradores na diminuição de consumo de energia elétrica e ...


SP recebe Feiplastic no mês de maio
Feira Internacional do Plástico mostra-se alinhada à indústria. Setor deve retomar crescimento em 2013 e ...


Avaliação de impacto é fundamental quando o assunto é construçãoO Brasil experimenta uma fase de volumosos investimentos estruturais direcionados a diversos setores da economia. Recentemente, o Governo Federal anunciou projetos de expansão para os modais ferroviário e rodoviário e deve formalizar outros com foco nos portos e aeroportos. Simultaneamente, o setor de energia ganha ênfase, especialmente com o megaprojeto de Belo Monte e do complexo de hidrelétrica pretendido para o rio Tapajós. Projetos assim chamam a atenção para a necessidade de avaliar os impactos causados por obras estruturais e de grande porte.

“Quanto maior a complexidade do projeto, mais criteriosa deve ser a avaliação dos possíveis impactos”, diz o dirigente da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto e professor Doutor em Planejamento e Gestão Ambiental - EACH/USP, Evandro Mateus Moretto.

As exigências emergentes evidenciaram no País a necessidade por uma readequação de práticas e procedimentos, que serão apresentados e discutidos durante o 1º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto, uma iniciativa da recém-criada Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (ABAI), que acontece em São Paulo de 15 a 19 de outubro. O evento trará à capital paulista as tendências em torno das sistemáticas de análise e aprovação de projetos e da inserção do meio ambiente como variável dessa discussão. O encontro acontece no Centro de Convenções Rebouças e contará com a participação de especialistas do universo acadêmico, público e também da iniciativa privada.

“A cultura de planejamento de projetos ainda é a antiga e a dimensão ambiental é convidada a participar apenas quando as decisões estruturantes já foram tomadas. A avaliação de impacto ambiental terá sucesso na medida em que a cultura do planejamento de projetos se aperfeiçoe e insira a dimensão ambiental na concepção da própria função de produção”, acredita Moretto.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Renan Poli, diretor da HPT Soluções Ambientais e Resfriamento de Água e integrante da comissão organizadora do congresso, complementa: “Só teremos condições de aperfeiçoar esta cultura de planejamento na medida em que superemos a interpretação maniqueísta sobre as posturas dos diversos agentes da avaliação de impacto. Essa é uma das premissas do evento e da associação: promover espaços de diálogos e de convergências entre os diversos agentes que compõem esta plataforma multiagente de tomada de decisão”.

O congresso abre com a palestra sobre planejamento territorial, desenvolvimento e impactos ambientais, ministrada por Maria do Rosário Partidário, do Instituto Superior Técnico (Portugal), uma das precursoras da modalidade de avaliação de impacto ambiental estratégica, vinculada à concepção de políticas, planos e programas. Em uma das mesas-redondas programas, o tema desenvolvimento, infraestrutura e meio ambiente será discutido por Evandro Mateus Moretto (da Universidade de São Paulo), por Volney Zanardi Junior (presidente do IBAMA), por Giancarlo Gerli (diretor de Planejamento da ABDIB - Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) e por Rubens Harry Born (da Vitae Civilis).

Setor de construção é tema da primeira edição do congresso da ABAI

Setor de construção é tema da primeira edição do congresso da ABAI

As melhores práticas em avaliação de impacto também serão foco de discussão no encontro coordenado por Marcelo Montaño (da Universidade de São Paulo) e que contará com as intervenções de Cristina West (da Atkins Global Consulting, do Reino Unido), de Daniel Lima Ribeiro (do Ministério Público Estadual do RJ) e de Gisela Forattini (diretoria de Licenciamento Ambiental do IBAMA).

Um painel foi especialmente desenvolvido para analisar os “Princípios do Equador”, critérios que condicionam a avaliação de riscos ambientais para a concessão de crédito, que asseguram que os projetos financiados sejam desenvolvidos de forma socialmente e ambientalmente responsável e para identificar como as instituições financeiras estão se adaptando às exigências das agências internacionais.

Participam Luis Enrique Sánchez (Presidente da International Association for Impact Assessment), Eric Shayer (especialista Ambiental Sênior, da International Finance Corporation, do World Bank Group), Joseph Milewiski (especialista líder em Recursos Naturais, do Banco Interamericano de Desenvolvimento), Valéria R. Gomes de Andrade (analista sênior de Risco Socioambiental do Banco Itaú BBA) e Roberta Simonetti (do Centro de Estudos em Sustentabilidade, da Fundação Getúlio Vargas).

Além disso, foi organizado um encontro para analisar a situação da avaliação de impactos nos países de língua portuguesa, que trará a contribuição de Júlio de Jesus (coordenador da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos) e de representantes do Banco Mundial e de governo africanos. Durante o congresso está também programada a primeira assembleia geral da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto, com eleição da diretoria. Neste caso, todos os inscritos no congresso estão automaticamente associados por um período de uma ano na ABAI e poderão candidatar-se e votar a composição da primeira diretoria.

Programação

Nos dias 15 e 16, a ABAI organiza uma série de cursos técnicos voltados para o público acadêmico e interessados em geral. A programação completa está disponível no site da associação em http://avaliacaodeimpacto.org.br. Já o 1º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto acontece de 17 a 19 de outubro e foi concebido de forma a garantir uma ampla apreciação sobre o atual cenário da avaliação de impactos e as suas tendências. O tema central é o desenvolvimento com responsabilidade, elaborado com o objetivo de oferecer uma compreensão abrangente do que está sendo desenvolvido em termos de sistemáticas da avaliação de impacto. “Nossa intenção é promover a troca de informação sobre este tema que é tão rico e de capital importância para o desenvolvimento do País”, conta Poli.

ABAI

A ABAI tem por missão a excelência nas atividades técnicas, científicas, educacionais, político-institucionais, assistenciais e gerenciais que contribuam para o desenvolvimento do campo da avaliação de impacto no Brasil.

1º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto
Idealização e Organização: ABAI
Patrocínio master: VALE
Data Cursos Técnicos: 15 e 16 de outubro de 2012
Data Congresso: 17 a 19 de outubro de 2012
Horários: 08:30 às 17:30
Local: Centro de Convenções Rebouças, Avenida Rebouças, 600 – São Paulo/SP

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a feiras & eventos:

Hannover Messe será em abril de 2013

A maior feira mundial da indústria, a Hannover Messe, acontece entre os dias 8 e 12 de abril de 2013 em Hannover, na Alemanha. A ênfase da edição ...
Seminário debate otimização na indústria automobilística

A Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) promove mais um Café & Tecnologia. Dessa vez, no dia 5 de dezembro, o tema abordado será Otimização Estrutural ...
Mais de 12 mil pessoas visitaram a Brazil Automation 2012

Sucesso absoluto na Brazil Automation 2012: cerca de 12.400 pessoas estiveram na feira, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de novembro em São Paulo. O bom ...
INTECH Engenharia destaca alta tecnologia no NO-DIG 2012

A INTECH Engenharia, empresa brasileira especializada em Método Não Destrutivo (MND) de Perfuração Horizontal Direcional (HDD), participa do 30th International NO-DIG 2012, um dos mais importantes congressos ...
Brazil Automation 2012: Fluke participa com novos medidores

A Fluke Corporation, líder mundial em ferramentas de teste e medição, marca presença na 16ª edição do maior evento de Instrumentação, Sistema e Automação ...
Bener participa da MecMinas 2012

O Grupo Bener, do setor de máquinas-ferramentas, marca presença na MecMinas 2012 - Feira da Indústria Mecânica. O evento acontece em Belo Horizonte (MG), entre os dias ...
SP recebe 5º Open Innovation Seminar

O 5º Open Innovation Seminar, maior encontro de inovação aberta do mundo, acontece entre os dias 12 a 14 de novembro no Hotel Transamérica, em São Paulo ...

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google