Bonfiglioli investe em novas tecnologias para redutoresO mercado cimenteiro e da construção civil no Brasil tem sido um importante canal de negócios para as empresas que fornecem soluções em máquinas e equipamentos para o setor.

De acordo com dados setoriais, de janeiro a setembro deste ano, as vendas de cimento alcançaram 51 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 7,4%, bem acima das projeções do PIB. Entre os equipamentos utilizados na produção de cimento, destacam-se os redutores planetários elétricos ou hidráulicos. A unidade brasileira de Soluções Industriais da Bonfiglioli tem investido em novas tecnologias para atender projetos de mineração em Minas Gerais e São Paulo.

Os redutores planetários da Série 300 da Bonfiglioli, com capacidade de torque nominal de até 1.100.000 Nm, são altamente eficazes nos processos de mistura. De acordo com a área de Vendas Industriais da companhia, o processo de mistura é o ponto mais crítico, para se obter a homogeneidade no menor tempo possível. O sistema de misturador horizontal de eixo sincronizado de Twin Shaft é o mais vantajoso para esta etapa da produção.

E para garantir esse sincronismo entre os eixos do misturador, a configuração do redutor planetário que é versátil e compacta, permite vários tipos de fixação, eixos de saída e interface com o motor.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Já para as operações em espessadores e clarificadores, que consiste basicamente de um tanque vertical cilíndrico, os redutores são essenciais para regular a velocidade das lâminas raspadoras, durante o escoamento do sólido/cimento decantado.

A Bonfiglioli recomenda os redutores planetários elétrico ou hidráulico, por terem altas reduções e baixo peso, já que todo o conjunto fica apoiado em um suporte central, e ainda por dividir os esforços de sobrecarga em três satélites, proporcionando maior durabilidade dos dentes. Os projetos Vargem Grande (Vale) e Musa (Mineração Usiminas), ambos em Minas Gerais, contam com as soluções de acionamentos industriais da Bonfiglioli.

Sobre o Grupo Bonfiglioli

A Bonfiglioli foi fundada em 1956 por Clementino Bonfiglioli, na Itália, com a missão de projetar e desenvolver soluções inovadoras e confiáveis. Hoje, a empresa está presente em mais de 17 países e suas 10 fábricas empregam uma média de 3.100 funcionários em todo o mundo.

Através de suas unidades de negócios, “Soluções Industriais”, “Soluções Móveis & Energia Eólica” e “Soluções para Sistemas Fotovoltaicos e de Regeneração de Energia”, a Bonfiglioli oferece soluções específicas integrando sistemas mecânicos, hidráulicos e eletrônicos para os sistemas de geração de energia e para aplicações móveis e industriais. A nova identidade visual do grupo reforça o posicionamento da empresa para as energias renováveis, valorizando a marca no novo mercado da “economia verde”.

A unidade brasileira do grupo Bonfiglioli, conquistou a recertificação da ISO 9001:2008, norma que qualifica os produtos e serviços desenvolvidos pela empresa mundialmente. A matriz italiana, as unidades produtivas e várias filiais comerciais da Bonfiglioli também foram recertificadas.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos