Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Política editorial

O portal Manutenção & Suprimentos aceita colaborações não-remuneradas de notícias, artigos, entrevistas, estudos de casos, análises, editoriais opinativas e qualquer outro tipo de texto original escritos por especialistas, professores, estudantes e interessados em geral sobre os temas pertinentes e relevantes ao universo da manutenção industrial e às editorias contidas no site.

Estamos em busca de textos altamente informativos, que incluam dicas, estratégias e técnicas dentro do contexto editorial do site e que sejam de interesse do público leitor do portal Manutenção & Suprimentos. O material deve ser escrito em Português em linguagem clara e de fácil entendimento para o leitor. Textos escritos com cuidado são mais úteis para o leitor e oferecem maior credibilidade ao autor, estimulando a procura de outros artigos na mesma linha editorial.

Com o objetivo de preservar uma boa experiencia aos leitores do portal Manutenção & Suprimentos criamos algumas diretrizes editoriais:

  1. Os textos devem ter, no mínimo, 2.500 caracteres (com espaços). Não há limite máximo para tamanho das submissões e sem uso excessivo de letras maiúscula, gírias ou estrangeirismos em excesso.
  2. Todos os textos passarão por revisão da equipe do portal Manutenção & Suprimentos. Os revisores se reservam em ultimo caso o direito de editar título e conteúdo da colaboração, sem alterar o sentido do texto original e apenas após entrar em contato com o autor original.
  3. Se julgar necessário, a equipe do portal Manutenção & Suprimentos pode retirar o artigo do ar em qualquer momento por qualquer motivo, sem avisar os autores. No entanto, se não houver problemas conflitantes com essa política editorial, o conteúdo ficará publicado por tempo indeterminado no portal.
  4. Os textos enviados para o portal Manutenção & Suprimentos devem ser originais, ou seja, não podem ter sido publicados em outros sites anteriormente ou simultaneamente, copiados de outras fontes online ou comprados de pacotes de artigos. Ao nos enviar um artigo ou outro tipo de artigo, você declara que é original e de sua propriedade.
  5. Caso a equipe do portal Manutenção & Suprimentos note que o texto foi publicado em outros sites, poderá recusar o mesmo ou publicar material como “não indexável” para os mecanismos de busca.
  6. Caso você não seja o autor, mas trabalhe para ele, o conteúdo deve ser assinado como se fosse do autor original, e nunca como uma empresa, site ou instituição.
  7. Aceitamos textos cujo original foi escrito em outras línguas desde que sejam enviados em língua portuguesa e com autorização do autor. Traduções feitas com o uso de softwares de trudução não serão aceitos.
  8. O portal Manutenção & Suprimentos se reserva o direito de recusar textos que não estejam alinhados com sua política editorial em especial quanto a qualidade das informações ou que violem algumas das regras da presente politica editorial.
  9. O conteúdo enviado para publicação não pode configurar propaganda ou campanha publicitária.
  10. São proibidos textos difamatórios sobre terceiros (empresas, produtos e serviços), textos contendo referências a atividades ilegais, insultos, palavrões, pornografia, preconceituoso ou qualquer tipo de propaganda política e ainda material sob qualquer forma que viole as leis do Brasil.
  11. Ao escrever seu texto, tome cuidado com pontuação, gramática, coesão e concordância. Se possível, peça para outra pessoa revisar o artigo antes de enviá-lo definitivamente para o portal Manutenção & Suprimentos.
  12. Caso o texto enviado como colaboração tenha foco em Search Engine Optimization (SEO), a equipe do portal Manutenção & Suprimentos tem o direito de colocar nofollow nos links, caso eles não estejam em conformidade com a presente política editorial do site ou se as páginas de destino não sejam consideradas de qualidade de acordo com os critérios da equipe do portal Manutenção & Suprimentos.
  13. Autores podem enviar, junto com o texto, fotos, gráficos, tabelas e infográficos para serem publicados na mesma matéria ou artigo.
  14. Assessorias de imprensa podem enviar releases ou comunicados de imprensa de seus clientes para serem publicados no site, porém existe um canal apropriado para isso, que é diferente da colaboração de artigos. Saiba mais como enviar um release.
  15. Os artigos enviados precisam se enquadrar em uma das categorias do site. Exemplo: Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Máquinas e Equipamentos, etc. A equipe do portal Manutenção & Suprimentos pode reclassificar o texto conforme as editorias do portal.
  16. A periodicidade dos artigos enviados é definida pelo próprio autor. Não há qualquer compromisso de envio periódico de textos.
  17. Os artigos opinativos e de caráter editorial enviados pelos autores não representam as opiniões do portal Manutenção & Suprimentos, nem de sua equipe.
  18. Não costumamos remover conteúdo. No entanto, em casos extremos, o autor pode pedir a exclusão do material e apresentar uma justificativa plausível.
  19. Se o artigo requer a menção de fontes oficiais, referências bibliográficas, etc, essa informação deve ser claramente especificada no envio do texto para o site.
  20. O portal Manutenção & Suprimentos não se responsabiliza pelo material redigido por seus colaboradores, apenas publica esse conteúdo.

Se você deseja entrar em contato conosco, dar alguma sugestão, fazer alguma crítica ou tirar alguma dúvida, por favor visite nossa página de contato ou dúvidas.

Dicas para escrever um bom artigo
Nossa redação criou algumas dicas importantes e, mesmo que você tenha experiencia em escrever, é interessante ler com atenção. Essas dicas não fazem parte da nossas políticas editorias, apenas tem como objetivo passar um pouco do nosso conhecimento e lhe ajudar. Clique aqui para ler.

[ fechar ]

  1. O conteúdo
    • Escolha um tema específico para seu artigo, que você domine e esteja seguro de que pode escrever com propriedade sobre ele. É melhor focar em um assunto em particular do que tentar fazer um texto enorme sobre muitas coisas ao mesmo tempo. Pode ser um caso de sucesso, uma oportunidade de mercado, novas estratégias dentro de um cenário já conhecido, inovações que estão surgindo no mundo e que merecem ser divulgadas;
    • Para ter boas ideias de artigos, pesquise sites e livros da área em que deseja escrever. Mas, cuidado! Inspiração e cópia são coisas diferentes;
    • Analise se a sua ideia de conteúdo realmente se enquadra na proposta do portal Manutenção & Suprimentos e de uma de suas editorias;
    • Se achar mais fácil, faça uma lista de pontos que deseja abordar no artigo para se guiar conforme escreve;
    • A qualidade do autor empresta credibilidade ao artigo, e vice-versa. Material escrito com atenção, sem erros de gramática e com informações relevantes, pode melhorar a experiência do leitor e, consequentemente, transmitir confiança no autor e no portal em que está publicado.
    • Conteúdo tem que ser original – sempre! Esse é um dos atrativos principais de um texto, que dão ao usuário a sensação de aprendizado ao ler o material.
  2. Começando um artigo
    • Organize suas ideias em uma estrutura simples, fácil de ler e com linguagem amigável a todos os tipos de público
    • Um texto pode ser iniciado por uma introdução com uma definição, uma pergunta ou uma citação. Essa é uma boa forma de estimular o leitor a continuar lendo.
    • Apresente a ideia central do texto logo no início – de preferência, no primeiro parágrafo. Em jornalismo, costuma-se dizer que o lead (ou lide, parte principal da matéria) deve conter as informações “o que?”, “quem”, “quando?”, “onde?”, “como?” e “por que?”.
    • O título é uma das partes mais importantes do texto. O artigo deve ter um título que resuma bem sua ideia principal e ajude o leitor a encontrar respostas para suas dúvidas
  3. A técnica de redação
    • Escreva de forma natural e de fácil compreensão.
    • Coloque espaço depois de pontos (final de frase), vírgulas, dois pontos e ponto e vírgula.
    • Se citar alguma frase de outra pessoa, coloque entre aspas.
    • Use o corretor gramatical para garantir que o menor número possível de erros transpareça em seu texto.
  4. Estilo de redação
    • Tamanhos de parágrafos variam, mas o ideal para não cansar a leitura são parágrafos de cerca de 5 a 7 linhas cada um. É importante conectar um parágrafo ao outro de forma coesa. Por isso, vale a pena reler e analisar a forma como eles estão configurados.
    • É interessante mesclar informações inovadoras, tendências e novidades em seu texto. Faz com que ele fique sempre interessante.
    • Textos em tópicos também são atrativos para o leitor. É uma alternativa de estilo para seu conteúdo.
    • Exemplifique sua teoria ou seu conceito com situações da vida real e experiências pessoais, se possível. É mais fácil para os leitores entenderem e aproveitarem o conhecimento transmitido no artigo.
    • Se seu artigo tem números, titulações, citações, nomes oficiais, valores financeiros, etc, seja cuidadoso. Vale checar sempre essas informações, para transmitir confiança ao leitor.
    • Referências a fontes – sites, outros artigos, jornais, livros ou pessoas – são sempre bem-vindas. Porém, não deixe de dar o devido crédito a esses veículos em seu conteúdo.
    • Os leitores não sabem tudo. Pode acontecer de alguém visitar o seu artigo por acaso, sem estar procurando. Então, é importante manter uma linguagem simples, explicar conceitos básicos.
    • Use a criatividade para atrair seu leitor.
    • Evite jargões, clichês e palavras difíceis e grandes.
  5. Finalizando um artigo
    • Não esqueça de terminar seu artigo com uma conclusão que seja coerente com seu título e o resto do texto. O leitor está à espera de um desfecho.
    • Se está com dificuldades para terminar um texto, pare um pouco, faça outra coisa e volte a ele em algumas horas ou até no dia seguinte. Boas ideias e soluções para o impasse podem surgir nesse intervalo.
    • Releia o artigo antes de enviá-lo para o site. Se possível, peça para uma outra pessoa revisar: ela poderá apontar dúvidas, falhas e formas para melhorá-lo.

Soluções de publicidade


Cadastre-se e receba notícias personalizadas



Google