Nova tecnologia economiza energia no resfriamento de inversores

Nova tecnologia economiza energia no resfriamento de inversoresA Danfoss, líder mundial em desenvolvimento e fabricação de controles eletromecânicos e eletrônicos, soluções de sistemas para indústrias de refrigeração, ar condicionado, aquecimento e acionamento de motores elétricos, desenvolveu uma nova tecnologia chamada back-channel, que permite utilizar o ar externo da sala elétrica/eletrocentro para resfriamento dos drives.

Além disso, é possível fazer com que 85% das perdas térmicas geradas sejam eliminadas da sala elétrica/eletrocentro.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Presente nos inversores e nos filtros ativos acima de 90 Kw da Danfoss, o back-channel é um duto especialmente projetado para permitir a transferência de calor dos componentes do circuito de potência para fora do equipamento, evitando, assim, o indesejado superaquecimento e todos seus efeitos subsequentes como, por exemplo, diminuição do tempo de vida dos componentes eletrônicos, paradas constantes da produção para evitar a queima, entre outros.

“Mesmo utilizando o ar externo da sala-elétrica/eletrocentro, não existe contaminação das partes eletrônicas dos inversores e nem do painel, pois o back-channel foi desenvolvido com a isolação necessária para evitar que o ar que circula no duto vá para os componentes eletrônicos do drive e do painel”, destaca Rodrigo de Cássio Campos, coordenador de vendas em Mineração e Siderurgia da Danfoss.

Campos ressalta ainda que a utilização do back-channel possibilita economia com o custo operacional de energia da sala elétrica/eletrocentro por volta de 10% ao ano do que foi investido nos inversores. “Temos casos mundiais de mineração que, em cinco anos, teve-se um retorno, em economia de energia, de 53% do que se foi gasto com os inversores, só por utilizar a tecnologia back-channel”, finaliza.

Vantagens do uso do back-channel

Economia com a redução de componentes mecânicos, eliminam-se ventiladores.
Eficiência total do sistema de ventilação do Drive.
Diminuição da temperatura do painel.
Diminuição da temperatura da sala, no caso de dutos externos.
Diminuição do estresse eletrônico.
Economia de dinheiro em manutenção e perdas por paradas causadas por desarmes.
Economia no custo operacional da mina/siderúrgica devido ao consumo do ar-condicionado da sala elétrica/eletrocentro.
Sobre a Danfoss

Fundada na Dinamarca em 1933, a Danfoss está entre as líderes mundiais no setor de desenvolvimento e fabricação de controles eletromecânicos e eletrônicos, bem como de soluções de sistemas para indústrias de refrigeração, aquecimento, ar condicionado e acionamento de motores elétricos. Atualmente, a Danfoss emprega mais de 23.000 funcionários em todo o mundo, possui fábricas nos cinco continentes e escritórios de vendas em 110 países, faturando cerca de € 4,2 bilhões ao ano.

Hoje, a Danfoss é especializada na produção de vários itens direcionados às aplicações no mercado industrial, como conversores de frequência, soft starters, instrumentação e controles industriais além de uma completa linha de compressores e controles para o mercado de refrigeração. No Brasil, a empresa iniciou suas operações em 1968, tendo sua sede na cidade de Osasco (SP).

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password