Sumitomo melhor produtividade com práticas sustentáveisO grupo japonês Sumitomo Heavy Industries, que fabrica redutores de velocidade industrial (dispositivo usado em equipamentos como esteiras de transporte de minérios e torres de refrigeração, etc.), já colhe os resultados das práticas sustentáveis adotadas em sua unidade industrial de Itu (SP).

A companhia conseguiu economizar, até setembro deste ano, R$ 72 mil de consumo de energia elétrica. O resultado só foi possível graças à instalação de 100 m2 de telhas translúcidas na fábrica, que permitem aumentar a luminosidade na linha de produção.

“A instalação dessas telhas representa a economia de 209 lâmpadas ligadas. Todos os esforços que a companhia faz para preservar o meio ambiente fazem parte de uma política sustentável que o grupo adota mundialmente”, declara Mateus Botelhos, presidente da Sumitomo no Brasil.

Toda a água utilizada na produção dos redutores e para consumo interno é captada de um poço artesiano. “Utilizamos cerca de 14 mil litros mensais, que são reaproveitados na jardinagem”, exemplifica o executivo.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os resíduos sólidos gerados na unidade também têm destino certo. Parte do material reaproveitado é doado para uma cooperativa de reciclagem de Sorocaba. Os restos de metais são destinados a uma siderúrgica da região. “São cerca de 35 toneladas de resíduos reciclados mensalmente”, quantifica Mateus.

A subsidiária brasileira da Sumitomo, com 110 funcionários, é a oitava base de fabricação de redutores de velocidade fora do Japão. A unidade conta com uma área construída de 20.000 m2 e está instalada em um terreno com área total de 447.000 m2. A companhia já conta com fábricas semelhantes na China, nos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Vietnã.

Em suas operações com redutores de velocidade, a Sumitomo Heavy Industries atingiu vendas líquidas de 74,6 bilhões de ienes (U$ 970 milhões) no Ano Fiscal de 2010, representando 13,6% das vendas líquidas totais do grupo. Mundialmente, a empresa tem cerca de 5.400 funcionários em operações relacionadas a este negócio.

Sobre a Sumitomo Heavy Industries

Fundada em 1888, a Sumitomo Heavy Industries, Ltd. tem longa tradição industrial. As receitas consolidadas no ano fiscal de 2010 atingiram U$ 7.1 bilhões.

Além de redutores de velocidade, a empresa produz uma vasta gama de produtos, inclusive máquinas de moldagem de injeção plástica, equipamento para produção de semicondutores, maquinário de construção, guindastes para serviços pesados, turbinas a vapor para geração de energia, tanques de petróleo e instalações e plantas ambientais.

Com diversas plantas e escritórios fora do Japão, as receitas geradas no exterior representam mais de 50% das vendas líquidas totais. A SHI planeja aumentar este número ainda mais no futuro. O Grupo SHI tem aproximadamente 17.000 funcionários.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente